Estação do Som

Limitar pesquisa em: Estação do Som

Sobre a Estação

Localizada na Praça Totó Sampaio, a antiga estação ferroviária da Fepasa foi responsável por grande progresso para o município e para a região, especialmente após a mudança de traçado para bitola larga em 1941, transformando Jaú em importante entroncamento ferroviário. Durante muitos anos, as ferrovias transportaram até o porto de Santos a produção local de café destinada à exportação, importante base econômica do município no século XX.

O importante patrimônio estaria entregue ao abandono e descaso, caso não existissem os ideais de várias pessoas, que desejavam sua merecida conservação e transformação num espaço cultural.

Atualmente, os trens que trafegam em nossa região transportam exclusivamente cargas não disponibilizando do embarque e desembarque de passageiros  na plataforma da Estação Ferroviária de Jahu, porem o fluxo de moradores e turistas  que visitam o prédio é diário e constante.

Hoje, sede da Secretaria de Igualdade Racial, a Estação do Som e das Letras também está aberta à realização de diversos eventos culturais organizados pela Secretaria de Cultura e Turismo e outros,  em parceria com a população, artistas e fazedores de cultura.

Belíssimo cenário fotográfico que resgata memórias afetivas, palco de inúmeras atividades, patrimônio arquitetônico símbolo do desenvolvimento de nossa cidade e da nossa história.

Contato

Endereço: Praça Totó Sampaio, s/n – Vila Brasil

Telefone: (14) 3626-5884

Esta é a barra de acessibilidade para navegação no portal.
Além de todo o cuidado na construção de nossos conteúdos, você também pode expandir ainda mais a acessibilidade usando um dos recursos abaixo: