Pontos Turísticos

Limitar pesquisa em: Pontos Turísticos

Turismo Histórico Cultural

Através das construções pode-se ver a memória, a importância e a história do município. Apresenta mais de 350 prédios históricos edificados durante os áureos anos do café. Essas belas edificações centenárias encontram-se distribuídas principalmente pelo centro da cidade. A que mais impressiona é a Catedral de Nossa Senhora do Patrocínio, sendo a quarta edificação da igreja, o atual prédio, vazado no estilo neogótico alemão e inaugurado em 1901 possui grandes dimensões e uma beleza inigualável. O templo é decorado internamente por diversas pinturas e possui vitrais e um órgão importados da Alemanha, telhas importadas da França, piso hidráulico, um carrilhão de belos cinco sinos, além de inúmeras obras de arte em madeira e mármore.

 

Santuário Frei Galvão e Caminho Peregrino Via Lucis

Como parte do turismo religioso na região, o visitante pode fazer o passeio de Frei Galvão para visitar o local em que o Santo fez o milagre da bilocação. Santo Antônio de Sant'Ana Galvão é o primeiro santo brasileiro e já esteve em Jaú, à margens do Rio Tietê, onde realizou o milagre da bilocação, ou seja, estar  em dois locais ao mesmo tempo. Em todo mês de maio, é realizada a missa campal no condomínio Frei Galvão em comemoração ao aniversário do Santo Frei e  em comemoração à sua canonização. Peregrinos de todas as partes rezam e caminham  até o local para fazer seus pedidos e  receber as milagrosas  pílulas de Frei Galvão. O Santuário é muito visitado, ainda, por turistas que  chegam ao porto fluvial de Frei Galvão por embarcações vindas especialmente de Barra Bonita,  participam das celebrações ou apenas fazem a visitação à Capela, Santuário.


CAMINHO PEREGRINO VIA LUCIS - O roteiro turístico religioso possui  a extensão de aproximadamente 110 km, e tem como marco inicial, ponto de partida para a caminhada, o Cruzeiro instalado no Distrito de Potunduva,  às Margens do Rio Tietê, local onde aconteceu o milagre da bilocação do Frei Galvão. O caminho passa por propriedades rurais pertencentes aos Municípios de Jahu,  Mineiros do Tiete, Dois Córregos, Brotas e Torrinha até chegar ao Mosteiro do Paraiso, onde os peregrinos são recebidos com missa em ação de graças e bênçãos. O caminho de peregrinação foi instituído por iniciativa da Associação de Peregrinos Via Lucis, liderada pelo Padre Nilton Antonio Marques, do Mosteiro Paraiso.
Mais do que um simples caminho de peregrinação, a Via Lucis é um itinerário de fé, contemplação e conexão com a natureza. Além de proporcionar uma experiência espiritual profunda. Normalmente, a jornada é concluída em quatro dias de caminhada, percorrendo entre 25 e 35 quilômetros diários. Cada trecho possui desafios e características ambientais distintas, influenciadas pelo relevo, vegetação e condições climáticas. O atrativo tem se consolidado como um dos mais importantes roteiros de turismo religioso da região, trazendo benefícios espirituais e econômicos aos municípios envolvidos.

 

Polo Comercial e Calçadista

Considerada a Capital do Calçado Feminino, nossa cidade conta com um centro de compras composto de aproximadamente 200 lojas de fábricas instaladas no shopping temático denominado Território do Calçado. Ainda possui lojas de roupas, bolsas e acessórios, com estacionamento e praça de alimentação. É considerado o maior shopping de calçados femininos da América Latina, atraindo turistas, empreendedores do ramo, consumidores em geral.

Polo Gastronômico de Pouso Alegre de Baixo

Jahu conta com uma diversa gama de estabelecimentos comerciais voltados para a alimentação. Com restaurantes, pizzarias, churrascarias, comida japonesa, italiana, árabe, mexicana, fast-foods, petiscarias etc. Detém uma peculiaridade, um Polo Gastronômico de cozinha tradicionalmente caipira. São vários restaurantes  que compõem o polo de culinária caipira.

O precursor foi José Manzatto, conhecido em toda a região como Polaco. Ele começou a compor seu cardápio com leitoa, frango à passarinho, arroz com bacon, feijão e salada, fazendo a alegria dos de todos que buscam por fatura e qualidade. Os demais estabelecimentos vieram depois, porém, mantendo o cardápio do restaurante original. Especialmente aos finais de semana, as filas de espera  nos restaurantes são infinitas, o que garante a repercussão e a qualidade e diferencial oferecidos.

Estádio de Futebol Zezinho Magalhães

Reunidos no bar São Pedro, alguns esportistas, entre os quais José Piragine Sobrinho e Herminio Cappabianca, decidiram fundar um quadro de futebol, formado com jogadores locais.

Aquela época, estava em evidência o Esporte Clube Sírio, que mediante proposta de Cappabianca, foi então denominado Esporte Clube XV de Novembro de Jaú. O Esporte Clube XV de Novembro de Jaú foi fundado no dia 15 de novembro de 1924, como homenagem à Proclamação da República.

As cores que o clube ostenta, verde e amarela, também fazem alusão às cores da Bandeira Brasileira. Em 1931, o clube recebeu o apelido de “Galo da Comarca” e o animal continua como mascote. Inicialmente, XV de Jaú passou duas décadas disputando torneios amadores pelo interior do Estado e apenas em 1948 resolveu se profissionalizar, quando participou de sua primeira competição profissional: o Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Disputou a competição até 1951, quando foi campeão ao derrotar na final o Jabaquara, obtendo o acesso à Primeira Divisão. A 8 de março de 1953, o XV de Novembro fez um jogo amistoso em Jaú contra o Flamengo, que terminou empatado em 2 a 2.

Posteriormente o XV de Novembro retribuiu a visita do Flamengo, fazendo amistoso no Maracanã a 10 de setembro de 1953, resultando num empate de 4 a 4. O clube conseguiu manter-se na elite do futebol estadual por oito anos, mas em 1959 acabou rebaixado à Segunda Divisão.

O XV de Jaú participou de nove edições da Segundona e, em 1968, resolveu fazer uma pausa no futebol profissional, retornando apenas em 1975, no Campeonato Paulista da Primeira Divisão, equivalente à atual Série A2.

Durante o tempo em que ficou inativo, o clube aproveitou para inaugurar seu estádio, o Zezinho Magalhães, que tem capacidade para 13 mil pessoas. Em jogo contra o Juventus, no dia 15 de agosto de 1973, o XV de Jaú não estreou com vitória em seus domínios e foi derrotado por 2 a 1.

O gol do time da casa foi de Dejair Godoy, o primeiro da história do estádio. Em 1976, o XV de Jaú chegou a mais uma conquista: foi campeão paulista da Primeira Divisão, conseguindo acesso à Série Especial (equivalente à atual Série A1).

RPPN - Amadeu Botelho - Turismo Ecológico

A Reserva  Ecológica Amadeu Botelho tem uma área de 143 hectares e situa-se à 2 Km da cidade de Jaú. A mata conta com árvores seculares, cachoeira, macacos, esquilos, veados, lagartos e uma variedade enorme de pássaros, insetos e plantas. Foi transformada em RPPN no ano 2000, o que garante sua preservação perpétua.

A Reserva é uma floresta classificada como estacional semidecidual (mata atlântica de interior) com grande biodiversidade. Conta com mais de 169 espécies de árvores estudadas, 24 mamíferos conhecidos e 174 espécies de pássaros registrados, além de insetos, répteis e outros representantes da nossa rica fauna e flora.

Fazenda Mandaguahy

A sesquicentenária Fazenda Mandaguahy está localizada na rodovia Jaú/Araraquara no km 145, a apenas 3 km da cidade.

A Mandaguahy é um belíssimo exemplar de fazenda cafeeira aberta no século XIX com córrego preservado para pesca amadora, açude, bosque repleto de nascentes de água e com uma charmosa trilha, pomar diversificado com árvores centenárias, tulha de café, terreiro, senzala e casa grande preservados. A fazenda oferece programas de turismo pedagógico, visitas culturais e a locação de casas antigas adaptadas para oferecerem conforto sem perder a simplicidade das moradias do século XIX com cozinhas equipadas com utensílios, pratos e copos. Os quartos são decorados com móveis de época e a propriedade possui um riquíssimo acervo histórico e cultural que remete à história real do Município.  A visita é um retorno ao tempo que preenche a alma com memórias afetivas.

Festival de Inverno

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove anualmente o Festival de Inverno, neste ano de 2025 em sua 32ª edição,  mantendo a tradição e a diversidade de atrações durante todo o mês de julho. As atrações são gratuitas e buscam atender a todo tipo de público e gostos artísticos. A programação é bastante abrangente e compreende eventos como exposições, shows, feiras, audições, peças teatrais, cultura hip hop, atrações infantis,  dança, apresentação circênica, dentre outras atividades que são realizadas com a atenção a atender todas as idades e públicos. Os eventos são realizados nos diversos equipamentos públicos, como parques, praças, cinema, anfiteatro, estação ferroviária, galeria de artes, tudo conforme a proposta artística a ser ofertada.

 

Festividades Natalinas

As festividades natalinas representam um momento de união, esperança e renovação para toda a comunidade. Para o nosso município, essa época do ano é fundamental para fortalecer os laços sociais, valorizar nossas tradições culturais e impulsionar a economia local. Celebrar o Natal de forma vibrante e inclusiva traz benefícios emocionais, sociais e econômicos, promovendo um sentimento de pertencimento e alegria entre os moradores e visitantes.

Para tornar esse período ainda mais especial, propomos uma programação diversificada que abranja todo o mês de dezembro, garantindo entretenimento para todas as idades e interesses.

A decoração na Praça central da cidade impulsiona a população a sair de casa e tornas as noites ainda mais calorosas.  Luzes, enfeites e elementos tradicionais, iluminação especial e a magia do Natal cria um clima mágico e acolhedor além de incentivar ao comércio local com as lojas abertas em horários estendidos para as compras de final de ano. A chegado do Papai Noel é o auge das comemorações, com a tradicional descida por tirolesa, trazendo ainda mais magia e encantamento a toda população e visitantes, especialmente às crianças criando memórias inesquecíveis.

Esta é a barra de acessibilidade para navegação no portal.
Além de todo o cuidado na construção de nossos conteúdos, você também pode expandir ainda mais a acessibilidade usando um dos recursos abaixo: