8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura recebe inscrições do Programa Sesi-SP Atleta do Futuro nos locais de treinamento

Convênio assinado entre Prefeitura de Jahu e SESI beneficia quatro modalidades e cria potencial de 400 novas vagas para crianças de 6  a 17 anos

 

A Prefeitura de Jahu, em parceria com Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, recebe as inscrições de alunos para o Programa SESI-SP Atleta do Futuro. O convênio foi assinado pelo prefeito Rafael Agostini no sábado (8/6), no ginásio de esportes do Centro de Atividades do Sesi. Quatro modalidades são atendidas nessa parceria com o Sesi, com potencial de beneficiar até 400 crianças.

De imediato as inscrições são aceitas nos locais de treinamento das escolinhas de iniciação esportiva da Prefeitura, para crianças de 6 a 17 anos de idade. Estão disponíveis aulas de futsal (Ginásio da Vila Netinho e quadra da escola no Jardim Maria Luiza 4), judô (Vila Netinho e dependências da piscina municipal) e capoeira (quadra do Jardim América e Casa da Criança).

A modalidade natação só vai receber novos inscritos após a temporada do frio – as aulas são na piscina do SESI, que mantém como norma suspender o treinamento nesse período do inverno. O diretor de escolinhas da Secretaria de Esportes de Jaú, Wilson Fernando Rizatto, o Chiva, informa que as aulas de natação ficam interrompidas até agosto ou setembro.

No lançamento do convênio de cooperação técnica entre SESI e Prefeitura de Jahu para atendimento a crianças e adolescentes estiveram presentes o prefeito Rafael Agostini, o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Hamilton Chaves, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luiz Alcalde, o diretor do Sesi em Jaú, Antonio Celso Aleixo, e Geraldo Zago, sócio-proprietário da Transformadores Zago, empresa madrinha do programa. Além de professores e coordenadores do Sesi e da Secretaria de Esportes de Jaú, alunos do programa e familiares das crianças atendidas.

 Diversificação - O prefeito Rafael Agostini destacou a transformação que está ocorrendo no esporte em Jaú, incentivando a diversificação esportiva e o investimento em escolinhas. Além do Atleta do Futuro, a Prefeitura de Jahu é parceira do projeto Cidadão Olímpico, que tem patrocínio da Caixa para financiar a escola de atletismo no campo municipal e no Distrito de Potunduva. Falou também do Viva Vôlei, supervisionado em Jaú pelo medalhista olímpico Maurício Lima. Comentou sobre o campeonato municipal de basquete e o circuito de corridas de rua de Jaú.

“Estamos ampliando o número de vagas do Atleta do Futuro, são mais de 400 vagas para iniciação esportiva em diversas modalidades”, comentou, citando o apoio municipal com recursos humanos e locais de treinamento. “Estamos aumentando e diversificando as modalidades disponíveis nas escolinhas”, disse o prefeito, fazendo menção ao time de futsal campeão de duas competições regionais da TV Tem. “Hoje nós temos base de formação graças ao Sesi, graças ao programa Sesi-SP Atleta do Futuro, graças ao  projeto Cidadão Olímpico, graças ao Projeto Viva Vôlei e graças a parceiros da iniciativa privada”,

O secretário Hamilton Chaves cumprimentou o prefeito pelo apoio ao projeto e ao Sesi pela parceria que vai beneficiar centenas de crianças. O diretor do Sesi, Antonio Celso Aleixo, tranqüilizou aos pais, garantindo que a metodologia do Sesi garante “orientação, disciplina e controle de todas as modalidades realizadas no Sesi e nos locais que a Prefeitura definir para as aulas”.

Aleixo falou da satisfação em realizar um evento como o de sábado, enalteceu o trabalho da equipe de esportes do Sesi e da Prefeitura e lembrou que o Programa Sesi-SP Atleta do Futuro “é de extremo alcance social”, tanto em Jaú como nas 13 cidades da jurisdição do Sesi.

 O que é - O Programa SESI-SP Atleta do Futuro é uma iniciativa do SESI feita em parcerias com prefeituras e empresas. Em Jaú, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, vai ceder técnicos esportivos para o ensino das modalidades e as instalações esportivas para desenvolvimento das modalidades. A Prefeitura nomeou um “gestor local” para ser o representante do poder público nas tratativas com o Sesi que será o diretor Márcio Martins.

Capacitação - A orientadora de esportes e lazer do Sesi em Jaú, Denise Rosa, explica que as contrapartidas do SESI nessa parceria são: uniformes para aulas para todos os alunos devidamente cadastrados (um calção e duas camisetas), um kit de material esportivo para desenvolvimento das modalidades enquadradas no programa, transporte para eventos esportivos amistosos e alimentação em eventos (kit lanche composto por misto frio, frutas e suco).

Além disso, cabe ao Sesi fazer a capacitação anual dos professores que desenvolvem a atividades do programa. “Eles vão trabalhar de acordo com a metodologia”, informa, referindo-se ao método de ensino desenvolvido pelo Sesi após estudos e pesquisas. “A Prefeitura cede recursos humanos que vão desenvolver as atividades e o SESI os capacita dentro da metodologia do programa”, diz Denise.

Massificação -  O programa é permanente e atende crianças durante dez meses do ano (fevereiro a novembro). “O objetivo não é formar atletas de alto rendimento, é fazer a massificação da prática esportiva. É o início”, comenta Denise Rosa. Caso professores do programa detectem algum atleta com habilidades acima da média, este pode ser encaminhado para teste nas equipes de rendimento do próprio SESI.

O programa é destinado a crianças de 6 a 17 anos de idade, divididos em categorias – até os 10 anos participam de atividades multiesportiva e pré-desportivas, focando as habilidades motoras, jogos e brincadeiras. A partir dos 11 anos tem início a fase de Esportes, com a priorização de modalidades e conhecimentos de regras, esquemas técnicos e táticos do jogo.

No Sesi, o programa atende hoje 200 alunos nas modalidades basquete e natação. Com a parceria da Prefeitura e as novas modalidades o potencial de vagas a serem abertas chega a 400, ou seja, 100 em cada modalidade (cada professor pode ter até cinco turmas de 20 alunos). A orientadora do Sesi diz que outras modalidades poderão ser incorporadas mediante projeto de viabilidade.

– Para fechar convênio com as prefeituras, é necessário que haja uma empresa parceira que tem a responsabilidade social de apoiar a prática esportiva e acompanhar os resultados do que tem sido realizado no programa. No convênio com a Prefeitura de Jahu a empresa Transformadores Zago entra como “madrinha” do programa e tem a tarefa de divulgar o programa de incentivo ao esporte entre funcionários e familiares – o único ‘custo’ da empresa é para estampar a logomarca nas peças de uniformes dos alunos.

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas