Proteção Social Básica
Sobre a Proteção Social Básica
Coordenadora: Riliane Pereira de Medeiro Basso
Os serviços de proteção social básica têm como objetivo apoiar as famílias e os indivíduos na ampliação de sua proteção social, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Os serviços atendem o conjunto da população em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Os serviços da proteção social básica são estes:
• Serviço de Proteção e Atenção Integral às Famílias (PAIF);
• Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); e
• Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas Idosas e com Deficiência.
Todos eles são oferecidos no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e, no caso do SCFV, também nos Centros de Convivência, que podem ser governamentais ou não-governamentais.
No CRAS, além de acessarem os serviços e programas da proteção social básica do SUAS, os(as) cidadãos(ãs) recebem orientações sobre o acesso aos benefícios assistenciais, ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e são encaminhados a outras políticas públicas, conforme as necessidades que apresentam.
Para conhecer como funcionam os serviços, programas e benefícios assistenciais, basta ir ao CRAS e se informar com a equipe técnica.
Documentos necessários para atendimento: RG/CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (mesmo sem registro), comprovante de renda, comprovante de residência, cartão bolsa família (n° do NIS), comprovante de residência. NECESSÁRIA DOCUMENTAÇÃO DE TODOS QUE RESIDEM NA CASA.