8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu estuda retomada gradual de alguns setores

Em coletiva de imprensa na tarde da última quinta-feira (18/06), o prefeito Rafael Agostini, juntamente com o comitê gestor de crise contra o coronavírus, informou que está em estudo a reabertura gradual de alguns setores, como salões de estética, salões de beleza, barbearias, bares e restaurantes baseada em dados epidemiológicos e em protocolos sanitários.

“Desde o início da pandemia, Jahu foi umas das primeiras cidades a decretar o distanciamento e a redução da mobilidade de pessoas, o que foi definido junto com a equipe técnica da Secretaria de Saúde. Um posicionamento bastante duro, mas necessário, com o objetivo de diminuir a velocidade de propagação de contágio do vírus e também para não ocorrer uma tragédia em nossa cidade. Todas as medidas tomadas até o presente momento foram acertadas, com sensibilidade, compromisso e responsabilidade. Não deixamos de atender nenhum paciente de nosso Município e também conseguimos ampliar o número de leitos na Santa Casa com recursos próprios. Se não tivéssemos tomado todas essas providências, hoje a situação poderia estar pior. Quando ocorreu a reabertura do comércio há três semanas, com restrições, a Secretaria de Saúde estava preocupada em relação ao impacto epidemiológico, pois o Governo do Estado, nesse período, classificou a região de Bauru na fase 3, mas batemos o pé, não seguimos as orientações do Estado e aguardamos a verificação dos nossos dados epidemiológicos para verificarmos se haveria sobrecarga do sistema de saúde e aumento no número de casos. Graças ao trabalho feito por todos não verificamos explosão no número de casos”, informou o prefeito Rafael Agostini.

Ainda conforme o prefeito, os dados das últimas três semanas não demonstraram uma explosão de casos. “Após consultar nossa equipe técnica, vamos aguardar o fechamento da semana epidemiológica, que ocorre aos sábados, para darmos mais um passo no plano de retomada da economia jauense, com a reabertura de salões de estética, salões de beleza, barbearias, bares, restaurantes e academias com protocolos sanitários. Iremos publicar na próxima semana decreto para flexibilizar esses setores baseado nos números que temos em mãos, e também devido a quantidade de leitos disponíveis na cidade para tratamento da COVID-19, que, atualmente, são 33. Estamos com um sistema de saúde robustecido, com um índice de ocupação de UTI sob controle, e a evolução dos números nos mostra que os casos não explodiram. Vamos agir de acordo com os dados técnicos locais”.

Em relação aos testes rápidos, o prefeito esclareceu que a Prefeitura adquiriu recentemente esse material, e está testando os casos suspeitos da doença. “Os testes enviados pelo Ministério da Saúde estavam restritos a profissionais da área da saúde e de segurança pública, grupos mais expostos à transmissão do coronavírus (COVID-19). Mesmo com o aumento da testagem, verificamos que, após a reabertura do comércio, o número de casos não expandiu. Vamos aguardar os números dessa semana. Não esperamos mudanças significativas nesse panorama. Mas reforço: a vida não voltou ao normal. Vamos dar mais um passo, vamos autorizar mais alguns setores a funcionar e a economia girar, mas as pessoas precisam ter comedimento , bom senso e moderação. O mundo não vai acabar no dia em que os setores reabrirem. Se o número de casos aumentar, teremos que retroceder. Peço a colaboração de todos para que isso não ocorra. Não podemos reabrir tudo de uma vez. Queremos salvar nossa economia e o pequeno empreendedor, mas com cautela”.

Além dessas informações, a Prefeitura está monitorando os focos dos casos. “Nossa proposta é reabrir alguns setores, mas vamos restringir as medidas nos supermercados, pois as famílias estão indo passear no mercado. O correto é somente uma pessoa da família ir a esses locais. A população tem que ajudar. Todas as medidas anunciadas serão com restrições, e a Prefeitura irá fiscalizar intensamente todos os setores para cumprimento dos protocolos”, ressaltou o prefeito.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR