Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu e empresa Águas de Jahu inauguram Estação de Tratamento de Esgoto de Pouso Alegre

A Prefeitura de Jahu, juntamente com a empresa Águas de Jahu, inaugurou na tarde dessa terça-feira (17/12), à margem do ribeirão Pouso Alegre, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pouso Alegre e as obras de implantação de coletor-tronco de esgoto à margem do ribeirão.

A estação consiste em um sistema compacto de tanques fechados, com equipamentos produzidos em fiberglass de alta resistência mecânica. O sistema de tratamento possui tecnologia de tratamento combinada, constituindo-se de unidade preliminar para remoção de sólidos grosseiros e areia, estação elevatória de esgoto inicial, tratamento secundário (composto por unidades biológicas anaeróbias). Em seguida, o resíduo passa por um sistema aeróbio com sopradores (lodos ativados), filtro de gases, tanque de desinfecção, unidade de medição de vazão e lançamento final em corpo receptor.

As obras do coletor-tronco foram realizadas nas margens do ribeirão Pouso Alegre, com implantação de cerca de 1.500 metros de rede coletora e construção de uma estação elevatória, que transportará o esgoto para a ETE, onde será feito o tratamento, despoluindo, assim, o ribeirão.

“Existem determinadas obras que fazemos que acabam não aparecendo, mas trazem um incomensurável legado para a história do Município. Legado este que traz consequências que serão perceptíveis quando as pessoas menos imaginarem. Em um ranking divulgado pela Revista Exame há dois meses atrás, Jahu apareceu entre as 75 melhores cidades do País para se investir. Alguns critérios foram considerados, sendo que dois deles foram a melhoria significativa no quesito saneamento e a universalização do abastecimento de água. As melhorias aqui no Pouso Alegre serão responsáveis pela despoluição total da bacia hidrográfica, e levarão Jahu ao índice de 99,8% de coleta, afastamento e tratamento de esgoto, número que pouquíssimos municípios brasileiros possuem. O total investido nas obras de Pouso Alegre foi de R$ 2,1 milhões, sendo R$ 1,3 milhão na ETE e R$ 770 mil no coletor, emissário, recalque e estação elevatória. É um marco para o bairro”, reforça o prefeito Rafael Agostini.

100% de esgoto tratado

No final de agosto, foi inaugurada a ETE Potunduva, despoluindo totalmente a bacia hidrográfica do Distrito, e elevando para 98,8% o índice de coleta, afastamento e tratamento de esgoto do Município.

Atualmente, metade da população brasileira ainda não tem acesso aos serviços de coleta de esgoto. Conforme estudos existentes, o saneamento contribui com diversas áreas, como meio ambiente, saúde (no sentido preventivo de doenças de veiculação hídrica), redução da desigualdade social, eficiência do gasto público, aumento do emprego e do investimento.