8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Com apoio da Prefeitura, Feicomex será realizada de 27 a 31 de outubro

Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho ressalta evento que pode alavancar negócios dos pequenos produtores e agricultura familiar; feira será no Recinto Sebastião Camargo


 

A Prefeitura de Jahu, representada pelo secretário de Desenvolvimento e Trabalho e secretário interino de Agricultura, Jorge Luiz Alcalde, participou nesta quarta-feira (1/07) da apresentação da Feicomex a produtores que participaram do encontro na CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada). A Feira de Inovação e Negócios da Agricultura Familiar Organizada para os mercados interno e externo foi confirmada pela organização para o mês de outubro.

 

Estamos com a data definida para a realização da feira em nossa cidade. Será de 27 a 31 de outubro no Recinto de Exposição Sebastião Camargo. É uma feira que vem ao encontro com os planos que já tínhamos na Secretaria de Desenvolvimento de dar condições ao pequeno produtor familiar para sobreviver da terra”, diz Jorge Alcalde.

 

O secretário lembrou que a Prefeitura se engajou no projeto da Feicomex e conseguiu viabilizar a vinda da feira para Jaú, conforme anunciado em outubro de 2014. Segundo ele, a previsão inicial era de o evento ocorrer em abril de 2015, mas devido a mudanças da secretaria estadual de Agricultura a Feicomex precisou ser adiada.

 

Sobre a Feicomex na cidade, Jorge Alcalde falou sobre os benefícios que um evento como esse poderão trazer ao Município. “Vai ser muito bom para Jaú sediar essa feira de âmbito estadual. Vai projetar o nome de nossa cidade e trazer benefícios não só para a agricultura familiar, mas também para o setor econômico, vamos movimentar hotéis e restaurantes, teremos uma sinergia de diversos setores que vão se beneficiar dessa feira.”

 

A Prefeitura já vem desenvolvendo ações com pequenos agricultores, mas, de acordo com o secretário, há uma certa dificuldade em aumentar a produção por causa do mercado restrito, que é justamente o viés focado pela Feicomex. “A feira vai dar essa oportunidade de aproximar o produtor do comprador, com o produtor podendo comercializar sua produção por um valor líquido melhor.”

 

A apresentação na CATI foi feita por Márcia Pereira, da D7 Feiras e eventos. Estiveram presentes no evento o engenheiro agrônomo João Brunelli Júnior, gerente técnico de projetos logísticos de microbacias, de Campinas; o engenheiro João André Miranda de Almeida Prado, diretor da CATI Jaú; o secretário de Desenvolvimento de Bariri, Pedro Melato; e José Mauro Lourencini, da empresa que vai montar os estandes da feira; entre outros convidados.

 

João André destacou a Feicomex como oportunidade para o produtor colocar a mercadoria diretamente no mercado, evitando intermediários. João Brunelli apresentou projetos da CATI que ajudam a fomentar e a agregar valor à produção familiar, inclusive citando linhas de financiamento e subsídio para incrementar a comercialização.


 

Feira - A Feicomex tem caráter estadual, envolve diversas parcerias. A proposta é gerar soluções de negócios, abrir novos horizontes para projetos com inovação, além de promover a agricultura familiar, o cooperativismo, associativismo e produtores familiares. A programação da feira inclui show-room de máquinas e equipamentos, palestras para cooperativas e associações, festival do queijo e vinho, show gourmet e comidas típicas de países. Serão montados 120 estandes

 

Um dos objetivos da Feicomex é atuar diretamente na capacitação das associações, cooperativas agrícolas e produtores familiares, através do lançamento de um projeto mais de acordo com os padrões de qualidade e produtividade exigidos na economia atual. Esse modelo impulsionará as cooperativas, associações e produtores familiares, para aproveitar mercados carentes tanto interno quanto externo.


 

Reunião com produtores dia 2/07

 

O secretário interino de Agricultura marcou para esta quinta-feira (2/07), às 16h, na própria CATI (Rua Governador Armando Sales, 218), reunião com produtores. É o quarto encontro que ocorre e nele o objetivo é dar condições aos produtores para que organizem em associações e cooperativas para agregar renda aos seus produtos.

 

Segundo Jorge Alcalde, nessas reuniões são discutidas questões para orientar o produtor familiar a vender para órgãos públicos, inclusive para a Prefeitura. Pela lei, explica, os órgãos públicos devem comprar 30% do pequeno produtor. É uma reunião para tentar organizar o associativismo, ver a produção que temos na cidade e informar sobre a demanda de compra pelos órgãos públicos.

 

 

Panorama geral da Feicomex

 

Feicomex - (Feira de Inovação e Negócios da Agricultura Familiar Organizada para os mercados interno e externo)

 

Data: 27 a 31 de outubro de 2015

 

Local: Recinto de Exposições Sebastião Ferraz de Camargo Penteado – Jardim Padre Augusto Sani - Jaú - São Paulo

 

A feira tem por objetivo gerar soluções de negócios, abrir novos horizontes para projetos com inovação, além de promover a agricultura familiar, o cooperativismo, associativismo e produtores familiares.

 

Público Alvo

 

Compradores nacionais, internacionais, prefeituras e consumidores em geral.

 

Perfil dos expositores:

 

Da cadeia de produção ao consumidor final, dividido em cinco áreas na feira:

 

1) Projetos - da produção a colheita

 

2) Associações e Cooperativas - prontas para mercado

 

3) Fornecedores - das cadeias FLV, Café e Grãos

 

4) Instituições e Governos

5) Equipamentos e Máquinas - incluindo máquinas de processamento

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas