Prefeitura de Jahu > Prefeitura e Secretaria de Cultura convocam população para debater sobre planos para Jaú

Jeferson Miranda, da Secretaria de Cultura, Márcia Moreira (SESC), prefeito Rafael Agostini e Hamilton Chaves (secretário de Cultura, Esportes e Turismo)

2ª Conferência Municipal de Cultura será realizada em 9 de julho no Teatro Municipal. Antes serão promovidas palestras e debates da pré-Conferência

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Jahu começa a adotar mudanças importantes em seu planejamento para os próximos anos e está convidando a população da cidade para participar deste processo. O objetivo é saber quais necessidades devem ser estudadas e atendidas no novo plano de trabalho. Podem participar artistas, produtores, gestores, representantes de classes, empresários e todos os cidadãos que se interessam e participam das atividades culturais da cidade.

“Cada linguagem cultural terá sua pré-conferencia individual, onde serão levantadas as necessidades e as ideias para serem discutidas na conferencia municipal”, diz Jefferson Miranda, diretor da Secretaria de Cultura de Jaú e que está coordenando os trabalhos.

“Convocamos toda a população de Jaú para no dia 9 de julho, dentro do nosso Festival de Inverno, a participar da Conferência Municipal de Cultura. Ela é fundamental para que possamos planejar os investimentos culturais em Jaú no próximo ano. Serão eleitos os representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura e os delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual de Cultura”

O convite para ouvir a população é o primeiro passo para  as principais mudanças a serem implantadas na administração cultural da cidade: a integração ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a criação do Conselho Municipal de Cultura (CMC). A ideia de promover tais mudanças é um anseio antigo da classe artística da cidade e permitirá que sejam estabelecidas políticas públicas de Cultura, além de tornar mais transparente os investimentos culturais em nosso município.

O SNC é uma iniciativa do governo federal, que visa integrar municípios, estados e federação a fim de promover melhorias nas políticas públicas de cultura. Cabe a cada cidade buscar adesão ao sistema para depois contar com os benefícios gerados pelo mesmo. Através de mecanismos e órgãos criados, a Secretaria terá condições de viabilizar estruturas e levantar recursos financeiros para melhorar tudo o que envolve cultura na cidade. Isso acontece por que os municípios que tiverem aderido ao SNC receberão do governo um repasse de verbas anual e apoios estruturais e humanos.

A criação do Conselho de Cultura é item obrigatório para poder receber os incentivos, além disso, é um órgão fundamental que, juntamente com a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo irá administrar e planejar as ações necessárias na cidade.

O Conselho de Cultura é um dos passos mais importantes para que a cultura avance de forma consistente, pois possibilita a criação de planos de trabalho que superam as trocas de governo e, principalmente, por ser a melhor ferramenta para que a população participe efetivamente da construção das políticas culturais. Isso acontece por que de acordo com as exigências do Governo Federal, os Conselhos de Cutura, que aderem ao SNC devem ter 50% de seus representantes eleitos pela sociedade civil. A Conferência Municipal de Cultura permitirá discutir o texto base da III Conferência Nacional de Cultura, identificar anseios e necessidades da comunidade artística local e ainda eleger os representantes da sociedade civil para o Conselho e os delegados para a Conferência Estadual.

Todo esse processo de adesão ao SNC só tem benefícios a trazer para a cidade. Entretanto, é de fundamental importância a participação da população na Conferência e suas pré-Conferências Setoriais. A partir de 15 de junho estarão sendo realizadas as conferências setoriais conforme calendário abaixo:

Programação da Segunda Conferência de Cultura Jaú 2013

Palestra 1: