8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura oferece 19 cursos profissionalizantes do PRONATEC

No total serão disponibilizadas 894 vagas voltadas ao aperfeiçoamento profissional até o final do ano

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócios, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) realizaram nesta quinta-feira (02/05), às 15 horas na sede no SENAI-Jaú, localizado na Rua Capitão José Ribeiro, 294, coletiva de imprensa para divulgação das vagas referentes ao PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal. Estiveram presentes na ocasião o Prefeito Municipal Rafael Agostini, o Secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócios Jorge Luis Alcalde, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Maria Izilda Mattar, o Diretor do SENAI-Jaú Laerte Padilha Lozigia e a Gerente do SENAC Maria Julia Valdo Mascaro.

Os cursos atenderão prioritariamente três públicos: as populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 16 e 59 anos; estudantes do ensino médio da rede pública de ensino e pessoas que solicitaram o seguro desemprego mais de duas vezes em um período de dez anos. O objetivo da Administração Municipal é oferecer profissionalização para pessoas que realmente necessitam do auxílio do poder público, oferecendo oportunidade para o aprimoramento profissional, a inclusão no mercado de trabalho e a democratização na oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

De acordo com o prefeito Rafael Agostini, o trabalho intersetorial entre as secretarias foi fundamental para quadruplicar o número de vagas disponibilizadas. “O PRONATEC é resultado de uma pactuação entre o município e o Governo Federal, sendo que a prefeitura estipula a demanda da cidade, de acordo com os cadastros da Assistência Social, e desta forma, direciona a demanda de pessoas interessadas para os cursos disponibilizados pelo SENAI E SENAC. O programa dá a oportunidade de qualificação, oferecendo possibilidades para que pessoas beneficiadas com auxílio do governo possam conquistar a independência financeira”, explica.

No total serão oferecidas 894 vagas durante todo o ano, sendo que 846 são ofertadas pelo SENAI e 48 vagas ofertadas pelo SENAC. Algumas turmas já iniciaram suas aulas nesse primeiro semestre e estão atendendo a 154 alunos, nos cursos de Operador de Computador, Mecânico de Sistemas de Freio, Soldador, Mecânico de Máquinas de Usinagem, Pespontador, Pedreiro de Alvenaria Estrutural e Confeccionador de Calçados. No período compreendido entre Maio e Junho serão oferecidas 352 vagas e entre Agosto e Outubro serão disponibilizadas mais 360 por ambos os ofertantes (SENAI e SENAC).

“O SENAC esta sempre de portas abertas pra realizar essa missão de qualificar pessoas, dando oportunidades para a inserção no mercado de trabalho”, relata a Gerente do SENAC Maria Julia Valdo Mascaro.

“O trabalho tem uma importância fundamental no nosso desenvolvimento como cidadão. Nessa linha de raciocínio foi criado o PRONATEC, que acontece com a soma das parcerias dos executores e dos demandantes. Além disso, o programa prevê uma formação profissional com tecnologia de ponta e qualidade”, conclui o Diretor do SENAI-Jaú Laerte Padilha Lozigia.

 

 

 

TABELA DE CURSOS PRONATEC – SENAI (1º Módulo) - aulas em andamento

 

 

TABELA DE CURSOS PRONATEC – SENAI (2º Módulo)

 

 

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas