8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE BUCAL

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE BUCAL

O câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios e estruturas da boca como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e região sublingual.

Fique atento aos sinais e sintomas: lesões na cavidade oral ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramento e estejam crescendo;

Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente estão entre os principais sintomas da doença. Nos casos mais avançados pode ocorrer dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala e sensação de que há algo preso na garganta.

O diagnóstico precoce é fator principal para cura da doença. A secretaria da Saúde informa a população que todos os munícipes podem passar por avaliação clínica bucal nas Unidades de Saúde do Município. A avaliação é um procedimento simples e indolor feita por cirurgião dentista. Se forem constatadas lesões suspeitas o paciente é encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Lembre-se que controlar o tabagismo, uso do álcool e exposição solar; manter boa higiene bucal; e fazer acompanhamento adequado da adaptação de próteses bucais, a fim de auxiliar no diagnóstico precoce de lesões são medidas importantes para reduzir a incidência da doença.

No Brasil a lei nº 13.230/2015 instituiu a primeira semana de novembro como a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal.

Tags

COMPARTILHAR