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Prefeitura de Jahu > SECRETARIA DISPONIBILIZA INFORMAÇÕES SOBRE O BOLSA FAMÍLIA

A Prefeitura do Município de Jahu, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social orienta a população sobre a forma de acesso das famílias ao Programa Bolsa Família, do Governo Federal.

Segundo a pasta, a pandemia de COVID-19 provocou uma alta na procura por inclusão no Programa devido ao aumento do desemprego e da perda de diversas fontes de renda.

Ainda de acordo com a Secretaria o desconhecimento sobre como as famílias se tornam beneficiárias tem causado transtornos a muitas pessoas. Com objetivo de esclarecer a população, a pasta preparou um guia explicativo.

Lembrando que todos os critérios são definidos pelo Governo Federal.


Etapas
1 - Cadastramento
Podem cadastrar-se famílias extremamente pobres, com renda mensal de até R$ 89,00 por pessoa e famílias pobres com renda mensal entre R$ 89,01 e R$ 178,00 por pessoa.

Não existe um cadastro específico do Programa Bolsa Família. Na realidade, quando a pessoa fala que fez o cadastro do Bolsa, ela se inscreveu no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou apenas Cadastro Único (CadÚnico).

O cadastro deve ser feito na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, no Setor responsável pelo Bolsa-Família. Para cadastrar-se é necessário apresentar documento de identificação de todas as pessoas que moram na mesma casa.

2 - Seleção
O cadastramento obrigatório no sistema de Cadastro Único não significa entrada automática no Programa, nem recebimento imediato do benefício. Isso porque a escolha das famílias é do Ministério da Cidadania, baseada nos dados declarados na entrevista com o responsável pela família e de acordo com disponibilidade de recursos financeiros da União.

3 - Pagamento
A família saberá que foi selecionada para o Bolsa Família pelo recebimento de carta oficial dos Correios no endereço indicado no CadÚnico.

O valor pago está relacionado ao tipo de benefício para o perfil da família.

É possível consultar a situação do benefício pelo Atendimento Caixa ao Cidadão no telefone 0800 726 02 07.

4 - Como as famílias saem do Bolsa-Família?
Descumprimento de compromissos nas áreas de educação e saúde, informações cadastrais não atualizadas e aumento da renda mensal levam ao cancelamento do benefício.

5 - Quanto tempo leva para começar a receber o benefício?
Não há prazo estipulado para início do recebimento. A quantidade e a ordem de entrada no Programa é determinada por processo automático e mensal do Governo Federal.


Para outras informações
Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Telefone e WhatsApp: (14) 3602-5777
Horários de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 552 - Centro
E-mail: sec.asocial@jau.sp.gov.br
Links:
https://jau.sp.gov.br/bolsa-familia
https://wa.me/message/WR2R35TWWGQFK1

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