8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Projeto “A Sustentabilidade na Produção de Alimentos” é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente

 

A Prefeitura de Jahu, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, realizou no mês de agosto o projeto “A Sustentabilidade na Produção de Alimentos” com alunos do 4º ano da EMEF “Isa Rosa Meirelles Name” (CIDE) e com moradores do Residencial Frei Galvão.

 

Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver suas hortas sustentáveis em garrafas PET e aprender sobre a importância da produção de seus próprios alimentos sem uso de agrotóxicos, cultivados de forma mais sustentável. “Nosso objetivo foi sensibilizar sobre a questão da reutilização de materiais recicláveis do nosso dia a dia, além de criar hábitos sustentáveis. Desta forma, as crianças aprenderam a desenvolver hortas verticais utilizando garrafas PET, material de alto potencial de poluição e que está presente no cotidiano de todos”, afirma o Interlocutor do Programa Município VerdeAzul, Giovani Mineti Fabricio, que também é responsável pelo Centro de Educação Ambiental - Horto Florestal Municipal.

 

Um dos principais materiais utilizados no projeto é a garrafa PET, que é um material presente na vida das pessoas. Produzidas com politereftalato de etileno, são embalagens resistentes, flexíveis, baratas, e com diversas aplicações. Porém, elas demoram décadas para se decompor. “Só no nosso país, são produzidas cerca de nove bilhões de garrafas PET anualmente, e mais de 53% delas não são reaproveitadas. Grande parte deste volume é descartado em locais impróprios, como rios e mares. Além de prejudicar a natureza, causa o desperdício de dinheiro e de matéria-prima para quem trabalha com reciclagem. Hoje em dia, toda atitude para diminuir o acúmulo de lixo em nosso planeta é válida. Além de priorizar sempre a coleta seletiva, é importante também incentivar a reciclagem de plástico. Usando a criatividade, é possível dar novos usos às garrafas PET, já que esses recipientes podem ser facilmente transformados e reaproveitados, impedindo que mais garrafas sejam descartadas na natureza. Ao longo dos anos, ações como essas representarão uma grande diferença. A reciclagem feita tanto por empresas como pelas pessoas em casa ajuda muito a preservar o meio ambiente”, pontua Fabrício.

 

O projeto terá seu desenvolvimento ampliado, uma vez que será desenvolvido de forma continuada tanto na rede municipal de ensino como também para grupos, associações e outras organizações da sociedade que se interessem no assunto.

 

As pessoas interessadas no projeto interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para agendar a atividade e receber maiores detalhes para organização do projeto.

A Secretaria de Meio Ambiente fica localizada no centro da cidade à Rua Edgard Ferraz, 619. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é o 3621-6989.

 

 

 

 

Serviço:

Projeto “A Sustentabilidade na Produção de Alimentos”

Informações: Secretaria de Meio Ambiente - Rua Edgard Ferraz, 619, Centro, das 8h às 17h. Telefone: 3621-6989.

 

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR