Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, aderiu ao programa de articulação regional denominado “Quando Acaba a Pilha”, que atendendo assim o Programa Município VerdeAzul.
As pilhas e baterias são compostas de resíduos perigosos que apresentam capacidade de contaminação do solo, da água e do ar devido a presença de metais pesados, afetando a saúde das pessoas.
Com o objetivo de realizar educação ambiental e conscientização da comunidade jauense, foram criados vinte e seis pontos de entregas voluntárias. Após coletados, as pilhas e baterias são levadas para o município de Lençóis Paulista, onde segue para destinação final, que é uma empresa que será responsável pela tratamento e descontaminação desses produtos.
Para que as pessoas possam realizar o descarte adequadamente e consciente das pilhas e baterias foram instalados recipientes de coleta nos seguintes locais:
- Sede da Secretaria de Meio Ambiente;
- Horto Florestal Municipal;
- Terminal Rodoviário;
- Museu Municipal;
- Poupatempo;
- Todas as Escolas Municipais.
Além disso, haverá também uma ação interna em todas as Secretarias da Prefeitura: os recipientes irão percorrer as repartições públicas para que todos os servidores municipais possam descartar adequadamente esse material, tendo participação ativa nesta ação.
“O Município alcançando essa certificação recebe o selo Verde Azul do Governo do Estado, além de, no próximo ano, receber recursos para melhoria da gestão. Leve suas pilhas e baterias nos pontos de coleta para realizar o descarte correto desse material”, explica o interlocutor do Programa, Giovani Mineti Fabricio, que também é o responsável também pelo Horto Florestal Municipal.
Os municípios que fazem parte do Programa Regional são: Jahu, Itapuí, Macatuba, Pederneiras, Iacanga, Borebi, Agudos, Lençóis Paulista e Boracéia.