Prefeitura de Jahu > Jahu se torna Município de Interesse Turístico

A confirmação de Jahu como Município de Interesse Turístico (MIT) aconteceu na tarde desta quinta-feira (26/10) com a aprovação do Projeto de Lei 987/2017 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). A proposta teve autoria dos 94 deputados estaduais.

Para que seja considerado de Interesse Turístico, o Município, além de ter atrativos turísticos, deve oferecer informações turísticas, serviços de alimentação e hospedagem, atendimento médico emergencial e ter abastecimento de água potável e tratamento de esgoto. “Recebemos com muita alegria essa notícia. É um trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo há algum tempo. Enquanto o projeto tramitava pelas Comissões Permanentes da Assembleia e da Secretaria de Estado de Turismo, recebemos orientações para fazer algumas adequações na legislação municipal, que foram fundamentais para a aprovação de Jahu como MIT. Realizamos uma série de investimentos ao longo do primeiro mandato, os quais foram extremamente importantes para que pudéssemos hoje conquistar esse título”, afirma o prefeito, Rafael Agostini.

Jahu se classificou entre os 31 municípios paulistas que receberam o título de Município de Interesse Turístico. Para essa conquista se concretizar, a cidade teve que apresentar um Plano de Turismo "É uma grande conquista para nossa cidade, que tem uma movimentação turística, principalmente voltada ao turismo de negócios e compras, que nos permitirá aprimorar ainda mais as políticas públicas para o desenvolvimento do setor", pontuou Cléo Furquim, secretária de Cultura e Turismo.

Secretária Cléo Furquim com o Secretário Estadual de Turismo

Com o título de MIT, a cidade de Jahu passará a receber recursos anuais do Governo do Estado para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba, na ordem de R$ 650 mil, deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região. “Faremos uma reunião com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Conselho de Desenvolvimento Econômico e com o empresariado dos setores produtivos da cidade para definirmos os próximos passos. Vamos gradualmente verificar como utilizar esses recursos que a cidade vai receber anualmente do Governo do Estado por se tornar um MIT. A Prefeitura, certamente, tem que dar uma contra partida, e, por isso, deve estar com sua situação orçamentária e financeira razoavelmente estabilizada”, reforça Agostini.

Ainda conforme o prefeito, já está em elaboração um projeto de revitalização do centro de Jahu, algo que já vem sendo debatido há bastante tempo. “Ganha a cidade e nossa microrregião, pois Jahu é um centro regional. Com planejamento, iremos avançar ainda mais”.

Secretaria Cléo com Vanilson Fickert, assistente Técnico da Secretaria de Turismo do Estado