Prefeitura de Jahu > Curso de Formação de Podadores da Secretaria de Meio Ambiente oferece 40 vagas gratuitas

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar nos dias 21 e 22 de setembro (quinta e sexta-feira), das 8h às 11h das 13h às 16h, o Curso de Formação de Podadores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 19 na Secretaria de Meio Ambiente. É necessário levar para a inscrição RG e CPF além de uma foto 3x4 colorida para a confecção da carteirinha de podador. São 40 vagas disponíveis.

Os participantes terão noções teóricas e práticas e receberão certificados e carteirinha que os autoriza a atuar como podadores na cidade. No curso são passadas a importância da arborização urbana; legislação sobre arborização; técnicas de poda; segurança no trabalho; interferência da arborização na rede de energia elétrica; microempreededorismo; noções de plantio; profundidade da cova; distância do meio feio nas calçadas e outras técnicas corretas para melhor arborização. Já no período da tarde, haverá uma aula demonstrativa com podadores que já atuam na área.

Ao participar do curso, o aluno aprende sobre preservação das árvores, necessidade da arborização urbana, quais espécies são adequadas para o plantio em calçadas, técnicas de poda e ferramentas, conhecimento sobre EPI (equipamento de proteção) e segurança no trabalho e também sobre legislação ambiental. Todos serão orientados sobre a lei Lei n. 4.802, de 14 de maio de 2013, que prevê multa para destinação incorreta de resíduos de poda de árvore entre outros descartes de lixo em áreas públicas e particulares. E a Lei n. 3.830, de 09 de dezembro de 2003, que disciplina a arborização e as áreas verdes do perímetro urbano do Município estabelecendo os critérios e padrões relativos a arborização urbana.

O curso de podadores é realizado anualmente e ajuda a capacitar novos podadores, e é também uma oportunidade para reciclar o conhecimento dos podadores já cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo é deixar todos atualizados com a legislação do município. Quem faz o curso sai autorizado para exercer o trabalho como podador”, diz a Engenheira Florestal da Secretaria do Meio Ambiente, Talita dos Santos Angélico.

Os podadores que tiverem carteirinha vencida ou que irá vencer em setembro de 2017, poderão aproveitar para levá-la na Secretaria de Meio Ambiente, para fazer a renovação ao longo do mês de setembro.

Serviço:

Inscrição para o curso até o dia 19/09/17

Secretaria de Meio Ambiente

Rua Edgard Ferraz, 619

Telefone: 14 – 3621-6989

Hora: 8h às 17h de segunda a sexta-feira

Local e horário do curso:

Museu Municipal “José Raphael Toscano”

Av. João Ferraz Neto, 201 - Centro, Jaú - SP, 17207-330

Dia: 21 e 22 /09/17 (Quinta-feira e Sexta-Feira)

Hora: das 8h às 11h e das 13h às 16h