8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Natureza em foco: concurso que enfatiza a fotografia de natureza terá exposição em Jahu

 

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abre no próximo dia 10 de junho, na Galeria de Artes da Casa de Cultura Dr. Henrique Pacheco de Almeida Prado, a Exposição Photo Nature. De âmbito nacional e enfatizando a fotografia de natureza, o Photo Nature, organizado pela Associação Jauense de Ambiente e Cultura (AJAC) e pela Organização Não Governamental (ONG) União Pró Jahu, apresenta os trabalhos de fotógrafos premiados que se inscreveram na competição e também as fotografias selecionadas e aceitas pelo júri, com menções honrosas e destaques.

Contou apenas com uma categoria geral de natureza, teve a participação de pessoas maiores de 18 anos completos, na data de encerramento das inscrições. Não houve restrições quanto a categoria tematizada. O candidato pode se inscrever e enviar até quatro fotos. “Optou-se por esta categoria geral devido ao entendimento que uma segmentação em subtemas não ajudaria na organização e na compreensão do concurso. O Photo Nature Brasil ganhou essa denominação pelo fato de que poderá se tornar internacional em uma edição seguinte. A produção nacional merece um parâmetro ampliado”, afirma Paulo Guerra, fotógrafo, moderador do WikiAves e membro do júri do concurso.

 

 

Para o idealizador do concurso, ficou constatado que a temática foi pouco explorada até o presente momento, e necessita de ações contínuas no país. O ponto central seria suscitar a fotografia de natureza como forma autônoma de registro e arte fotográfica. “Muitos concursos internacionais de expressão e tantos outros no circuito da Federation Internationale de L’Art Photografique (FIAP) e Photography Society of America (PSA) apostam nesta categoria, e angariam participações de fotógrafos profissionais e amadores ao redor do mundo”, reforça Guerra.

 

Uma plataforma web recepcionou arquivos eletrônicos, que vieram de várias partes do País. As fotos foram avaliadas por equipe indicada em regulamento (Flávio Ubaid, Haroldo Palo Júnior, Guilherme Simões, Lourdes Salarini e Paulo Guerra).

 

 

Para a Secretária de Cultura e Turismo de Jaú, apoiar e incentivar o segmento da fotografia recepcionando os trabalhos e contribuindo na exposição, faz parte dos inúmeros projetos da pasta. “Notamos que a arte fotográfica tem despertado o interesse cada vez maior de pessoas e grupos, que se organizam a fim de divulgar imagens dos locais por onde passam, mostrando Jaú e região sob os mais diversos ângulos. São novos olhares sobre o nosso dia-a-dia, nosso patrimônio e história, contados a partir de imagens fascinantes e inéditas, como é o caso do Photo Nature. Apoiando concursos como esse, estamos criando novas perspectivas de participação e incentivo aos jauenses que são amantes da fotografia e, criando interlocução entre fotógrafos jauense e agentes que promovem a arte fotográfica de natureza em todo o país”, conclui Cléo Furquim.

 

 

 

Exposição

 

As 24 fotos premiadas foram impressas e serão expostas na Galeria de Artes da Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu, com abertura no próximo sábado, dia 10 de junho, às 20h. A exposição ficará aberta para visitação por um período aproximado de 50 dias, e fará parte da programação do Festival de Inverno, da cidade.

 

 

SERVIÇO: Galeria de Artes da Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu está localizada na Rua Tenente Lopes, 350, no centro de Jahu. Mais informações no telefone (14) 3602.4777

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas