Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu abre Festival Caipira sábado com atração no Mercadão

Virada Caipira e Festival de Musica Autoral são as novidades da edição deste ano, que será aberta com apresentações neste sábado, às 10h, no Mercado Municipal de Jaú

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresentou nesta quinta-feira (2/06) a programação da Festival Caipira de Jaú. O evento tem novidades a partir deste fim de semana. A Virada Caipira e o 1º Festival de Musica Autoral Caipira prometem agitar o cenário caipira jauense. O lançamento do festival ocorreu em entrevista coletiva na própria Secretaria de Cultura, na qual esteve o secretário de Cultura, André Galvão de França, o cantor sertanejo Tayson e a equipe organizadora. As atrações serão nos dois próximos finais de semana, começando pela cidade de Jaú e culminando no bairro Pouso Alegre de Baixo.

O secretário de Cultura disse que o festival “vai dar a possibilidade de revelação de compositores de Jaú” no dia 11 – os interessados podem se inscrever na própria secretaria ou no dia do concurso. Ele destaca ainda como diferencial neste ano a cavalgada com saída do Jardim São José em direção ao Pouso Alegre pela estrada de terra. “É um atrativo para toda a família.”

A abertura será neste sábado (4/05), às 10h, no Mercado Municipal de Jaú, com os violeiros Zé Catira e Zé Maria e um grupo de Folia dos Reis. No domingo, às 8h, a dupla Dudu Galvão e Munhoz se apresenta no Varejão Municipal de Jaú (feira livre, atrás da rodoviária). Durante a semana a música raiz vai estar na Fatec (7/06, 17h), Terminal Urbano (9/06, 17h) e Tenente Navarro, 643, em frente da Fundação (10/06, 21h).

Tayson

O cantor Tayson, que agora faz carreira solo depois que a dupla com Pedrinho foi desfeita, disse que eventos com o Festival Caipira são raros, por isso é importante para que o artista tenha oportunidade de se apresentar. O produto Carlos Carlos Veira (Carlinhos Produções) destacou a Virada Caipira em vários pontos na cidade “para não deixar morrer a nossa música caipira”.

Ricardo Bauer, que está coordenando a cavalgada, informou que o passeio é aberto a todos e que basta chegar e aderir – haverá apoio durante o percurso do São José até o Pouso Alegre. Segundo ele, a proposta é que novas cavalgadas como esse sejam realizadas ao longo do ano.

O próprio Cinema Municipal está na onda do Festival Caipira, com exibição de filmes típicos neste sábado e domingo. Na vesperal (14h) será exibido o filme “O Menino da Porteira”, com o cantor Daniel; à noite (19h30) passa Mazzaropi e o Corintiano.

Inscrições - Segundo ele, o Festival Caipira de Jaú não é uma festa junina, mas sim um espaço para a cultura de raiz. “Nasceu para ser um espaço da cultura caipira e da música raiz”. O concurso para novos compositores será no sábado e terá premiação de R$ 1.300,00. No domingo ocorre o Festival de Música Caipira Teixeira Filho, aberto a cantores e duplas de todo o Estado.

A premiação será de R$ 1.500,00, R$ 1.300,00 e R$ 800,00, respectivamente para primeiro, segundo e terceiro colocados. Serão aceitas inscrições no local no período da manhã.

Bairro tradicional - A Virada Caipira vai levar duplas caipiras para vários pontos da cidade, aproximando o público do festival e fazendo uma grande mobilização para o que ocorre no tradicional bairro histórico de Pouso Alegre de Baixo. O Festival de Música Autoral Caipira é a novidade proposta e tem como objetivo ampliar a potencialidade do evento revelando não somente vozes e cantores, mas abrindo espaço para os compositores também.

O Festival Caipira tem vocação cultural e turística. Ao mesmo tempo que revela e fortalece a cultura caipira, atrai anualmente milhares de pessoas ao bairro histórico de Pouso Alegre de Baixo, já conhecido regionalmente pela sua gastronomia típica. Assim a gastronomia caipira, o ambiente bucólico do bairro e o Festival Caipira se completam.

O objetivo do Festival Caipira é resgatar, trabalhar e fortalecer a identidade cultural do universo caipira; estimular ações de educação ambiental pela cultura; fortalecer e desenvolver o turismo cultural e gastronômico e incentivar o imaginário das figuras mitológicas caipiras junto às crianças.

O Festival ocorre fundamentalmente no Bairro do Pouso Alegre. Fundado no século 19, abriga uma igreja e casario com estilo eclético, compondo paisagem bucólica cercada por matas e riachos. A intenção de centralizar o festival no local é resgatar a identidade caipira por intermédio de diversas formas de arte.

Folia de Reis

Índio Cachoeira e Santarém

Orquesta de Viola de Torrinha

Zé Catira