8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura homenageia João Ribeiro de Barros pela “coragem e ousadia”

 

 Marcus Carmo

Ato cívico celebra os 89 anos da travessia do aviador sobre o Atlântico e secretário de Cultura diz que feito histórico serve de exemplo a todos os brasileiros

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou nesta quinta-feira (28/04) ato cívico para celebrar os 89 anos da histórica travessia de João Ribeiro de Barros sobre o Atlântico Sul. A cerimônia ocorreu às 8h na Praça Siqueira Campos, onde está o monumento ao aviador que cruzou o oceano a bordo do hidroavião Jahú em 28 de abril de 1927. A solenidade contou com a presença de grupamento do Tiro de Guerra de Jaú, com alunos da rede municipal de ensino e demais autoridades.

 

O secretário de Cultura e Turismo de Jaú, André Galvão de França, destacou a “coragem, determinação e ousadia” de João Ribeiro pelo feito realizado numa época sem tecnologia à altura da travessia. Ele representou o prefeito na cerimônia e saudou a todos os presentes. “A pergunta que temos de fazer é qual é o motivo da homenagem? O motivo da homenagem é celebrar os 89 anos da travessia e que pelo exemplo que João Ribeiro deu para nós, exemplo de coragem, de determinação e de ousadia. Ele não é apenas um herói jauense, é nacional com representação mundial. O feito dele, com os companheiros Newton Braga, Negrão e Cinquini, num momento em que o mundo não tinha tecnologia para isso, só mesmo com muita coragem e ousadia, que são características do povo jauense, do povo paulista e brasileiro.”

 

Na abertura da solenidade, a sobrinha-neta do aviador, agradeceu a Prefeitura de Jahu por sempre lembrar do feito de João Ribeiro de Barros e por manter viva a tradição da homenagem realizada na praça central. Em seguida, a presidente da Câmara de Jaú, a vereador Cléo Furquim, disse que a homenagem ao aviador é uma homenagem a todos os heróis jauenses. Ela disse estar honrada por participar do ato cívico que celebra o feito histórico.

Antes dos discursos, os atiradores fizeram uma homenagem singela a João Ribeiro de Barros, depositando uma coroa de flores aos pés do monumento. Como parte da celebração, o historiador Marcus Tadeu do Carmo leu a carta encaminhada pela mãe de João Ribeiro, Dona Margarida, dando força ao filho para que não desistisse da travessia.

Ato Cívico - 89 anos da travessia do Comandante João Ribeiro de Barros

Local: Praça Siqueira Campos

Data: 28/04/2016

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas