Prefeitura de Jahu > Vacina contra HPV já está disponível nas unidades básicas de saúde

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa a todos os pais e/ou responsáveis por meninas na faixa etária entre 9 e 15 anos completados até 31 de dezembro de 2016, que a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) já está disponível nas unidades básicas de saúde.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Leila Garcia Rossi, a vacina está acessível na rede pública de saúde há dois anos. “ Neste ano, a vacinação não ocorrerá nas escolas, somente nos postos de saúde. Solicitamos aos pais e/ou responsáveis que levem as meninas até às unidades mais próximas de sua residência, munidos de carteira de vacinação e documento de identidade ou registro escolar”.

Uma mudança anunciada pelo Ministério da Saúde é que a vacina contra o HPV passa a ter apenas duas doses. Anteriormente, eram aplicadas três doses.

Segundo o Ministério, estudos recentes mostram que a resposta de anticorpos com duas doses não é inferior à aplicação de três. Já as mulheres entre 9 e 26 anos que têm HIV devem continuar recebendo o esquema de três doses da vacina.

Ainda conforme a enfermeira, a segunda dose da vacina deve ser administrada seis meses após a primeira.

O HPV é um vírus capaz de infectar a pele e mucosas e alguns tipos podem causar o câncer do colo do útero. A vacina protege contra os tipos do HPV responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, quarto tipo de câncer mais frequente em mulheres no País.