8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura e Sesi renovam convênio do Programa Atleta do Futuro

 

 

Parceria iniciada em 2013 com 400 alunos e quatro modalidades chega a 2016 com 1.545 alunos atendidos em nove esportes: xadrez, caratê, natação, futsal, judô, capoeira, basquete, atletismo e handebol

 

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Esportes, participou nesta quinta-feira (3/03) da solenidade de renovação do convênio para o desenvolvimento de formação esportiva do Programa SESI-SP Atleta do Futuro (PAF). O evento ocorreu às 14h no Centro de Atividades do Sesi, no Jardim Pedro Ometto, com a presença do prefeito Rafael Agostini e do presidente do Sesi-SP e da FIESP, Paulo Skaf. O vice-prefeito Sigefredo Griso, a presidente da Câmara, Cléo Furquim, e o vereador Charles Sartori, o representante da empresa madrinha (Incotraza Transformadores) e outros representantes do Sesi também estiveram no ato.

O prefeito Rafael Agostini disse que no início da administração promoveu uma revolução no esporte da cidade, promovendo parcerias, como essa com o Sesi, abrindo mão dos repasses de verbas a entidades e ONGs. Com o novo sistema, o poder público ampliou as ofertas de modalidades e passou a atender muito mais crianças e jovens.

 

 

 

Custava bastante para o Município e não tínhamos nem metade dos resultados do que temos hoje. A política da nossa administração está sendo uma revolução no trabalho de iniciação esportiva”, disse o prefeito Rafael Agostini. Segundo ele, a parceria com o Sesi permitiu colocar mais de 1.500 crianças para fazer a iniciação esportiva, garantindo inclusão e cidadania a elas. “Hoje fazemos muito mais gastando muito menos, graças a essa parceria e a outras parcerias do nosso governo com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e outras entidades.”

 

 

O convênio entre Prefeitura e Sesi data inicialmente de 6 de junho de 2013, quando houve a assinatura do convênio em solenidade no ginásio de esportes do próprio Sesi. Na ocasião, a parceria tinha como meta atender cerca de 400 alunos nas modalidades judô, futsal, capoeira e natação. O projeto deu tão certo que ano a ano foi expandindo o número de atendimentos e de modalidades disponíveis. Hoje, o Programa Atleta do Futuro beneficia 1.545 alunos de 6 a 17 anos em nove modalidades: xadrez, caratê, natação, futsal, judô, capoeira, basquete, atletismo e handebol.

 

 

A meta em 2013 era beneficiar 400 crianças, mas logo no fim do primeiro ano o número chegava a 450, com proposta de dobrar os atendimentos em 2014. Isso, de fato, ocorreu. Um ano depois, em junho de 2014, já eram 1.033 alunos. Em junho de 2015, quando foi incluído o handebol, os beneficiados chegavam a 1.200. Agora são 1.545 inscritos no Programa Atleta do Futuro, por meio do qual a Prefeitura fornece professores e locais de treinamento. O Sesi também cede suas instalações, material de treinamento e a capacitação dos professores à metodologia do projeto.

 

 

Diversificação esportiva - Quando do início da parceria, o prefeito Rafael Agostini destacou a transformação que se se iniciava na cidade com o esporte de Jaú. O objetivo era incentivar a diversificação esportiva e o investimento em escolinhas. De 2013 até hoje a Prefeitura criou e participa de diversos projetos parceiros, como o Cidadão Olímpico, que tem patrocínio da Caixa para financiar a escola de atletismo no campo municipal; o Viva Vôlei, em parceria com o Banco do Brasil e a Confederação Brasileira de Voleibol; e ainda outros com parceiros privados locais no vôlei, tênis, tênis de mesa e handebol.

 

 

Além do Projeto Atleta do Futuro, a Prefeitura de Jahu também mantém escolinhas de iniciação esportiva em diversos locais da cidade, incluindo entidades assistenciais, como Casa da Criança, Cores da Vida e Colmeia São José. Informações sobre vagas podem ser obtidas nos próprios locais de treinamento ou na Secretaria de Esportes: 3624-7004.

 

 

Estrutura do programa – Criado para estimular a prática esportiva e a cidadania, o programa SESI-SP Atleta do Futuro está presente em 235 municípios e contempla 99 mil participantes entre 6 e 17 anos. Além da prática esportiva, os alunos do PAF recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

 

O Programa SESI-SP Atleta do Futuro contempla atividades organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária.

 

Na fase que compreende crianças entre 6 e 8 anos, os instrutores trabalham para promover qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos 8 anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças.

 

Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do SESI-SP em competições estaduais e nacionais. Todos os profissionais envolvidos passam por capacitações e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.

 

 

Programa Atleta do Futuro // Prefeitura-Sesi

 

 

Total de alunos inscritos – 1.545

 

Faixa etária: 6 a 17 anos de idade

 

Modalidades:

 

handebol – 66 alunos

 

caratê – 299 alunos

 

natação – 147 alunos

 

judô – 243 alunos

 

atletismo – 93 alunos

 

xadrez – 117 alunos

 

futsal – 357 alunos

 

capoeira – 115 alunos

 

basquete – 108 alunos

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas