8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu inaugura Farmácia Central Municipal João José Moya

 


Unidade instalada na Rua Quintino Bocaiúva, 233, é mais uma opção para distribuir medicamentos padronizados na rede de postos de saúde do Município, além de itens entregues pela Farmácia de Saúde Mental

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (20/02) a solenidade de inauguração da Farmácia Central Municipal João José Moya. A cerimônia contou com a presença do prefeito Rafael Agostini, do secretário de Saúde, Paulo Mattar, da presidente da Câmara, Cléo Furquim, do vereador que sugeriu o nome à unidade, Wagner Brasil, do vereador Fábio Bueno Dornelles (ligado à área da saúde) e da filha de Moya, Ana Célia , que representou a família do homenageado. Estiveram presentes demais convidados e a população em geral.

  A nova unidade centraliza a distribuição de medicamentos padronizados na rede de postos de saúde e todos os itens entregues pela Farmácia de Saúde Mental. Os postos de saúde (UBS, USF e PAS) continuam entregando medicamentos aos pacientes atendidos nas próprias unidades. A Farmácia Central Municipal é uma opção a mais para esses casos.

  A Farmácia Central está instalada em prédio na rua Quintino Bocaiúva, 233, no Centro. Conta com cinco guichês de atendimento, senha eletrônica e ar condicionado para melhor atender ao cidadão, sala de espera, sanitários e uma equipe capacitada de farmacêuticos. O atendimento na unidade começou nesta segunda-feira (22/02), das 8h às 17h, e ocorre de segunda a sexta-feira.

  Na solenidade de inauguração, Ana Célia Moya falou do “legado de bondade” que seu pai deixou e agradeceu a homenagem. O secretário de Saúde, Paulo Mattar, ressaltou a “diferenciação na saúde” que a atual administração está mostrando. E apontou o ambiente bem localizado e acolhedor aos usuários que buscam medicamentos da nova farmácia. “É mais um equipamento que vai melhorar o atendimento na área da saúde.” O vereador Wagner Brasil, que sugeriu o nome de Moya para a farmácia, lembro que o homenageado foi vereador de 1964 a 1968 no mesmo mandato que o pai de Brasil.

 


 

  Gerenciamento e controle – No seu discurso, o prefeito Rafael Agostini lembrou que chegou a tomar farmácia no estabelecimento de João Moya. Sobre o novo espaço, disse que é mais uma opção que a população passa a ter na hora de retirar o medicamento de graça receitado pela rede municipal de saúde. “Vai melhorar o gerenciamento e controle na distribuição de medicamentos no Município de Jaú”.

  Ele ressaltou ainda o grande investimento da administração na saúde, com a reforma e ampliação das unidades de saúde da cidade, melhorando a qualidade do serviço público. Lembrou que foi reaberto o Pronto-Atendimento do São Judas Tadeu em 2013. Citou reforma de postos de saúde e da Policlínica, a abertura da Casa Rosa e a construção de novos unidades de saúde e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). “A base para tudo isso é o respeito à responsabilidade pública e controle dos gastos”, apontou o prefeito.

 
 

 

 

Medicamentos - A Secretaria de Saúde informa que a Farmácia Central Municipal vai distribuir todos os medicamentos padronizados na rede de postos de saúde do Município. Além disso, a Farmácia de Saúde Mental passa a funcionar integralmente no local, deixando de atender na sede da Secretaria de Saúde (prédio São Judas Tadeu). A mudança da Farmácia de Saúde Mental para a Farmácia Central Municipal foi realizada quinta e sexta-feira (18 e 19/02).

  Medicamentos de alto custo continuam sendo entregues aos pacientes no Ambulatório do SUS.

 

  De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o Município coloca à disposição dos moradores 170 tipos medicamentos. O medicamento mais distribuído na rede é o Omeprazol (para estômago), com cerca de 180 mil comprimidos mensais. Dados do ano de 2014 apontam para a distribuição de 18,373 milhões de comprimidos, 475 mil frascos/líquidos e 88 mil pomadas. Os números de 2015 ainda estão sendo contabilizados.

 
Cadastro – A Farmácia Central Municipal vai fazer o cadastro dos usuários antes de fazer a dispensação dos medicamentos. Para isso, o paciente atendido na rede deverá apresentar documento pessoal e comprovante de endereço. O objetivo é manter um cadastro permanente para que os medicamentos sejam entregues aos cidadãos jauenses de forma controlada.


Quem foi João José Moya – O cidadão jauense que dá nome à Farmácia Central Municipal sempre trabalhou no setor farmacêutico e também foi vereador na cidade (1964/1968). Seu primeiro contato com uma farmácia foi aos sete anos de idade, quando começou a trabalhar numa farmácia no bairro de Iguatemy, onde nasceu em 1924.

 

 

 

Casado com Edith Veneranda Moya, teve cinco filhos (Ana Célia, Francisco Carlos, José Roberto, Maristela e Eliana). Após a morte de Edith casou-se com Maria de Lorde Candido Moya, com quem teve mais dois filhos (João Moya Neto e Márcio).

Aos 19 anos concluiu o curso de prático de farmácia. Virou dono de farmácia em 1950 e dois anos depois já era oficial de farmácia formado e reconhecido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

 

Em 1965 deixou o bairro onde morava e se mudou par Jaú, abrindo a Farmácia São Francisco na Rua Quintino Bocaiúva, 887, onde atuou até 1999 como responsável técnico. João José Moya morreu em 21 de junho de 2003, deixando muita saudade entre familiares, amigos e clientes.

Por sugestão do vereador Wagner Brasil de Barros, a Lei n. 5.039 de 3 de dezembro de 2015 dá o nome dele à nova unidade farmacêutica da Prefeitura de Jahu.

Farmácia Central Municipal João José Moya

 

 

 

Endereço: rua Quintino Bocaiúva, 233 – Centro

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

  5 guichês de atendimento / atendimento por senha eletrônica

 Distribuição de:

  Medicamentos padronizados na rede de postos de saúde

  Medicamentos da farmácia de saúde mental

 

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas