8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura inicia integração em 100% das linhas de Potunduva e Vila Ribeiro

 

Passe integrado entra em funcionamento e beneficia moradores que podem se locomover para Jaú e os bairros da cidade e vice-versa pagando bilhete único

VEJA HORÁRIOS DOS ÔNIBUS ABAIXO

A Prefeitura de Jahu colocou em funcionamento nesta quarta-feira (30/12) o sistema de passe integrado para o Distrito de Potunduva e para a Vila Ribeiro. Assim, milhares de moradores dessas duas localidades podem viajar para Jaú e se deslocar a todos os bairros da cidade, ou vice-versa, pagando um bilhete único. A integração do transporte coletivo funciona no Terminal Urbano, local de embarque e desembarque dos usuários das empresas Macacari e Viação Jauense.

 

É com grande alegria que anunciamos que moradores do Distrito de Potunduva e da Vila Ribeiro têm 100% das linhas de ônibus integradas através do bilhete único desde o dia 30 de dezembro. Agradeço a toda minha equipe por este grande desafio vencido”, comentou o prefeito, destacando que o benefício passa a atender todos os moradores dessas duas localidades que precisam fazer a integração.

Por meio da integração, com bilhete único, é possível sair de Potunduva ou da Vila Ribeiro, desembarcar no Terminal Urbano e seguir para qualquer bairro da cidade. O passageiro também pode fazer o caminho inverso, ou seja, sair de um bairro da cidade, passar pelo terminal e viajar para a vila e para o distrito. Tudo ao custo de uma única passagem.

Problema histórico - O prefeito Rafael Agostini fala da solução de um problema histórico. “Foi uma grande conquista para os moradores do Distrito de Potunduva e da Vila Ribeiro. Era uma reivindicação antiga - desde 2005, quando o terminal foi construído, a população pedia, dois governos passaram e não resolveram o problema. Conseguimos construir uma saída dialogada e, o que é mais interessante é que fizemos a integração entre as duas empresas. O morador desses locais pode escolher qualquer uma das empresas e fazer a integração dentro do terminal urbano em qualquer circunstância”

 

O Terminal Urbano foi adaptado pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Foi criada uma área específica para embarque e desembarque dos passageiros que utilizam as linhas da Viação Jauense, que faz a linha Potunduva-Jaú pela estrada vicinal José Maria Verdini e tem a concessão da linha Vila Ribeiro. Eles descem no terminal e podem pegar qualquer ônibus para os diferentes bairros – ou fazem o caminho de volta, chegando ao terminal de qualquer região da cidade e pegar o ônibus para a Vila Ribeiro e Potunduva. Passageiros que não precisam da integração continuam a descer e a subir no ônibus no tradicional ponto ao lado da praça na saída do terminal intermunicipal.

 

Passageiros da Macacari, que faz a linha Potunduva-Jaú pela estrada Amaralina, também descem no terminal urbano para fazer uso da integração com os ônibus circulares. O procedimento é o mesmo: pagam uma só passagem e podem pegar outro ônibus para qualquer bairro. Também pagam uma passagem só no trajeto oposto, ou seja, dos bairros para o terminal e para o distrito.

 

De acordo com o prefeito Rafael Agostini, o passe integrado “dá igualdadde de condições para para o morador de Potunduva competir no mercado de trabalho. Quando o trabalhador tinha de pagar duas vezes o valor da passagem para vir trabalhar em Jaú, muitas vezes passava ser menos vantajoso para empresa de Jaú contratá-lo. O passe integrado corrige uma injustiça histórica, traz justiça social iguala as condições no mercado de trabalho para a população do distrito e da Vila Ribeiro ter uma vida mais digna para sustentar a família.”


 

Integração - O anúncio do passe integrado foi feito pelo prefeito Rafael Agostini em novembro na presença dos secretários municipais Luis Fernando Galvão Pinho (Jurídico), Luis Vicente Federici (Economia e Finanças) e o subprefeito do distrito, Márcio José Cesarino. A proposta inicial contemplaria apenas os passageiros usuários da linha operada pela Macacari.

 

Após reuniões envolvendo as duas empresas e o Jurídico da Prefeitura de Jahu o benefício foi estendido a 100% dos moradores de Potunduva e da Vila Ribeiro, válido para os usuários das linhas das duas empresas que operam essas localidades (Macacari e Jauense).

 

De acordo com o prefeito, nesta primeira etapa a integração ocorre no terminal urbano, mas o trabalho está sendo feito para, em um segundo momento, ser adotada a bilhetagem eletrônica. “Estamos fazendo isso para melhorar a qualidade do serviço e oferecer às pessoas que moram no distrito e na Vila Ribeiro o mesmo direito dos moradores da cidade. É o primeiro passo. Vamos atender a um número significativo de passageiros”, comentou o prefeito.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas