8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu lança Campanha de Combate à Dengue

A Prefeitura de Jahu, por meio da intersetorialidade entre várias secretarias, realizou nesta quarta-feira (18/11), às 19h, no plenário da Câmara Municipal, lançamento da Campanha de Combate à Dengue, com o objetivo de mobilizar Poder Público, sociedade civil e a população em geral para o êxito no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Agradeço à população jauense, à equipe de controle de endemias e à Secretaria de Educação pelo trabalho realizado neste ano, pois conseguimos reduzir de forma bastante significativa os casos positivos de dengue que tivemos em nossa cidade. Quero também agradecer aos hospitais, às clínicas e a todos os profissionais da saúde que também compreenderam a importância da notificação imediata dos casos suspeitos. Se não tivermos a notificação em 24 horas, fica muito difícil bloquear a transmissão da doença. O mosquito Aedes Aegypti é muito adaptável ao domicílio humano. Combater a dengue exige conhecimento sobre a doença. Ela é uma doença de transmissão vetorial. É fundamental compreendermos o comportamento do vetor, que é o mosquito, e que se adapta e evolui de acordo com a sua capacidade de se adaptar aos ambientes aos quais ele é submetido, assim como todas as espécies do planeta”, reforça o prefeito Rafael Agostini.

Ainda segundo o prefeito, “combater a dengue no Brasil seria muito mais fácil se as esferas superiores de atuação governamental fizessem a sua parte. Devido a epidemia em 2014 em Jahu, pesquisei muito sobre o tema e compreendi que era um dever do Poder Público fazer um trabalho digno para diminuir os casos e vencer essa luta contra a dengue, que é a doença social da falta de informação, e é dever dos governantes informar”.

Confira o cronograma de ações a serem desenvolvidas:

Secretaria de Saúde

  •  Aumento do número de agentes de controle de endemias

Em 2014 houve incremento no número de agentes de controle de endemias, com capacitação e treinamentos no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Anteriormente, a equipe era formada por 26 agentes. Atualmente conta com 42 agentes, um aumento de mais de 60%.

  • Formar novas equipes

Formação de equipes capacitadas para o controle do vetor com estrutura física, equipamentos e veículos, integrando as áreas de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e laboratórios, produzindo informações e analisando situações de controle do vetor e solucionando problemas existentes;

  •  Fiscalização

Equipe de força tarefa com agentes de fiscalização de postura, agentes da Vigilância Sanitária e fiscais do Meio Ambiente para análise de pontos estratégicos cadastrados e não cadastrados com objetivo de adotar medidas coercitivas para eliminação definitiva dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti;

  •  Palestras

Realização de palestras com orientações e distribuição de material didático junto aos pacientes nas unidades de saúde e junto às escolas.

  •  Prontos Atendimentos

Atuação junto aos pronto-atendimentos, divulgando e orientando em relação as ações preventivas no combate ao mosquito Aedes Aegypti;

  •  Intensificação do BCC e BCN

Atividade de vigilância do controle do vetor de forma permanente e intensiva nas visitas casa a casa, nos pontos estratégicos e imóveis especiais, avaliando a densidade larvária com ações de informação, educação e comunicação para que haja o envolvimento total da população no combate à dengue;

Intensificação na visita casa a casa, com alterações de horário, com o objetivo de atingir a totalidade das visitas domiciliares, principalmente nos imóveis fechados;

Realização de ações de bloqueio de transmissão, eliminando larvas do mosquito e aplicando inseticida para eliminação do mosquito adulto;

  •  Integração das equipes

Integração total nas equipes de agentes comunitários de saúde, agentes de controle de vetores e agentes sanitários para atuação nas áreas de risco;

  •  Integração dos setores municipais

Integração dos setores municipais nas ações de mobilização social da população;

Participação do Poder Público, da sociedade civil e da população em geral para o êxito no controle da dengue;

  •  Conscientização

Conscientização e cooperação da população junto à Secretaria de Saúde no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que poderá ser derrotado com a união de todos.


 

Secretaria de Educação

  • Projeto “Todos Contra a Dengue”

As Unidades Escolares de Jahu - Educação Infantil e Ensino Fundamental – vêm desenvolvendo desde o primeiro semestre deste ano o projeto “Todos contra a DENGUE”. Entre as temáticas abordadas destacaram-se o conhecimento das formas de contágio, sua gravidade, o ciclo de vida dos vetores, a necessidade de erradicação e, principalmente as formas de prevenção e combate a doença.

  •  Multiplicadores

As atividades do Projeto visam a conscientização dos alunos como agentes multiplicadores em suas comunidades, para que pratiquem atitudes concretas para a manutenção da saúde pública, instigando o exercício da cidadania e da responsabilidade das ações, soluções e intermediações participativas e coletivas no combate à doença.

  •  Atividades do Projeto

O tema em questão tornou-se permanente nas Unidades Escolares, e é debatido por meio de atividades curriculares como: rodas de conversa, exibição de vídeos, leituras e produções de diferentes gêneros textuais, observação de espaços internos e externos da escola, ações de mobilização simultânea com entrega de panfletos à comunidade escolar, exposição das produções dos alunos, dramatizações, desenhos, paródias, palestras e reuniões sobre o tema para os pais e alunos.

  •  Trabalho Efetivo e Contínuo

Devida a extrema relevância do assunto, a Secretaria de Educação determinou que os trabalhos realizados não se caracterizem como ações “estanques”, mas tornem-se um trabalho efetivo e contínuo em todas as escolas.

  •  Envolvimento de gestores, professores e demais funcionários da Rede Municipal de Ensino

Envolvimento dos gestores, professores e demais funcionários da Rede Municipal com palestras em parceria com a Secretaria da Saúde, reforçando a importância da tratativa do tema diariamente com os alunos e com os pais em reuniões de pais.

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

 Realização de palestras educativas

Palestras educativas para as famílias referenciadas nos CRAS, crianças do Centro de Convivência Infantil (antigo PETI), idosos do Centro de Convivência do Idoso, do Centro Dia, moradores da Vila Dignidade e com os moradores de rua do Centro POP, com o objetivo de orientar e conscientizar sobre a importância do combate à dengue e também sobre a relevância da participação de todos no combate ao mosquito Aedes Aegypti

 

 


Secretaria de Meio Ambiente

  •  Realizar mutirão permanente de coleta de material inservível das residências

Atuar em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, com caminhões e homens contratados para reforçar a equipe, na recolha de material inservível descartado por moradores. População é avisada do calendário de recolha nos bairros, nos moldes do projeto “Cidade Limpa”, para que depositem nas calçadas móveis velhos, garrafas, latas e todo material inservível que se acumula nos quintais e que possa servir de criadouros para o mosquito da dengue e de outros animais peçonhentos. Esse mutirão já teve início em dezembro e continua nos próximos meses.

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, ocorreu mutirão de limpeza no Jardim Padre Augusto Sani, onde, nessas três datas, foram retirados oito (8) caminhões de materiais inservíveis (cerca de 5 toneladas).

Nos dias 16 e 17, foi percorrido o Jardim Nova Jaú, onde foram coletados três caminhões de materiais inservíveis.

Está em andamento o mutirão de limpeza nos bairros Jardim Sanzovo, Jardim Concha de Ouro, Jardim Odete, Jardim Santa Helena e Jardim Conde do Pinhal II. Até a presente data, foram coletados dois caminhões de materiais inservíveis.

Nos dias 23 e 24 de novembro, serão percorridos os bairros Jardim Maria Luiza I, Jardim Maria Luiza II, Jardim Maria Luiza III e Jardim Conde do Pinhal I. Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, será percorrido o Jardim Maria Luiza IV.

Portanto, até o momento, foram retirados mais de oito toneladas de materiais inservíveis das residências.

  •  Contratação permanente de homens, caminhões e tratores para auxiliar na limpeza

Para dar retaguarda às Secretarias de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Jahu reforçou sua equipe própria com a contratação de cerca de 50 homens, 5 caminhões e tratores para auxiliar na limpeza da cidade durante todo o período da Campanha de Combate à Dengue

  •  Orientação da população sobre os ecopontos de pneus e de material reciclável

Informar os moradores sobre os locais onde funcionam o descarte de pneus e material reciclável. São dois ecopontos da cidade. O Ecoponto de Pneus fica na Rua Adílio Santo, 1.050, no Jardim Conde do Pinhal, e recebe pneus de borracharias e oficinas às quartas-feiras. O ecoponto de material reciclável funciona na Associação Recicla Jaú, na Rua João Tozzi, s/n, no Jardim Cila de Lúcio Bauab

  •  Dar continuidade ao projeto Reciclar para o Amanhã com alunos das 18 EMEFs de Jaú e das escolas estaduais

Projeto realizado experimentalmente em dois meses de 2014 foi ampliado para todo o ano de 2015, em parceria com a Secretaria de Educação. O projeto envolveu mais de 10 mil alunos Escolas Municipais de Educação Fundamental e das escolas estaduais em 2015. E será mantido em 2016.

O projeto incentiva alunos a levar material reciclável às escolas. O material recolhido é destinado à Associação Recicla Jaú.

 

Secretaria de Mobilidade Urbana

  •  Limpeza de galerias e boca-de-lobo entupidas

Equipe atua de forma permanente na limpeza de galerias e boca-de-lobo entupidas. Nesses locais costumam ficar acumulados copos, garrafas e outros recipientes que podem acumular água e servir como criadouro do mosquito.

  •  Recolha de entulho descartado indevidamente por moradores

Recolha de material sólido e sujeira de locais onde a população descarta indevidamente, criando “lixões” em regiões periféricas da cidade.

  •  Parceria com Secretaria de Meio Ambiente na coleta de material inservível das residências

Colocação de caminhões e homens percorrendo os bairros da cidade no mutirão para limpeza de material inservível descartado por moradores. População é avisada do calendário de recolha nos bairros para que depositem nas calçadas móveis velhos, garrafas, latas, pneus e todo material inservível que se acumula nos quintais e que possa servir de criadouros para o mosquito da dengue e outros animais peçonhentos

Gabinete / Departamento de Comunicação

  •  Outdoor: veiculação de 150 cartazes/ bissemana

Período: dezembro/2015 a abril/2016

  •  Distribuição de 50.000 kits contendo envelope e cartilha com orientações à população

Cartilha traz informações sobre eliminação de criadouros e como combater a dengue

50.000 unidades serão distribuídas nas residências com o objetivo de reforçar o conhecimento do morador sobre o problema dos criadouros dos mosquitos que, na maioria das vezes, está dentro de casa.

  •  Parceria com emissoras de rádio para divulgação da campanha de combate à dengue


Secretaria de Governo

  •  Realização da palestra “Noções básicas de controle da dengue”

Objetivo é levar informação e orientar população sobre o que é a doença, como se pega e, principalmente, como se atua na prevenção e eliminação dos criadouros. Palestra, em parceria com a Secretaria de Saúde, ocorre na primeira quinzena de dezembro no Cinema Municipal.



Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho

  •  Envio de mensagens de celulares (SMS) para clientes Vivo em Jaú com orientação sobre a dengue.

  A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho, firmou convênio com a operadora de telefonia VIVO para o disparo de 200 mil torpedos divididos em duas etapas para clientes de Jaú (DDD 14) da operadora. Mensagem vai orientar o morador a eliminar os criadouros de mosquito da dengue. O convênio é gratuito. A ação será realizada em data a ser definida.

 

 

 

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas