8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu e Instituto Sírio Libanês realizam aula inaugural de Curso de Especialização em Educação na Saúde para preceptores do SUS

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e Instituto Sírio Libanês, realizou na manhã desta quarta-feira (04/11) aula inaugural do Curso de Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS para 21 médicos aprovados no processo seletivo para o Curso.

“São duas conquistas que o Município obteve durante nossa administração, das quais temos que nos orgulhar: somente 48 cidades no país foram selecionadas para oferecer esse curso de especialização em preceptoria médica. Além disso, o número de cidades escolhidas para receber o curso de medicina é menor ainda. É um legado que está sendo deixado. Os frutos das sementes plantadas nesse momento serão colhidos futuramente. Mas o importante é que Jaú está se preparando para isso. Estamos finalmente compreendendo a importância da medicina primária em atenção básica. Obviamente que destacamos a importância da medicina de especialidade. Sabemos o quanto isso repercutiu positivamente na resolução de inúmeros problemas, e sabemos o quanto o profissional especialista é importante. Mas não adianta nada sermos um país de especialistas, onde teremos cada vez mais médicos sabendo muito sobre a especialidade, e de outro lado termos problemas seríssimos de custeio na área da saúde. Se tivéssemos um número maior de médicos generalistas e uma cultura maior de generalidade na nossa medicina, não tenho dúvida que mais da metade dos problemas que temos no pronto atendimento e na urgência e emergência não existiriam”, reforça o prefeito Rafael Agostini.

O Município de Jaú foi habilitado para implantar o curso de Medicina, parte integrante do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde. O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou em 2014 a capacitação dos facilitadores do ensino de residência médica, onde o Município de Jaú teve um representante desse processo de formação, cuja responsabilidade desse facilitador é participar do processo de formação dos médicos em preceptoria de residência médica.

O Curso de Especialização em preceptoria para residência médica do SUS terá carga horária total de 360 horas, sendo 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância, com objetivo de qualificar a formação dos profissionais de saúde na rede SUS, em especial nas áreas de atenção básica e estratégica em atenção à saúde da família. Os encontros mensais presenciais serão em número de dez, cada um deles com três dias consecutivos e integrais de duração. Serão desenvolvidos no período de dez meses.

A Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS apoiará a capacitação de profissionais do SUS em educação na saúde, de modo que as atividades educacionais com graduandos e profissionais técnicos ou em pós-graduação possam estar voltadas ao desenvolvimento de um perfil ancorado na integralidade do cuidado e na equidade da atenção.

 O especializando do curso de Educação na Saúde para Preceptores do SUS está convidado a participar desse desafio, desenvolvendo capacidades na sua área de atuação e promovendo, na sua região de saúde, a construção de projetos aplicativos voltados a incorporação da dimensão educacional na pratica dos profissionais do SUS e a ampliação da dimensão assistencial dos serviços envolvidos, considerando-se a melhoria da efetividade, eficacia, eficiência, qualidade e segurança do cuidado a saúde.

 

 

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas