Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
Atrações no Parque do Rio Jaú começam às 14h de domingo com feira de troca de livros, cordel de poesias, circo, artesanato e música popular; à noite tem teatro no Centro de Artes do Jardim Emília
A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, celebra a partir deste domingo (18/10) a escritora jauense Hilda Hilst com o Festival Literário que a homenageia. Atrações em dois locais dão início ao Festival Literário Hilda Hilst, cuja programação se estende ao longo das próximas duas semanas, culminando com a premiação do Concurso Literário no dia 31 de outubro. Neste domingo tem atrações no Parque do Rio Jaú a partir das 14h com feira de troca de livros, cordel de poesias, circo, artesanato e música popular brasileira; à noite tem teatro no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Jardim Emília.
Gerente da Secretaria de Cultura, Jeferson Miranda, ressalta que todas as atrações são gratuitas e convida a população a participar. “A partir das 14h, no Parque do Rio Jaú, vamos ter o Parque Literário, com várias atrações na área de literatura, como feira de troca de livros e cordel de poesias. Vamos ter circo, artesanato e múisca popular brasileira. Essa programação abre o nosso festival e faz parte também do Festival 6 Continentes, um festival internacional que reúne países de língua portuguesa”.
Ele fala ainda sobre o novo equipamento público a ser disponibilizado pela Prefeitura de Jahu à população e da primeira intervenção artística no local. “Ainda no domingo teremos um evento-teste no cineteatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no Jardim Dona Emília: o espetáculo Agreste, pelo Grupo Teatral Epifania.. O espetáculo é feito por dois contadores de história que vão narrar toda a mitologia que envolve o cordel nordestino. De forma bastante poética conseguem dramatizar várias situações muito importantes. Vai ser apresentado gratuitamente e faz parte do projeto de Mobilização Social no CEU. Convido a população para assistir ao espetáculo e conhecer o equipamento que vai ser inaugurado em novembro.”
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), a praça de esportes e cultura, fica na rua Braz Castro Marques no Jardim Dona Emília – entre os bairros São Crispim e Olímpia
Agreste - Resultado das oficinas do grupo Epifania com orientação de Murilo de Andrade do Projeto Ademar Guerra, o espetáculo conta com as atrizes Deborah Sales e Jeniffer Lopes e a trilha sonora de Giovani Hakime e Rogério Borim. Escrita por Newton Moreno, e baseada em reportagem verídica, Agreste é um drama de amor e pobreza no interior nordestino, narrado por dois contadores de história. É um vigoroso manifesto poético, uma fábula que trata ao mesmo tempo sobre intolerância, preconceito e amor incondicional.
“Desejar ser”, “ilusão”, “amar a gente” são alguns dos temas abordados na peça. Aborda também temas intensos que por séculos fazem parte do cotidiano como: amor incondicional, homoerotismo, preconceito social e ignorância. Podemos dizer que, sobretudo, o enredo da peça gira em torno da complexidade das relações humanas.
O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e/ou montagem de espetáculos, possibilitando o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas. A orientação artística visa à valorização desses grupos, fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo assim a produção cultural destas cidades.
Festival Literário Hilda Hilst - Programação
15 a 27 de outubro
Concurso Literário
Período de inscrições do Concurso Literário
Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu
Informações: (14) 3602-4777
18 de outubro - Domingo
Parque do Rio Jaú - 16h às 19h
Parque Literário
Festival 6 Continentes (14h às 19h)
(artesanato, literatura, circo, música, feira de troca de livros, cordel de poesias)
Parque do Rio Jaú - 14h
Circuito Cultural Paulista (14h)
Mini Circo da Cia Tápias Voadores
CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) - 20h30
Local: Jardim Dona Emília
Espetáculo Agreste (Epifania)
19 de outubro – Segunda-feira
AERO – 20h
Abertura da Feira do Livro
(sarau/talk Show com Antônio Fais e participação de Laerte Mazziero)
20 de outubro – Terça-feira
AERO – 10h às 21h
Feira do Livro
Intervenções Teatrais e Contação de História
21 de outubro – Quarta-feira
AERO – 10h às 21h
Feira do Livro
Intervenções Teatrais e Contação de História
22 de outubro - Quinta-feira
AERO – 10h às 21h
Feira do Livro
Intervenções Teatrais e Contação de História
23 de outubro - Sexta-feira
AERO – 10h às 21h
Feira do Livro
Intervenções Teatrais e Contação de História
24 de outubro – Sábado
Jahu Clube do Centro – 20h30
Café Literário com Plínio Camillo
Lançamento do livro Outras Vozes (11 Editora)
25 de outubro - Domingo
CEU – 16h às 19h
MOBILIZAÇÃO SOCIAL
(Música/ Artesanato/ Feira de Troca de Livros/ Cordel de Poesia)
28 de outubro – Quarta-Feira
Museu Municipal – 20h
Café Literário com Afonso Caramano
29 de outubro – Quinta-feira
Museu Municipal – 20h
Workshop com Tatiana Ortigoza: Como Fazer Seu Livro
30 de outubro – Sexta-feira
Museu Municipal – 19h30
Reunião Ordinária da Academia Jahuense de Letras
Participação de Tamires Frasson: Sobre Hilda Hilst
Museu Municipal – 20h30
Espetáculo: "Um Olhar de lua Atravessado de Nuvens”
Inspirado na obra de Hilda Hilst
31 de outubro – Sábado
Parque do Rio Jaú – 17h
Batalha de Mc´s
Cinema Municipal – 20h30
Encerramento do Festival Literário
Premiação do Concurso Literário 2015