8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura abre Festival Literário Hilda Hilst com atrações no Parque e no Centro de Artes

 

 "Agreste"

Festival faz parte do calendário cultural oficial do Município de Jahu e se coloca como um elo que une a cultura e educação, incluindo Feira do Livro, Concurso Literário e outros eventos

 


 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abre neste fim de semana a 4ª edição do Festival Literário Hilda Hilst. As atrações estão marcadas para domingo (18/10) em dois locais: Parque do Rio Jaú, das 14h às 19h. e no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) no Jardim Dona Emília, às 20h30. Serão duas semanas de atrações, incluindo Concurso Literário, Feira do Livro, workshop de produção de livros e diversos espetáculos. O festival foi resgatado no ano passado e promete repetir o sucesso.

 

 

O secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves, diz que o Festival Literário tem a presença marcante dos autores jauenses, como Afonso Caramano, Tamires Frasson e Antônio Fais e faz um importante intercâmbio com nomes de referência no cenário literário nacional. como Plínio Camilo. “Abre-se, por mais um ano, o espaço para a discussão literária e a produção escrita em nossa cidade. Ao longo de suas edições anteriores, o Hilda Hilst buscou um espaço especial na cena literária de nossa região, com trabalhos voltados ao incentivo a leitura e escrita, a publicação e divulgação dos trabalhos na área literária”, diz o secretário.

 

 

O secretário fala da parceria com a Secretaria de Educação, que realiza a Feira do Livro, cuja abertura será no dia 19 de outubro no Teatro Municipal – a feira será realizada no AERO Clube de 20 a 23 de outubro. “São quatro dias. As crianças e os pais vão poder participar e conhecer todos os projetos da Secretaria de Educação.” Hamilton Chaves aponta ainda o Concurso Literário como ponto de destaque, que tem como objetivo incentivar o jovem e todos cidadãos a escrever,. a desenvolver a criatividade e a expor suas ideias.

 

 

Gerente da Secretaria de Cultura, Jeferson Miranda que que “o Festival faz parte do calendário cultural oficial do Município de Jahu e se coloca como um elo que une a cultura e educação. A parceria com a Secretaria de Educação além de traduzir o trabalho interdisciplinar permite a potencialização da programação que passa a contar também com uma Feira do Livro, organizada e promovida pela Secretaria de Educação, e que permite que toda a rede básica de ensino tenha contado com a proposta do Festival Literário”.

 


O Festival 6 Continentes

 

A programação cultural começa no domingo (18/10) com eventos em dois locais em momentos diferentes. No Parque do Rio Jaú será realizado o Parque Literário. Com o intuito de homenagear a língua portuguesa, e integrante o Festival 6 Continentes, uma série de atrações culturais (artesanato, literatura, circo, música) ocorrem entre às 16h e às 19h. Feira de troca de Livros, cordel de poesias, música popular brasileira serão realizados paralelamente à atração do Circuito Cultural Paulista: Mini Circo, a partir das 14h.

 

 

O Festival 6 Continentes envolve ativamente vários países e comunidades de língua portuguesa em simultaneidade. Em sua segunda edição o festival contra com atrações musicais, exibições de filmes, exposições de pintura, escultura, fotografia, espetáculos de dança, teatro, alta costura, capoeira, gastronomia, encontros de poesia, lançamentos de livros, artesanato, arte urbana e artesanato. O Festival 6 Continentes é um evento com consciência social sendo dada, em cada edição anual, visibilidade a causas sociais escolhidas dentro do universo de língua portuguesa.

 


 

Circuito Cultural Paulista

 

 

Integrando o Parque Literário, o espetáculo circense Mini Circo da Cia Tápias Voadores traz um espetáculo que promove uma aventura dentro de uma pequena lona de circo, montada ao ar livre, com elementos de circo em miniatura. Com experiências aos olhos de todos é um grande encontro infantil em forma de oficinas, arame, pernas de pau, bola de equilíbrio. Isso tudo ao ritmo de performances com bonecos.

 


 

Epifania

 

 

Finalizando a programação do domingo. o Grupo Teatral Epifania apresenta no teatro do Centro de Artes do Jardim Dona Emília, às 20h30, o espetáculo: Agreste. Resultado das oficinas do grupo com orientação de Murilo de Andrade, do Projeto Ademar Guerra, o espetáculo conta com as atrizes Deborah Sales e Jeniffer Lopes e a trilha sonora de Giovani Hakime e Rogério Borim.

 

 

Escrita por Newton Moreno e baseada em reportagem verídica, Agreste é um drama de amor e pobreza no interior nordestino, narrado por dois contadores de história. É um vigoroso manifesto poético, uma fábula que trata ao mesmo tempo sobre intolerância, preconceito e amor incondicional.

 

 

Desejar ser”, “ilusão”, “amar a gente” são alguns dos temas abordados na peça. Aborda também temas intensos que por séculos fazem parte do cotidiano como: amor incondicional, homoerotismo, preconceito social e ignorância. Podemos dizer que, sobretudo, o enredo da peça gira em torno da complexidade das relações humanas.

 

 

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e/ou montagem de espetáculos, possibilitando o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas. A orientação artística visa à valorização desses grupos, fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo assim a produção cultural destas cidades.

 

 

O grupo estará ministrando oficina para interessados em conhecer o projeto neste domingo a tarde. Maiores informações pelo telefone da Secretaria de Cultura: 3602-4777.

 


 

Concurso Literário está com inscrições abertas

 


 

A Secretaria de Cultura e Turismo dá início nesta quinta-feira (15/10) às inscrições de textos (poesia, crônica e conto) para o 2º Concurso Literário Hilda Hilst. As inscrições poder ser feitas de 15 a 27 de outubro e todos podem participar. Os trabalhos devem ser entregues pessoalmente na própria Secretaria ou via correio no seguinte endereço: Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu - Rua Tenente Lopes, 350 – Centro. Informações: (14) 3602-4777, das 8h às 17h.

 

 

A premiação será realizada no dia 31 de outubro em evento no Cinema Municipal Clodomiro Celulari. Os jovens terão uma categoria exclusiva: poesia infanto-juvenil – até 16 anos de idade. A premiação será composta de cesta de livros, certificados e medalhas.

 

 

Podem participar do Concurso Literário do Festival Hilda Hilst todos os escritores do território nacional. O concurso abrange as categorias Conto, Crônica e Poesia. Cada participante poderá concorrer com até três textos de cada categoria. O tema do concurso é livre. O regulamento pode ser retirado na Secretaria de Cultura e Turismo.

 


VEJA REGULAMENTO GERAL

 

Feira do Livro

 

A Feira Municipal do Livro tem programação agendada para os dias 20 a 23 de outubro. A ideia do evento é incentivar o hábito da leitura e da cultura. A programação conta com palestras, contação de histórias, músicas, paródias e oficinas. Todos os eventos são gratuitos. A Feira do Livro, integrante da programação do Festival Literário de Jaú Hilda Hilst é realizado no Aeroclube de Jaú pela Secretaria de Educação, das 8h às 21h.

 

A abertura ocorre na segunda-feira (19), a partir das 20h, no Teatro Municipal Elza Muneratto, e contará com um Sarau/Talk Show com Antônio Fais e a participação especial de Laerte Mazziero. Informações na Secretaria de Educação: Rua Riachuelo, 593, centro. Ou Secretaria de Cultura: (14) 3602-0777.

 


OUÇA SONORA DO SECRETÁRIO HAMILTON CHAVES. CLIQUE AQUI

 

Festival Literário Hilda Hilst - Programação

 


15 a 27 de outubro

 

 

Concurso Literário

 

 

Período de inscrições do Concurso Literário

 

 

Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu

 

 

Informações: (14) 3602-4777

 


 

18 de outubro - Domingo

 

 

Parque do Rio Jaú - 16h às 19h

 

 

Parque Literário

 

 

Festival 6 Continentes (14h às 19h)

 

 

(artesanato, literatura, circo, música, feira de troca de livros, cordel de poesias)

 


 

Parque do Rio Jaú - 14h

 

 

Circuito Cultural Paulista (14h)

 

 

Mini Circo da Cia Tápias Voadores

 


 

CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) - 20h30

 

 

Local: Jardim Dona Emília

 

 

Espetáculo Agreste (Epifania)

 


 

19 de outubro – Segunda-feira

 

 

AERO – 20h

 

 

Abertura da Feira do Livro

 

 

(sarau/talk Show com Antônio Fais e participação de Laerte Mazziero)

 


 

20 de outubro – Terça-feira

 

 

AERO – 10h às 21h

 

 

Feira do Livro

 

 

Intervenções Teatrais e Contação de História

 


 

21 de outubro – Quarta-feira

 

 

AERO – 10h às 21h

 

 

Feira do Livro

 

 

Intervenções Teatrais e Contação de História

 


 

22 de outubro - Quinta-feira

 

 

AERO – 10h às 21h

 

Feira do Livro

 

Intervenções Teatrais e Contação de História

 


 

23 de outubro - Sexta-feira

 

 

AERO – 10h às 21h

 

 

Feira do Livro

 

 

Intervenções Teatrais e Contação de História

 


 

24 de outubro – Sábado

 

 

Jahu Clube do Centro – 20h30

 

 

Café Literário com Plínio Camillo

 

 

Lançamento do livro Outras Vozes (11 Editora)

 


 

25 de outubro - Domingo

 

CEU – 16h às 19h

MOBILIZAÇÃO SOCIAL

 

(Música/ Artesanato/ Feira de Troca de Livros/ Cordel de Poesia)

 


 

28 de outubro – Quarta-Feira

 

 

Museu Municipal – 20h

 

 

Café Literário com Afonso Caramano

 


 

29 de outubro – Quinta-feira

 

 

Museu Municipal – 20h

 

 

Workshop com Tatiana Ortigoza: Como Fazer Seu Livro

 


 

30 de outubro – Sexta-feira

 

 

Museu Municipal – 19h30

 

 

Reunião Ordinária da Academia Jahuense de Letras

 

Participação de Tamires Frasson: Sobre Hilda Hilst

 


 

Museu Municipal – 20h30

 

 

Espetáculo: "Um Olhar de lua Atravessado de Nuvens”

 

 

Inspirado na obra de Hilda Hilst

 


 

31 de outubro – Sábado

 

 

Parque do Rio Jaú – 17h

 

 

Batalha de Mc´s

 


 

Cinema Municipal – 20h30

 

 

Encerramento do Festival Literário

 

 

Premiação do Concurso Literário 2015

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas