8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura convida população para Mobilização Social no CEU do Jardim Dona Emília

 

Centro de Artes e Esportes Unificados vai integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer; reuniões dias 14 e 21 antecedem ações programadas para novembro


 

A Prefeitura de Jahu, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, Esportes e Assistência Social, convidam os moradores dos bairros São Crispim, Dona Emília, Márcio Soufen Redi, Maria Isabel, Olímpia, Novo Horizonte e toda a comunidade artística e esportiva da cidade para participarem das reuniões de Mobilização Social que antecedem a entrega e a inauguração do Centro das Artes e Esportes Unificados (CEU), a praça de esportes e cultura construída na rua Braz Castro Marques no Jardim Dona Emília.

 

Gerente da Secretaria de Cultura e Turismo, Jeferson Miranda, que está coordenando as reuniões com a comunidade e artistas, diz que as duas próximas reuniões serão nesta quarta-feira (14/10) e na próxima (21/10), às 19h, no próprio CEU. Nesta semana o tema será “Gestão Compartilhada” e na próxima será “Usos e Programação”. Segundo ele, já foram realizadas reuniões com o tema “Intervenção Artística.”

 

“Nos dias 1 e 8 de novembro teremos intervenções artísticas durante todo o dia. Serão realizadas intervenções culturais, esportivas e de lazer. A comunidade poderá participar e entender todo o potencial desse projeto”, diz o gerente, ressaltando que “a coordenação do equipamento e as atividades serão decididas democraticamente pela população, pela comunidade e pelos próprios usuários”.

 

Jeferson Miranda fala sobre o local previsto para ser inaugurado oficialmente em novembro, apesar de parte das instalações já estar em uso por crianças e jovens dos bairros vizinhos: “O Centro de Artes e Esportes Unificados é um equipamento público que tem por objetivo integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital em municípios e áreas com escassez desses recursos.”

O gerente da Secretaria de Cultura fala da importância de se ter um local como esse para descentralizar serviços públicos, incluindo a cultura, o esporte e o lazer. O CEU terá, entre outras coisas, aulas esportivas em modalidades como judô e xadrez, isso sem contar que é uma nova estrutura com capacidade de dar suporte às manifestações culturais e artísticas da cidade.


Parceria e gestão compartilhada - O CEU é um projeto idealizado em conjunto pelos ministérios da Cultura, Esporte, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça, Trabalho e Emprego, e Planejamento, Orçamento e Gestão em parceria com a Prefeitura de Jahu. O Centro de Artes e Esportes Unificados integra num mesmo espaço físico programas, serviços e ações setoriais, visando à promoção da cidadania e à redução da pobreza nos territórios onde será construído.
Em Jaú o equipamento está situado em área vizinha ao conjunto habitacional Dona Emília, mas atenderá todo o entorno abrangendo um grande número de bairros. Disponibilizará projetos implementados e gerenciados pelas Secretarias de Cultura e Turismo, Secretaria de Esportes e Secretaria de Assistência Social. Ofertará biblioteca, com um acervo de mais de 2 mil livros, telecentro, cineteatro, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, área para caminhada e treinamentos físicos.
A gestão do equipamento também apresenta um diferencial: A Gestão Tripartite. De forma democrática a gestão é realizada por uma UGL (Unidade Gestora Local) composta por membros do poder público nomeados, membros da sociedade civil organizada e membros da comunidade local. Essa UGL decidirá as demandas a serem atendidas, de acordo com o perfil da comunidade, além de coordenar os projetos realizados deverá fiscalizar, garantir a qualidade, a acessibilidade, a sustentabilidade das ações.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas