8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura faz plantio de centenas de mudas em área da Avenida Décio Pacheco

Área em frente do Corpo de Bombeiros vai se transformar em bosque por meio de projeto que envolve alunos das escolas municipais; outros locais na área urbana estão recebendo o mesmo tratamento


A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com escolas municipais, realiza nesta terça-feira (15/09) plantio de cerca de 90 mudas de árvore em área no início da Avenida Décio Pacheco, em frente da base do Corpo de Bombeiros. O plantio será às 9h com a presença de alunos das escolas municipais Helena de Castro e José Maria de Almeida Prado. Este será o quarto plantio de árvores no local, totalizando cerca de 300 mudas,

 

O secretário de Meio Ambiente de Jaú, Eduardo Abussamra, explica que esse plantio está dentro do Projeto Pulmões da Cidade – Bosques Urbanos, que consiste em fazer o plantio de árvores de grande porte em áreas da cidade sem arborização. Além disso, o projeto também tem como objetivo estimular a educação ambiental das crianças, uma vez que os alunos são chamados para acompanhar o plantio.

 

Esse plantio é perto dos bombeiros, no Jardim Continental, numa grande à direita de quem sobe o pontilhão. Vamos fazer um bosque bonito ali. Nesta semana está programada a presença dos alunos de duas escolas, Em plantios assim os alunos vão ganhando paixão pelo local. Isso é educação ambiental. Os alunos precisam ter paixão por isso”, disse o secretário.

 

A próxima área a ser transformada em bosque é na Avenida Fernando de Lúcio, perto do pátio de veículos apreendidos pelo Detran. “Vamos formar outro bosque nessa área verde da Prefeitura, que hoje completamente desprovida de arborização.” O objetivo, segundo ele, é “deixar bem conduzida a criação de dez a quinze bosques semelhantes a esse na cidade até o fim do ano que vem. “Vão ser lugares com mata adensada dentro da cidade. Um projeto bem legal para criar esses pulmões urbanos.”

 

Eduardo Abussamra convida todas as escolas que queiram participar do projeto para que procure a Secretaria de Meio Ambiente (3621-6989). “Escolas que queiram participaram podem nos procurar- inclusive escolas particulares. Educação ambiental é para todos, todas as crianças precisam ter educação ambiental. Isso é fundamental.”

 

O projeto Pulmões da Cidade, segundo o secretário de Meio Ambiente, começou por outras áreas. “Fizemos três deles. Um no Jardim das Paineiras, onde se fala a praça da mina, uma área verde de um quarteirão sem arborização nenhuma. Foram plantadas cerca der 800 árvores de grande porte. . Vamos transformar o local num bosque fenomenal.”

 

De acordo com Eduardo Abussamra, também foi feita arborização nesses moldes no Jardim João Ballan e ao lado do Córrego dos Pires, próximo ao CIDE, no Jardim Cila de Lúcio Bauab. ”E um plantio pensado, com árvores de grande porte, para que vinguem e fechem mesmo.”

 

Ele explica que na cidade existem vários segmentos de áreas verdes de cada uma tem o tratamento devido. Ele fala num bosque é possível ter árvores de de grande porte, que não precisam de poda, que não prejudicam a iluminação, com trilhas. É um lugar bem fechado, diferente de praças, jardins e parques. Uma praça, segundo ele, tem pocas árvores e é basicamente ornamental. Jardins costumam ter mais árvores, mas ainda preza o paisagismo, a iluminação e os bancos. Os parques, por sua vez, são locais mais abertos, sem calçamento e grande área verde, como o Parque do Rio Jaú.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas