Prefeitura de Jahu > Prefeitura faz balanço do Festival de Inverno e aponta público de mais de 35 mil pessoas

Deu Ruim Show de Improviso, o maior público no Teatro Municipal: duas sessões em 19 de julho para atender à demanda

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, fez uma análise do Festival de Inverno de Jahu, encerrado no domingo (2/08) com o show da Jahu Jazz Band e da convidada especial Jane Duboc. O Teatro Municipal Elza Muneratto ficou lotado para a grande atração de encerramento do festival, um dos maiores do Estado de São Paulo. Foram cerca de 35 mil espectadores ao longo de 32 dias de eventos, movimentando cerca de 1.300 artistas em dezenas de atrações, incluindo workhops destinados a artistas locais num intercâmbio com artistas consagrados..

Fizemos o encerramento do Festival de Inverno de Jahu no domingo e é muito boa a avaliação de todo o evento, que movimentou a cidade com oferta de espetáculos e shows por toda a cidade. Tivemos aumento de 40% no público total em relação aos anos anteriores”, comentou o secretário de Cultura, Hamilton Chaves. Segundo ele, o investimento foi de cerca de R$ 200 mil, sendo que 60% do investimento ficou com artistas e empresas locais envolvidos no Festival.

Hamilton Chaves apontou ainda como importante o intercâmbio com artistas de renome nacional e até internacional, uma vez que o Parque do Rio Jaú foi palco para os shows do neozelandês Jimmy Red Brand e do norte-americano J.J. Jackson. Teatro Municipal, Estação Cultura, Praça Siqueira Campos, Cinema, Museu, Distrito de Potunduva e outros locais receberam apresentações das mais diversas.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, outro ponto a destacar no Festival de Inverno deste ano foi a parceria com o setor privado, o que permitiu expandir a programação oficial com a inclusão do Circuito Gastronômico e Cultural. “O Circuito Gastronômico foi muito interessante. O público saia de um evento do calendário oficial e tinha a opção de continuar assistindo espetáculos em bares e restaurantes da cidade.” Entre os 35 mil espectadores muitos são de cidades vizinhas, que vieram a Jaú e ajudaram a incrementar o movimento nos estabelecimentos participantes.

Para o secretário, o Festival de Inverno de Jahu se consolida a cada ano, sendo que em 2015 foram criadas semanas especiais nas quais eventos semelhantes foram agendados um próximo do outro – Semana da Música Popular Brasileira, Semana da Música Clássica, Semana de Artes Cênicas e Visuais e outras. “Esse festival pertence ao Município de Jaú e a toda a região. Em nível estadual, já é um só maiores do Estado. Temos de nos orgulhar disso”. Hamilton Chaves aponta ainda o fato de todos os eventos serem de graça, permitindo à população escolher o que acompanhar ao longo dos 32 dias. “

Ele agradece ao público que participou e prestigiou o Festival de Inverno. “Isso nos motiva a continuar investindo na cultura da cidade. Estamos no caminho certo”, finaliza o secretário de Cultura, que fez questão de acompanhar o show da cantora Jane Duboc no Teatro. Todos se encantaram com a voz doce e afinada de uma das maiores intérpretes do Brasil. O público chegou a cantar junto com Jane Duboc a música “Sonhos”, uma das tantas que ela cantou na companhia do maestro Fábio Lopes e dos músicos da Jahu Jazz Band.

OUÇA SONORA DO SECRETÁRIO HAMILTON CHAVES ANALISANDO O EVENTO

Festival de Inverno - Jahu Jazz Band e Jane Duboc - FOTOS