8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Orquestra Sinfônica de Catanduva se apresenta no Festival de Inverno

Apresentação ocorre nesta terça-feira, às 20h30, no Teatro Municipal, dentro da semana de música clássica, que tem ainda a presença das sinfônicas de Araraquara e de Indaiatuba

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abre espaço à música erudita até sexta-feira, dentro da Semana Jauense de Música Clássica do Festival de Inverno de Jahu. Nesta semana duas orquestras, sendo uma sinfônica (Orquestra Sinfônica de Catanduva) e outra filarmônica (Orquestra Filarmônica Experimental da Uniara) se apresentarão, além da Banda Sinfônica de Indaiatuba. Também tem espaço para os jovens concertistas da cidade. A entrada é gratuita.

A Semana de Música Clássica do 24º Festival de Inverno de Jahu realiza nesta terça (28/07), às 20h30, no Teatro Municipal Elza Muneratto, a apresentação do concerto de férias da Orquestra Sinfônica de Catanduva (O.S.C.A). O concerto faz parte da programação oficial do festival e é composto de músicas eruditas selecionadas pela curadoria de música (detalhes abaixo). A semana foi aberta no domingo (26/07) com a apresentação da Banda Musical Municipal de Dois Córregos, quando centenas de pessoas estiveram no teatro para acompanhar as músicas clássicas selecionadas pela corporação.

O secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves, convida a população para a apresentação desta terça-feira. “Entramos na semana dedicada à música clássica erudita, com shows gratuitos. É mais uma orquestra que trazemos para cidade, desta vez uma orquestra do oeste paulista e de renome estadual. Convidamos a ouvir esse grande espetáculo a partir das 20h30 no Teatro.”

Ele lembra ainda que o Festival de Inverno de uma série de atrações durante a semana, incluindo palestra com fotógrafo no Senac nesta terça-feira e os tributos a Raul Seixas e Luiz Gonzaga no Distrito de Potuduva no sábado, isso sem contar o grande encerramento previsto para a noite de domingo, com a Jahu Jazz Band e Jane Duboc no Teatro. “Jauenses, não percam esta oportunidade.”

 

Mais atrações - Também está prevista a palestra sobre fotografia com Cristiano Mascaro, às 19h desta terça-feira (28/07) no Senac. No sábado, a atração será no Distrito de Potunduva, com o Reis do Baião e o Tributo Toca Raul. Reis do Baião será uma grande homenagem a cultura nordestina trazendo música dos grandes compositores e cantores do Nordeste, de Luís Gonzaga a Dominguinhos os ritmos característicos da terra serão apresentados em arranjos especialmente preparados para o evento que ocorre durante o Festival de Inverno.

O Toca Raul é um tributo ao grande músico brasileiro que em sua carreira criou uma verdadeira legião de fãs. Raul Seixas foi um grande visionário que muito além de sua forma controvertida tinha a genialidade musical de poucos.

Para o fim de semana, nos dois últimos dias do Festival de Inverno, as atrações são imperdíveis. No sábado o Festival volta ao Parque do Rio Jaú com a apresentação do bluesman e performancer J.J. Jackson, às 20h, com a banda Feeck Fraw fazendo a abertura a partir das 18h. No domingo, a Jahu Jazz Band se apresentará em um concerto de gala ao lado de uma das mais belas vozes da música popular brasileira: Jane Duboc. A apresentação às 20h30 no Teatro Municipal.

O secretário Hamilton Chaves diz que o show de J.J. Jackson entra na programação do Festival de Inverno em substituição ao Grupo de Referência do Projeto Guri de São José do Rio Preto, que desistiu de vir a Jaú. A desistência partiu da coordenação do projeto por causa do período de férias dos alunos participantes. J. J. Jackson é um nome importante da música americana e considerado um dos maiores intérpretes de jazz e do blues.

 

Orquestra Sinfônica de Catanduva

28 de julho - Terça

Teatro Municipal - 20h30

A O.S.C.A, é uma iniciativa arrojada e inovadora, tornando possível, pela primeira vez, que uma orquestra em Catanduva execute peças originais, escrita pelos próprios autores, procurando obedecer todos os conceitos de época, do barroco ao contemporâneo, sem arranjos facilitados, ou seja, tocar na integra as mesmas notas que foram escritas pelos próprios compositores. O trabalho, essencialmente, visa o desenvolvimento de repertório sinfônico e novos instrumentistas.

O seu concerto de estreia foi em dezembro de 2008, e os trabalhos (ensaios) se iniciaram em outubro do mesmo ano. Conta com a regência de Dejair Rodolfi, e a assessoria artística indispensável do renomado professor e músico Ricardo Fukuda, hoje é composta por 45 integrantes. Em sete ano, a O.S.C.A. conquistou um espaço diferenciado no interior paulista, e, paulatinamente, vem recebendo elogios daqueles que acreditam no investimento em projetos culturais como forma de resgate e preservação da cultura brasileira

Logicamente que isso decorre do trabalho sério desenvolvido pela orquestra dentro de seu meio de atuação, especialmente em meio a dezenas de concertos realizados, marca esta que a O.S.C.A. se propõe a manter, tudo isso sendo reforçado pela insistente busca de popularização de seu trabalho diante de toda a comunidade local.

 

Cristiano Mascaro faz palestra sobre fotografia no Festival de Inverno

28 de julho - terça
SENAC - 19h
Palestra com Cristiano Mascaro
O fotógrafo paulista Cristiano Mascaro, grande nome da fotografia brasileira vem a Jaú para palestra gratuita dentro da programação do Festival de Inverno de Jahu, promovido pela Prefeitura de Jahu. A palestra será às 19h no Senac. A inscrição é gratuita com vagas limitadas.

Cristiano Mascaro tem na arquitetura das cidades um dos eixos fundamentais de sua obra. Isto também se explica por sua formação – na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), entre 1964 e 1968 -, mas tal processo vai se apurando ano após ano.

Da sua atuação como repórter fotográfico na Revista Veja, nos anos 1960, Mascaro ainda guarda certa pulsão do fotojornalismo pelo inesperado, mas seu olhar tem mais a ver com o que se esboçava na sua primeira individual, certeiramente intitulada paisagem urbana, em 1974, na galeria paulistana enfoco.

Dois anos depois, o fotógrafo realiza um ensaio especialmente para a Pinacoteca do Estado, abordando dois bairros contíguos ao museu: Bom Retiro e Luz. Depois, em 1981, Mascaro faz outra individual no espaço, ninguém ensina o que não sabe.

Entre os principais nomes que o influenciaram neste início de carreira, estão Henri Cartier-Bresson (1908-2004), André Kertész (1894-1985), Robert Frank (1924) e Sergio Iarraín (1931-2012).

São paulo, cidade onde vive sempre foi central em sua obra. “há uma diversidade, uma mobilidade, cenários variados. Você fica parado em uma esquina, e as coisas acontecem à sua revelia” dizia ele em 2008.

Mascaro é mestre e doutor pela USP, ganhador de uma bolsa vitae de artes e de 3 prêmios abril de fotojornalismo. Em 2006, participa como arquiteto homenageado da VI Bienal Internacional de Arquitetura e Design apresentando a exposição o brasil em x, em y, em z e em 2007 recebe o prêmio especial Porto Seguro de fotografia pelo conjunto de sua obra. Atualmente, Cristiano Mascaro é fotógrafo independente e dedica-se a projetos pessoais.

 

Jovens concertistas mostram o talento de Jaú no teatro

 

29 de julho - Quarta

Teatro Municipal - 20h30

Jovens Concertistas Jauenses: João Gustavo Rangel e Christiane Napoleão

O Teatro Municipal Elza Muneratto abre suas portas para os jovens talentos da música erudita jauense. A Sala 2 receberá, às 20h30 desta quarta-feira (29/07), com entrada gratuita, os solistas João Gustavo Rangel (piano) e Christiane Napoleão (violão). A apresentação faz parte da Semana Jauense de Música Clássica, do 24º Festival de Inverno de Jahu.

João Gustavo Rangel

O jovem pianista João Gustavo Rangel desde criança já mostrava interesse e admiração pela música erudita. Aos 8 anos participou do Projeto Guri, onde teve seu primeiro contato com o violino. Dentro do projeto ficou até os 11 anos e foi integrante da Orquestra Jovem. A paixão pelo piano surgiu aos 9 anos de idade, após assistir ao Concerto para Piano e Orquestra Nº 5 Imperador, de Beethoven. Iniciou seus em piano no Conservatório Jauense de Música e ali pode extrair bons conhecimentos com a professora Arlete Cecília Busin Minhoto Teixeira,  e com o maestro e professor Antonio Waldemiro de Oliveira (Mir de Oliveira), bacharel em composição musical pela Unicamp. Seus aprofundamentos técnicos foram relizados no Rio de Janeiro com os técnico-pianísticos: Gláucio Munduruca e com a ilustre pianista Linda Bustani, formada pelo Conservatório de Moscou, na Rússia.

No concerto desta semana o pianista João Gustavo Rangel preparou peças de grandes nomes da música erudita, como Beethoven e Schumann. Seu concerto proporcionará aos amantes da música clássica uma verdadeira viajem aos tons e timbres dos grandes mestres compositores.

Christiane Napoleão

Christiane Napoleão é um dos talentos genuinamente nascidos dos investimentos culturais e das parcerias realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo. Hoje estudante de violão clássico no Conservatório de Tatuí, iniciou seus estudos no Projeto Guri, projeto que fomenta o ensino de música às crianças e adolescentes e que abrange o estado de São Paulo. A continuidade foi dada nas aulas gratuitas, oferecidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, ministradas pelo professor de violão Sabatino, na Estação Cultura, chegando a fazer parte da Camerata de Violões de 2014 que se apresentou sob a regência do mesmo. Assim, a menina que se tornou música tem agora um espaço para demonstrar o resultado de seus estudos e dedicação.

No concerto desta semana a violonista, Christiane Napoleão, preparou peças de grandes nomes como Weiss, Villa Lobos, Piazolla, Jacomino e Zequinha de Abreu. Sua intenção é promover uma apresentação que permita um diálogo entre o repertório de mestres internacionais com os grandes nomes da música brasileira.

 

Orquestra Filarmônica da Uniara se apresenta quinta-feira no Festival de Inverno

30 de julho - Quinta

Teatro Municipal - 20h30

Orquestra Filarmônica Experimental da Uniara

 A Semana de Música Clássica do 24º Festival de Inverno de Jahu realiza nesta quinta-feira (30), às 20h30, no Teatro Municipal Elza Muneratto, a apresentação da Orquestra Filarmônica Experimental da Uniara. O concerto faz parte da programação oficial do festival e compõem a seleção de músicas eruditas selecionadas pela curadoria de música.

Visando à composição de um repertório musical adequado à natureza de orquestra filarmônica, ao exercício da condição experimental e à apresentação em eventos locais, regionais e nacionais, a Orquestra Filarmônica Experimental da Uniara é composta por 47 músicos amadores - pessoas da cidade e da Uniara que tocam os seguintes instrumentos: violinos, viola, cellos, contrabaixo, pianos, flautas, clarinete picolo, clarinetes, bombardino, trompetes, trompa, trombone, sax-alto, sax-tenor e percussões. A orquestra, criada em 2003, é regida pelo maestro Rogério Toledo

Além de constituir-se em um dos maiores centros de ensino superior do Estado de São Paulo, o Centro Universitário de Araraquara (Uniara) também é um polo gerador de arte e cultura para a cidade e região. A instituição mantém os seguintes produtos culturais: coral, conjunto instrumental feminino, banda, orquestra filarmônica experimental, violonista clássico e grupo de dança contemporânea. Além disso, possui um Centro de Artes, onde são realizadas exposições e as mais diversas manifestações de arte e cultura. A Uniara acredita que cultura também é conhecimento e, por isso, investe na arte como forma de oferecer aos seus alunos e a toda a população um ensino completo e diferenciado.

 

 

Banda Sinfônica de Indaiatuba encerra Semana de Música Clássica

31 de julho - Sexta

Teatro Municipal - 20h30

Banda Sinfônica de Indaiatuba

A Semana de Música Clássica do 24º Festival de Inverno de Jahu se encerra nesta sexta-feira (31/07), às 20h30, no Teatro Municipal Elza Muneratto, com a apresentação da Banda Sinfônica de Indaiatuba. O concerto faz parte da programação oficial do festival e compõe de músicas eruditas selecionadas pela curadoria de música.

A Orquestra de Indaiatuba é formada por músicos da cidade e tem como finalidade principal promover o desenvolvimento musical de Indaiatuba e região. A Orquestra de Indaiatuba surgiu com a finalidade de promover o desenvolvimento musical de Indaiatuba e região através de apresentações de alto nível que estimulem e enriqueçam a vida musical de nossa comunidade.

O grupo foi criado no início de 2003 por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba, chamando-se nesta ocasião Orquestra Jovem de Indaiatuba. No início de 2008, em função do grande desenvolvimento musical de seus integrantes, o grupo passa a denominar-se Orquestra de Indaiatuba. Com uma programação que inclui concertos comentados e apresentações didáticas a Orquestra de Indaiatuba vem promovendo um intenso trabalho de divulgação e popularização da música clássica, tornando-a acessível a uma grande parte da população.

A Orquestra atualmente é formada por 17 instrumentistas que são dirigidos pelo regente Paulo de Paula. Além da programação regular em Indaiatuba, o grupo tem se apresentado em Vinhedo, Serra Negra, Jaguariúna, Salto, Monte Verde, realizando em 2011 uma turnê pelo Estado de São Paulo onde se apresentou em Piracicaba, Pindamonhangaba, Itapira e São Paulo. Agora chega a Jaú para apresentar seu trabalho.

 

 

Animatrix continua sendo exibido no Festival de Curtas do Festival de Inverno

Festival de Curtas de Animação

De 27 a 29 de julho - 20h

Cinema Municipal

Animatrix é uma coleção de nove contos de curta-metragem sobre o mundo de Matrix, em parte escrito pelos irmãos Wachowski. Os contos são uma fusão de computação gráfica com o tradicional anime japonês. A 24ª edição do Festival de Inverno realiza durante o mês de julho um Festival de Curtas de Animação. Sem fins competitivos o objetivo do festival é ser uma mostra que prioriza as produções não comerciais de Cinema de Animação. As animações escolhidas são vencedoras de vários Festivais que acontecem pelo mundo e oportuniza ao público a possibilidade de conhecer trabalhos nacionais e internacionais que tiveram grande repercussão nos últimos anos.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas