8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura traz Derico e Clube do Jazz para o Festival de Inverno

Saxofonista se apresenta no domingo (5/07) na abertura da Semana do Jazz; no mesmo dia será aberta exposição que reúne trabalhos do artista Jozz na Galeria de Artes


 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, programou duas atrações imperdíveis para este domingo (5/07) no Festival de Inverno de Jahu. Destaque para o músico Derico, saxofonista que ficou famoso no programa do Jô Soares e que faz seu show ao lado da banda Clube do Jazz no Teatro Municipal Elza Muneratto (21h). Um pouco antes, às 19h30, tem a abertura da exposição “Espelho Retrovisor - Reunião de trabalhos do artista Jozz” na Galeria de Artes.

 

 

“Depois do sucesso dos primeiros eventos do Festival de Inverno de Jahu, que começou com o espetáculo da orquestra Da Silva Samba, quero convidar a população para outro grande evento. Teremos o músico Derico, o conhecido saxofonista do Programa do Jô, que vai se apresentar ao lado da banda Clube do Jazz no Teatro”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves, lembrando que todo o festival é de graça.

 

 

 

O Festival de Inverno 2015 começou na noite de quarta-feira com a apresentação da Da Silva Samba Orchestra. Músicos de Jaú e região, sob o comando do maestro Fábio Lopes, fizeram o espetáculo Seleção Brasileira do Samba. Grandes mestres do samba nacional foram escalados para compor a melhor seleção musical do gênero de todos os tempos.

 

 

 

O secretário Hamilton Chaves destacou o trabalho dos músicos que aceitaram a proposta de Fábio Lopes de montar uma orquestra de gafieira e, com pouco tempo de ensaio, o espetáculo deu certo. O formato adotado, de escalar cada compositor numa posição, chamou a atenção e deu leveza à noite do samba. A apresentação de dançarinos em algumas canções mostrou que a sinergia entre o futebol e o samba nacional.

 

 

 

Mais de 400 pessoas estiveram no Teatro Municipal, onde ouviram músicas como Na cadência do samba (Waldir Calmon), Samba da minha terra (Dorival Caymmi), No tabuleiro da baiana (Ary Barroso), Com que roupa ( Noel Rosa), A voz do morro (Zé Ketti), Trem das onze (Adoniran Barbosa), Homenagem ao malandro (Chico Buarque de Holanda), Um a zero (Pixinguinha), O sol nascerá (Cartola), Coração Leviano (Paulinho da Viola), A flor e o espinho (Nelson Cavaquinho), Samba do avião (Tom Jobim), Na tonga da mironga do kabuletê (Vinicius de Moraes), Atire a primeira pedra (Ataufo Alves) e Volta por cima (Paulo Vanzolin).

 

FESTIVAL DE INVERNO - "DA SILVA SAMBA ORCHESTRA" - FOTOS


 

Semana do Jazz

Saxofonista do programa do Jô Soares desde 1991, Derico é um dos destaques do 24º. Festival de Inverno de Jahu. O músico se apresenta neste domingo (5/07) com a banda Clube do Jazz. Derico & Club do Jazz é um grupo formado em 2002, que traz um repertório voltado para bossa nova, jazz, blues e MPB na linguagem instrumental. Ivan Lins, Djavan, João Donato, João Bosco, Azimuth e Cama de Gato, Ray Charles, Beatles, Steve Ray Vaughan, Joe Cocker, George Gershwin e Cole Porter são alguns dos artistas que integram o set list do espetáculo com canções rearranjadas e muitas improvisações individuais.

 

 

Aliás, o improviso é uma das características desse grupo, constituído por teclado, baixo, bateria e sax/flauta. Os instrumentos são comandados, respectivamente, por Roger Pereira, Willians Zuim, Luís Américo Manaia e Derico Sciotto. Há ainda a participação vocal de Denise Amaral em alguns trechos.

 

 

Profissional desde os 11 anos e hoje referência técnica na área, Derico teve a oportunidade de estudar com mestres renomados como João Dias Carrasqueira, Antônio Carlos Carrasqueira, Jean-Noel Saghaard, Lídia Alimonda, Héctor Costita e Amilson Godoy e hoje transita com naturalidade entre o erudito e o popular.

 

 

A Clube do Jazz conta com músicos do veterano grupo Sindicato do Jazz e também com talentos da nova geração de Bauru, e desde 1993 tem com a proposta de criar arranjos próprios para clássicos do jazz, soul, blues e bossa nova. Improvisos individuais são características marcantes do grupo, que mostra toda sua técnica e criatividade exibindo uma sofisticação musical que passa pela harmonia, melodia e a batida pulsante e dinâmica da bateria e do baixo.

 

 

A parceria com o músico Derico, do Programa do Jô, data desde o ano de 2003. Derico, que é atração à parte da noite, atua também como solista com a Orquestra de Câmara Opus, de Belo Horizonte (MG), regida pelo maestro Leonardo Cunha, e também com a Orquestra Filarmônica Bachiana Jovem de São Paulo, regida pelo maestro João Carlos Martins. DericoSciotti ainda ministra palestras e workshops sobre instrumentos musicais (flauta e saxofone).

 

 

Um dos investimentos do Festival de Inverno 2015 é a música Jazz. Gênero nascido do blues e das worksongs dos trabalhadores negros norte-americanos, com forte influência da música protestante negra e do ragtime, o jazz passou por uma extraordinária sucessão de transformações no século XX. A evolução histórica do jazz, assim como da literatura, das artes plásticas e da música clássica, segue um padrão de movimento pendular, com tendências que se alternam apontando em direções opostas. Para aprofundar essas tendências o Jazz foi escolhido para nortear os workshops musicais dentro da 24ª edição do Festival de Inverno.

 


 

Retrospectiva do artista Jozz

Ainda neste domingo (5/04), às 19h30, o Festival de Inverno de Jahu contará com a ocupação da Galeria de Artes Henrique Pacheco de Almeida Prado. O local recebe a exposição “Espelho Retrovisor - Reunião de trabalhos do artista Jozz”. A vernissage será no domingo, mas os trabalhos poderão ser vistos durante todo o mês de julho, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Durante os eventos do Jahu Jazz que ocorrem na Secretaria de Cultura e Turismo, a Galeria de Artes também se manterá aberta. O Jahu Jazz terá eventos nos dias 7, 8 e 9 de julho, a partir das 21h.

 

 

O trabalho busca percorrer vários aspectos e períodos do trabalho do artista jauense Jozz, selecionando mais de 50 artes originais e impressas. Frequentadores das “canjas de jazz” durante o Jaú Jazz poderão acompanhar a exposição.

 

 

O projeto de cenografia desenvolvido pela designer de interiores Iris Pinheiro divide as obras de Jozz em três categorias e ambientes diferentes: Artes Plásticas, reunindo as pinturas sobre telas, pinturas sobre madeiras, e xilogravuras, produzidas de 2011 até o momento. Ilustração, apresentando originais e impressões de trabalhos realizados para livros, revistas, jornais, cartazes e outros, publicados de 2007 até hoje. Histórias em Quadrinhos, trazendo originais e impressos de páginas de histórias em quadrinhos publicados por Jozz em editoras ou de forma independente, também de 2007 até hoje.

 

 

O Artista

 

 

Jorge Otávio Zugliani, que assina seus trabalhos como Jozz, é ilustrador, autor de histórias em quadrinhos, designer editorial e professor.Cursou desenho e ilustração na Quanta Academia de Artes em São Paulo, graduou-se em Design Gráfico pela Universidade Mackenzie e concluiu a pós-graduação em Design Editorial pela Universidade SENAC. Em 2008, ganhou o Troféu HQMIX na categoria Desenhista Revelação. Trabalhou com vários estúdios e editoras, além de publicar os livros O Circo de Lucca (Ed. Devir), Zine Royale (independente), Menthalos (Ed. Annablume), Otelo, Rei Lear e A Luta contra Canudos (Ed. Nemo).Em 2010, viajou meses por países da América do Sul. Esta pesquisa resultou no livro artesanal América Dibujada, uma interpretação visual da obra As veias abertas da América Latina, do escritor uruguaio Eduardo Galeano.Ministrou diversos cursos e oficinas de desenho e quadrinhos para o Sistema Municipal de Bicliotecas de São Paulo e para as Fábricas de Cultura do Estado de São Paulo.
Em 2013, voltou para o interior de São Paulo, onde mantém seu estúdio, ateliê e escola de arte.

 

 

FESTIVAL DE INVERNO DE JAHU - PRÓXIMAS ATRAÇÕES


5 de julho – Domingo

 

 

Galeria de Artes – 19h30

 

 

 

Exposição: “Espelho Retrovisor – Olhares sobre a obra do Artista Jozz”

 

 


 

Teatro Municipal – 21h

 

 

 

Semana Jauense de Jazz

 

 

 

DERICO E CLUBE DO JAZZ

 


 

6 de julho – Segunda-feira

 

 

Cinema Municipal – 20h

 

 

Festival de Animações Curtas


 

7 de julho - Terça-feira

 

 

Secretaria de Cultura – 18h

 

 

 

Workshop de Jazz (bateria, saxofone, contrabaixo, guitarra e piano)

 

 


 

Cinema Municipal – 20h

 

 

Festival de Animações Curtas


 

Galeria de Artes – 21h

 

 

 

Jaú Jazz: Paulo Maia trio

 

 


 

8 de julho - Quarta-feira

 

 

Secretaria de Cultura – 18h

 

 

 

Workshop de Jazz (bateria, saxofone, contra-baixo, guitarra e piano)

 

 


 

Cinema Municipal – 20h

 

 

 

Festival de Animações Curtas

 

 


 

Galeria de Artes – 21h

 

 

 

Jaú Jazz: Trio Zabumbê

 

 


 

9 de julho - Quinta-feira

 

 

Praça da República – 9h

 

 

 

Ato Cívico – Homenagem aos Revolucionários de 1932

 

 


 

Parque do Rio Jaú – 14h

 

 

 

Viva! Feira

 

 


 

Secretaria de Cultura – 18h

 

 

 

Workshop de Jazz (bateria, saxofone, contra-baixo, guitarra e piano)

 

 


 

Estação Cultura – 21h

 

 

 

Jaú Jazz: Quarteto Caravan

 

 


 

10 de julho - Sexta-feira

 

 

Teatro Municipal – 20h30

 

 

 

ORQUESTRA PIRA JAZZ BAND

 


 

11 de julho – Sábado

 

 

Museu Municipal – 14h

 

 

 

Whorkshop Fotografando o Patrimônio com Daniel Robson Gonçalves

 

 

Passeio Turístico-Histórico


 

Parque do Rio Jaú – 18h

 

 

 

RED BLUES BAND (BAURU)

 

 

ANDRÉ CHRISTOVAM (SÃO PAULO)

 


 

12 de julho – Domingo

 

 

Parque do Rio Jaú – 18h

 

 

 

Fita K7 (Jaú)

 

 

JYMMY RED BRAND (NOVA ZELÂNDIA)

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas