8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura apresenta as atrações do Festival de Inverno de Jahu: Marina Lima canta no dia 4 de julho

 

 

Programação do Festival de Inverno de Jahu - 2015

Marina Lima, Jane Duboc, Derico, diversas orquestras, workshops, apresentações de artistas locais e internacional, exposições e debates fazem parte da multiplicidade de eventos gratuitos


A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresentou nesta terça-feira (23/06) a programação completa do Festival de Inverno de Jahu. A divulgação ocorreu em entrevista coletiva na própria secretaria, com a presença do prefeito Rafael Agostini, do secretário Hamilton Chaves, da presidente da Câmara, Cléo Furquim, do vereador Fernando Barbieri e do gerente de Cultura Jeferson Miranda.

A previsão é de ser o melhor festival de todos os tempos por conta das atrações previstas para o período entre 1 de julho e 2 de agosto. Artistas consagrados como Marina Lima, Jane Duboc e Derico, além de músico internacional (Jimmy Red), orquestras, apresentações culturais variadas, workshops, exposições e debates fazem parte da multiplicidade do mix artístico à disposição da população.

O prefeito Rafael Agostini destacou a diversidade do Festival, com atrações para todos os públicos e todos os gostos. Falou da tradição do festival e dos eventos culturais, todos de graça, para a população. “Acreditamos que o Festival de Inverno vem no sentido de engrandecer nossa diversidade cultural e nossa política de descentralização e de diversificação de atendimento a diversos pontos e diferentes estilos.”

O prefeito anunciou a vinda da cantora Marina Lima, que vai se apresentar no dia 4 de julho no Parque do Rio Jaú. A própria Marina valou de sua vinda a Jaú por meio de um vídeo gravado. “Este ano vamos contar com a Marina Lima, uma cantora que tem história na MPB, vamos contar com a Jane Duboc e dezena de outras atrações. Serão 32 dias de Festival. Todos os dias teremos atrações de ponta, de primeira linha e de graça para a população da cidade.”

O secretário Hamilton Chaves falou da diversidade das atrações oficiais do Festival e ainda ressaltou a programação paralela que será oferecida por bares e lanchonetes que aderiram ao Circuito Gastronômico e Cultural. Presidente da Câmara, Cléo Furquim disse que a programação deste ano tem tudo para ser marcante e ser um sucesso de público. O gerente Jeferson Miranda falou sobre o caráter de formação do artista local e os workshops que vão ajudar a capacitar esses artistas de Jaú e região.

Serão 32 dias de festival, três palcos temáticos (Palco Museu, Palco Teatro e Palco Estação), sob coordenação de Secretaria de Cultura e Turismo. Nestes espaços se oferecerão uma rica programação cultural, permitindo ao participante novas possibilidades e o reencontro com as já testadas e aprovadas fórmulas constantemente oferecidas pela nossa gestão.

Os lugares alternativos também também foram mantidos na edição 2015 do FESTIVAL DE INVERNO o que permitirá a manutenção da Caravana Cultural, já comum durante os dias de festival. Atrações no Distrito de Potunduva, no Cinema e praças da cidade se juntarão ao Turismo Patrimonial-Histórico em eventos pontuais.

 

Workshops

Uma série de workshops está prevista para o Festival de Inverno. A proposta é investir na formação cultural, com cursos na área de música, artes cênicas e artes visuais, além dos tradicionais shows musicais. Na área de música serão minicursos para os instrumentos bateria, guitarra, piano, contrabaixo e saxofone.


Park in Blues

Os dias 11 e 12 de julho serão dedicados ao blues. O Parque do Rio Jaú terá o Park In Blues, que trará para a cidade o André Christovam, um dos maiores nomes da história do blues no Brasil. Considerado o principal artista do blues do Brasil, ele toca no dia 11, logo após a Red Blues Band de Bauru.

No dia seguinte, o bluseiro neozelandês James Marshall (Jimmy Red) traz seu último CD para o Festival de Inverno. Ele faz parte da banda “The Jimmy Red Brand”. Antes, a Banda Fita K7 dá o tom musical no parque.


Artistas de renome nacional

Alguns artistas de renome nacional vão estar no Festival de Inverno de Jahu. A começar pela cantora Marina Lima, uma das grandes intérpretes da música brasileira. Ela faz seu show no dia 4 de julho no Parque do Rio Jaú. Outra cantora de sucesso, Jane Duboc, estará em Jaú para encerrar o Festival de Inverno (2 de agosto) cantando ao lado da Jahu Jazz Band. E temos ainda o saxofonista Derico, que se destacou no Programa do Jô e hoje tem se apresentado em todo o Brasil com enorme sucesso.


Semana Erudita

Historicamente marcada pela existência de boas orquestras e de ser celeiro de bons músicos a cidade de Jaú sempre foi muito receptiva a música erudita. Neste ano serão seis oportunidades de acompanhar concertos que vão desde a apresentação de orquestras e bandas sinfônicas até concertos de artistas jauenses. A programação da Semana de Música Erudita começa no domingo dia 26 de julho e se estenderá até o dia 1 de agosto. Todos eventos estão marcados para as 20h30 com entrada franca.

Apresentam-se no palco do Teatro Municipal: A Banda Musical Municipal de Dois Córregos (26 de julho), Quinteto de Metais: Mais que Quatro (Campinas, 17 de julho), OSCA - Orquestra Sinfônica de Catanduva (28 de julho), Jovens Concertistas Jauenses: João Gustavo Rangel (piano) e Christiane Napoleão (violão) (29 de julho), Orquestra Filarmônica Uniara (30 de julho), Banda Sinfônica de Indaiatuba (31 de julho) e o Grupo de Referência de Cordas Friccionadas de São José do Rio Preto (Projeto Guri - 1 de Agosto).


Espetáculos teatrais

O Festival de Inverno contará com boas opções de espetáculos. A parceria com o governo do Estado e a Secretaria Estadual da Cultura trará para Jaú, através do Programa ProAC ICMS, a apresentação do espetáculo “Tô Índio no Circo”. Inspirada em O Guarani, de José de Alencar, a montagem é encenada pelas companhias Furunfunfum (teatro) e Circo&Cia (Circo). Dia 15 de julho, às 20h30, com entrada franca.

Artistas jauenses se apresentam nos dias 18 e 19 de julho. No dia 18 subirá ao palco o tradicional Grupo Teatral Epifania com o espetáculo adaptado da obra de Ariano Suassuna “O Santo e a Porca”. No dia 19 será a vez de Avner Vitor e Tóta Rozante (Cia de Teatro Exilados) apresentarem o espetáculo de Stand up e comédia “Deu Ruim”.

Circuito Gastronômico e Cultural

Este ano, a participação da iniciativa privada veio para profissionalizar a divulgação do evento. Além disso, grandes marcas e empresas se envolveram patrocinando o evento, os melhores bares, restaurantes e casas noturnas de Jaú criaram também uma rica programação cultural para o período e dicas gourmets de inverno em um Circuito Gastronômico e Cultural. O Circuito veio pra complementar a programação do Festival, criando opções de cultura e sabor dentro dos estabelecimentos participantes.


 

Presidente da Câmara, Cléo Furquim, e o pianista João Gustavo Rangel, que se apresentou durante a entrevista

Marina Lima dá depoimento sobre sua vinda a Jaú

RESUMO DO EVENTO

Período: 1 de julho a 2 de agosto

Número de dias: 32


Total de eventos: 64 (média: 2 eventos/dia)

Público estimado: 2.000/dia

Frequência total estimada: 50.000 (em todo Festival)


Número de apresentações

Musicais: 31 (cantores/duplas/bandas/orquestra)

Cinema: 10 – exibições/debates (sessões infantis/sessão adulto)

Artes Visuais e Plásticas: 2 – exposições (galeria e espaços alternativos)

Artes Cênicas e Corporais: 5 – (teatro/circo/dança)

Workshop: 10 – (música/teatro/dança/artes plásticas e visuais)

Eventos Alternativos: 3 – (café filosófico/palestra/ mesas redondas/atos cívico)

Artesanato: 2 – feiras e exposições

Histórico/Turístico: 1 – (visitação guiada, city-tour)


PALCOS

  •  

    Palco 1 – Teatro Municipal: eventos oficiais, indoor, vanguarda e especiais (música teatro, dança, workshop)

     

  •  

    Palco 2 – Museu: eventos musicais com bandas consagradas no cenário musical jauense, artes visuais e Plásticas, eventos históricos e turísticos, cultura urbana.

     

  •  

    Palco 3 – Estação Cultura: eventos musicais com novas bandas do cenário jauense.

     

  •  

    Palcos e Locais Alternativos: Distrito de Potunduva, Galeria de Artes (Henrique Pacheco de Almeida Prado) e Secretaria de Cultura e Turismo.

     

TEMA: A ARTE E O FAZER DO ARTISTA

O objetivo do 24º Festival de Inverno de Jahu é difundir as expressões culturais locais, regionais e nacionais, oferecendo um ponto de encontro para artistas e intelectuais de várias áreas de atuação discutir as múltiplas formas do fazer artístico. Para isso, busca disponibilizar, em sua programação, rica produção artística e cultural estabelecendo curadorias nas áreas de música, patrimônios cultural, artes cênicas-corporais e plásticas-visuais.


O envolvimento de artistas, moradores e visitantes de Jaú é meta importante desta edição que estabelece o evento como referência para nossa microrregião. Esse encontro que abre espaço para o debate e a mostra das manifestações artísticas locais, regionais e nacionais busca se efetivar através da parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo com a iniciativa privada com o claro intuito de criar um cenário de fruição cultural durante o mês de julho.


As ações envolvem apresentações, exposições, oficinas, workshops e debates nas áreas da música, da história, do patrimônio cultural/natural, das artes cênicas-corporais e das artes plásticas/visuais. A multiplicidade de linhas, dos fazeres e do pensamento cultural sempre foi a grande marca do Festival de Inverno de Jahu, conclusão essa resultante da busca de identidades na edição anterior.


Este ano, o Festival busca refletir sobre a ARTE E O FAZER DO ARTISTA. Deixando de lado produções e gêneros mais comerciais, quer se colocar como contraponto, quer valorizar a arte em seu fazer mais artesanal, quer aprofundar-se no fazer do artista, em sua técnica e em seu talento. É em si, um claro esforço de repensar a importância do próprio Festival para nossa cidade e para nossos artistas. Quer encontrar novos espaços para a valorização, perpetuação e surgimento de formas de expressão mais maduras.


No período de 1 de julho a 2 de agosto Jaú terá eventos diversificados. Desenvolvido desde 1991 o Festival reafirma a importância das manifestações culturais, reforçada no diálogo entre a população local e os visitantes. Um encontro onde a cultura popular e a clássica, há 24 anos, ganha novos contornos e redesenha a visão da nossa população sobre si mesma.


JUSTIFICATIVA

O primeiro Festival de Inverno de Jahu ocorreu em 1991. Formatado inicialmente por um grupo de membros da sociedade civil em parceria com a Prefeitura Municipal, tinha como intuito levar a arte à coletividade. Entre os membros da sociedade civil estava o atual Secretario da Cultura e Turismo, Hamilton Chaves, um dos fundadores do Festival de Inverno de Jahu.



Implementado em Jahu como um evento anual, o Festival teve sua realização consolidada ao longo de 23 edições atravessando diversas gestões. E apesar de durante algum tempo ter seu nome mudado, o evento, que sempre manteve seu objetivo original, voltou a ser chamado de Festival de Inverno durante a presente gestão (desde 2013) com o claro intuito de resgatar a sua memória e se redefinir conceitualmente proporcionando um espaço para o debate e reflexão, englobando questões culturais, políticas, sociais e econômicas.


O FESTIVAL DE INVERNO 2015 se abre para um novo debate, tendo uma preocupação especial com a comunidade. Compreendido como uma forma de concretização das manifestações culturais abre à população e visitantes diversas possibilidades de encontro, descobertas, conhecimento e intercâmbio. Assume assim a grande responsabilidade de um dos maiores festivais regionais do centro-oeste paulista, modificando a cena cultural e fomentando artistas, agentes culturais e prestadores de serviço de toda nossa região durante o mês de julho.


DEMOCRATIZAÇÃO

Tendo como prioridade a realização de eventos em locais abertos ou de livre acesso em busca de um público variado e constituído por diversas camadas sociais, em sua 24ª edição o FESTIVAL DE INVERNO reafirma nossa política de democratização do acesso a bens culturais, sobretudo, ao contemplar diferentes áreas temáticas e diferentes possibilidades de interação que se abrem a todas as faixas etárias e seus respectivos interesses.



O público do Festival é bastante diversificado, formado pela comunidade jauense e visitantes, incluindo pessoas de todas as idades e classes sociais, profissionais e estudantes de todos os setores interessados em arte, cultura e história, em busca de fruição artística e aperfeiçoamento.



As apresentações teatrais, mostras, shows, exposições são gratuitas e abertas ao público em geral.


ESTRUTURA

Através de uma estrutura diferenciada, o principal objetivo é valorizar como interlocutores, sujeitos que tradicionalmente se vêem excluídos desses eventos, bem como aqueles vinculados aos saberes e práticas tradicionais da Cultura.

Para isso, a edição deste ano mantém os espaços descentralizados, que foram utilizados no ano anterior. A experiência de sucesso, permite que a fruição cultural atinja um maior número de sujeitos interessados ou não em atividades culturais. Estes acabam por experimentar em seu próprio espaço as ressignificâncias que o fazer do artísta permite.

Serão trinta e dois (32) dias de festival, três palcos temáticos (Palco Museu, Palco Teatro e Palco Estação), sob coordenação de Secretaria de Cultura e Turismo. Nestes espaços se oferecerão uma rica programação cultural, permitindo ao participante novas possibilidades e o reencontro com as já testadas e aprovadas fórmulas constantemente oferecidas pela nossa gestão.

Os lugares alternativos também também foram mantidos na edição 2015 do FESTIVAL DE INVERNO o que permitirá a manutenção da Caravana Cultural, já comum durante os dias de festival. Atrações no Distrito de Potunduva, no Cinema e praças da cidade se juntarão ao Turismo Patrimonial-Histórico em eventos pontuais.

 

CARTAZ COM PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL DE INVERNO - CLIQUE AQUI

 

 

CARTAZ COM CIRCUITO GASTRONÔMICO E CULTURAL - CLIQUE AQUI


 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas