8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura faz solenidade para manter viva a história de João Ribeiro de Barros

Secretário de Cultura diz que livro está sendo elaborado e que vai ajudar a conhecer ainda mais sobre o homem que fez história ao cruzar o Atlântico Sul no hidroavão Jahu


 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, fez nesta terça-feira (28/04) mais uma vez o tradicional ato cívico para celebrar a histórica travessia de João Ribeiro de Barros sobre o Atlântico Sul, realizada em 1927. A solenidade que comemorou os 88 anos foi realizado na Praça Siqueira Campos, em frente do monumento do aviador e contou com familiares do homenageado, estudantes e autoridades militares.

 

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Hamilton Chaves, agradeceu a presença dos familiares e demais convidados. Ele citou a mãe de João Ribeiro de Barros (Margarida) como importante para a travessia, enalteceu a travessia como contribuição para a aviação mundial e lembrou que é preciso “fazer com que esse feito não se apague”. Segundo ele, as pesquisas agora são para conhecer o homem João Ribeiro de Barros e não apenas o herói nacional. Segundo ele, um livro está para ser publicado em breve para desenvolver ainda mais a história e a vida do aviador.

 

Na solenidade, a Guarda de Honra do Tiro de Guerra depositou coroa de flores no monumento do aviador. Em seguida, atiradores executaram a salva de tiros, ato que culminou com a homenagem pelos 88 anos da travessia. O comandante do TG 02-019, o sargento Mauro José, participou da cerimônia ao lado do Major Jefferson Bastos, da Polícia Militar, do padre Celso Buscariollo, e dos familiares do homenageado – Rubens Ribeiro de Barros, primo do aviador, e de Roberta Ribeiro de Barros Mantelli, filha de Rubens.

 

O padre Celso disse que “a sociedade precisa de referenciais como João Ribeiro de Barros” e que o gesto dele sirva de exemplo a todos em benefício da sociedade. Falou da necessidade reverenciar esse vulto da história de Jaú e fez uma bênção à família do aviador e de todos os presentes, incluindo alunos da Escola Major Prado.

 

Rubens Ribeiro de Barros, primo do aviador, falou em nome da família. Disse que se sente honrado com essa manifestação de carinho a João Ribeiro e lembrou da paixão do comandante pela terra de Jaú. “Aqui ele nasceu, aqui ele morreu, aqui ele dorme tranquilo o sono dos justos daqueles que sentem realizados”. Rubens falou que participa da solenidade anual com o “coração festivo” e que tem certeza de que João Ribeiro, onde quer que esteja, está de sorriso aberto pela lembrança do feito de 1927.

Palestra Ainda como parte das comemorações dos 88 anos da travessia, será realizada nesta quarta-feira (30/04) a palestra-conversa "O Jahu do João: Histórias do Comandante". O encontro ocorre às 19h30 no Museu Municipal de Jahu, com a coordenação do historiador Marcus Tadeu do Carmo. A entrada é franca.

Marcus diz que a palestra-conversa “é um momento de rememoração das décadas de 1920, 1930 e 1940, com foco ao envolvimento da vida de João Ribeiro de Barros, o comandante do hidroavião Jahú, um dos pioneiros na travessia aérea transoceânica. Café, imigrantes, coronéis e, sobretudo determinação: essas são os personagens dessa história. Venha compartilhar conosco a alegria deste evento, parte das celebrações pelo vôo do Jahú de 28 de abril de 1927.”

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas