Prefeitura de Jahu > Prefeitura retoma Boa Vizinhança no dia 12 com visita a Itapuí

Estimativa é que mais de 2 mil alunos participem do projeto neste ano, dando continuidade à iniciativa criada em 2013 e que já levou estudantes da rede municipal a Dois Córregos e Bocaina

A Prefeitura de Jahu retoma nesta semana o projeto de turismo Boa Vizinhança, realizado por meio de parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Turismo. Criado em 2013 pela atual administração, o projeto vai levar alunos da rede municipal para conhecer a cidade de Itapuí. Nos anos anteriores foram visitadas Bocaina e Dois Córregos. A estimativa é que mais de 2 mil alunos participem do projeto em 2015.

Escolhemos a cidade de Itapuí, pois lá tem muita riqueza cultural para passar para nossas crianças. Itapuí era um distrito de Jaú, ou seja, as terras pertenciam a Jaú”, diz o chefe de Turismo da Secretaria de Cultura, João Castro, responsável por acompanhar os grupos. O Boa Vizinhança é um intercãmbio histórico-cultural entre Jaú e as cidades vizinhas.

O projeto surgiu em 2013, contemplando a cidade de Dois Córregos. Lá, as crianças conheceram as lendas, a macadâmia e a poesia, visto que a cidade é conhecida como “capital da poesia”. No ano seguinte o projeto teve como parceira a cidade de Bocaina, onde as crianças conheceram a topiaria (arte feita nas plantas) e a Igreja Matriz com as pinturas de Benedicto Calixto.

O passeio nas cidades vizinhas não é só um projeto educacional, mas também um turismo social, pois com a experiência dos anos anteriores, muitas crianças não têm condição financeira de sair sequer do seu bairro. Estamos ampliando o mundo das crianças através do turismo”, complementa João Castro.

Em Itapuí, segundo ele, serão mostradas a Igreja Matriz, dados e a historia da cidade, a balsa, a prainha como ela era e como está hoje. Também haverá um piquenique feito embaixo de uma árvore histórica, cedido pela Prefeitura Municipal de Jaú.

Este ano vamos atender mais de 2.000 alunos no projeto. É uma satisfação poder mostrar as riquezas de nossa região para as crianças e receber os alunos de Itapuí em nossa cidade”, disse Castro, lembrando que o Boa Vizinhança tem “mão dupla”. Em Jaú as crianças que visitarem a cidade, passeiarão pelo Museu Municipal, pela Igreja Matriz e pelo Jaú Shopping. As visitas ocorrem toda quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. As visitas a Jaú serão agendadas conforme a disponibilidade das escolas e transporte da Secretaria de Educação de Itapuí.

Origem do nome Itapuí

O nome Bica de Pedra foi originado por existir nas terras compradas por Antonio Joaquim da Silva Fonseca, no deslizamento do antigo córrego Monjolo, uma bica de pedra nas proximidades da povoação. Seria obra da natureza ou construção indígena que formava uma queda d’água de 30 metros de extensão, caracterizando-se em uma bica regular de pequenas pedras, por onde a água corria mansamente, dando ao local um aspecto pitoresco. Essa bica foi destruída a golpes de picareta e enxadão no inicio do povoamento, para utilizarem as pedras como alicerce nas construções.
Itapuí foi o nome escolhido para substituir o de Bica de Pedra, nome de origem indígena (tupi-guarani) derivado de Itaypu.
Ita = Pedra
Y = Água
Pú = Que sai
Itaypu = Água que sai da pedra.

Tendo sido modificado a ordem na composição do termo, representando quase a mesma coisa em seu sentido etimológico, para não haver confusão com Itaipu, uma antiga estação da Paulista que existia entre as cidades de Limeira e Cordeirópolis, neste Estado, e um Forte na cidade de Santos. Itapuí, embora não seja perfeita a designação, compõe-se justamente das palavras Tupis:
Ita = Pedra
Pú = Que brota e sai