8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura instala galerias e faz obras de microdrenagem no Jd. Sempre Verde

Serviço é extensão ao realizado no Jardim João Ballan 2 e faz parte de um pacote mais amplo de obras na região e que inclui muro polder e dique de contenção para evitar transbordamentos do córrego e do rio


 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Projetos, está executando nova etapa das obras de drenagem urbana e de contenção de enchentes. O serviço chegou agora ao Jardim Sempre Verde, que recebe galerias de águas pluviais, bocas de lobo, bueiros e outras obras para acabar com o histórico problema de inundações. O serviço é uma extensão do realizado no Jardim João Ballan 2 e faz parte de um trabalho mais amplo, que prevê construção de dique na margem do Rio Jaú e de muro polder no Córrego Bom Retiro. O investimento supera R$ 14 milhões e é feito com recursos obtidos por meio de financiamento da Prefeitura.

 

O prefeito Rafael Agostini fala sobre as obras da região, cujo objetivo é conter as inundações nos dois bairros. “A exemplo do que aconteceu no Jardim João Ballan 2, alguns meses atrás, estamos concluindo a instalação de galerias e de bocas de lobo no Jardim Sempre Verde. É um investimento histórico. Era uma obra que tinha de ter sido feita quando o bairro foi entregue no início da década de 90, mas não foi. Isso causou transtornos e prejuízos irreparáveis para famílias que moram ali. Teve enchentes naquela região recentemente e vimos várias famílias em 2011 perdendo seus bens, seus móveis e ficando numa situação triste e preocupante.”

 

O “trabalho embaixo da terra”, segundo o prefeito, é de fundamental importância para que o bairro fique livre do problema histórico de inundações. “São centenas de metros de galerias pluviais que estão sendo instalados ali. Estamos fazendo também um trabalho de instalação de bocas de lobo para que a água captada não corra por cima da rua, quebrando asfalto e causando enchentes na parte baixa do bairro”, diz ele, garantindo que as bocas de lobo e a tubulação subterrâneas propiciam o escoamento e a dissipação adequados às águas da chuva.


 

Muro e dique - A região também será contemplada com outros serviços. Vai ser construído o sistema chamado de Polder, que consiste num muro na margem no córrego que deságua no rio Jaú para evitar o transbordamento da água e a inundação de casas. “Também vamos construir os diques de contenção, que são muretas de terra e de grama na margem do rio, garantindo que, mesmo quando o volume de água for grande, ela não ultrapasse a altura das barrancas e não invada as ruas”, informa Rafael Agostini. Estão sendo feitas ainda caixas de contenção na entrada das galerias, os chamados bueiros.

 

O prefeito Rafael Agostini pede a colaboração e a compreensão da população, lembrando que esse tipo de obra causa algum transtorno ao movimentar caminhões de terra, cortar ruas ao meio e abrir buracos profundos para colocar os tubos. “As intervenções vão continuar na margem do rio e também vão causar certo transtorno. São obras de fundamental importância para melhoria do saneamento e qualidade de vida das pessoas que moram naquela região. São transtornos momentâneos para melhorias duradouras e que vão ficar para a vida toda.”

O prefeito lembra que a solução para o problema no bairro é um compromisso da administração. “Sentimos satisfeito em estar hoje prestando contas de que esse trabalho está sendo feito. Já foi feito no João Ballan 2 e está sendo feito no Sempre Verde. E também estamos começando o trabalho que vai ser feito na margem do rio. A gente calcula que durante o ano de 2015 esses trabalhos estejam concluídos e esperamos que aquela região da cidade fique livre das inundações”, conclui.

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas