Prefeitura de Jahu > Prefeitura recebe 4 pluviômetros automáticos para monitorar chuva nas bacias dos córregos

Equipamentos vão medir o volume de chuva nas bacias dos córregos Jataí, João da Velha, Figueira e Pires e contribuem para melhorar a previsão de desastres naturais

A Prefeitura de Jahu, por meio da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, recebeu quatro pluviômetros automáticos, o que amplia a rede de monitoramento da chuvas no Município nas bacias dos principais córregos afluentes do rio Jaú. O objetivo é ter informações mais precisas e localizadas dos índices pluviométricos e ajudar a melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

Até então, o único equipamento que informa índices de chuva em Jaú estava instalado na Faculdade de Tecnologia de Jaú (Fatec). Agora quatro novos pontos de coleta de dados vão permitir ter uma noção melhor do índice pluviométrico. Os volumes de chuva estarão disponíveis a partir do dia 10 de dezembro no site do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que instalou os equipamentos na cidade nesta semana – acesso via menu “produtos” e “estações” e “pluviômetros automáticos”.

O coordenador da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, informa que os novos equipamentos foram instalados nas escolas Helena de Castro Pirágine, no Jardim Novo Horizonte (bacia do córrego dos Pires) e Alvarina Bizarro Souza, no Jardim Sanzovo (bacia do córrego Jataí). O terceiro equipamento está instalado no estação de captação de água do Saemja ao lado do córrego João da Velha, no Jardim das Paineiras. O quarto equipamento ficou na própria Fatec, onde já existe o pluviômetro manual, para medir o índice de chuva na bacia do córrego da Figueira.

A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, entrou com uma solicitação no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que liberou os quatro aparelhos automáticos, avaliados em R$ 8 mil cada um. Foram instalados em quatro pontos da cidade, elencados pela Defesa Civil, com a finalidade de atender às bacias dos córregos afluentes do rio Jaú”, explica Valdir Baltazar.

De acordo com o coordenador, um dos objetivos do equipamento é apontar o quanto choveu em determinada região e o que a chuva trouxe de situação anormal. É possível, segundo ele, criar um banco de dados e saber qual volume de chuva é suficiente para provocar enxurradas bruscas e inundações. “Com esse banco de dados, que vai ser disponibilizado para toda a população através do site

www.cemaden.gov.br, é possível realizar estudos para que se façam intervenções de micro e macrodrenagem nas bacias para minimizar os impactos”.

O projeto "Pluviômetros Automáticos" consiste na instalação de aparelhos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, em parceria com entidades que possam abrigar este equipamento. O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local.

Os equipamentos instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, os aparelhos recebidos pela Prefeitura de Jahu foram instalados em locais descobertos e sem obstáculos que possam interferir na quantidade de chuva captada.

Pluviômetros automáticos

Área contemplada Local/Bairro

Bacia do córrego dos Pires Escola Helena de Castro Pirágine/Jd. Novo Horizonte

Bacia do córrego João da Velha Estação de captação de água/Jd. das Paineiras