Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
Feira será em abril de 2015 em Jaú e tem como objetivo gerar soluções de negócios, além de promover a agricultura familiar e o cooperativismo, beneficiando o pequeno produtor
A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócios, apresentou em entrevista coletiva a Feicomex (Feira de Inovação e Negócios da Agricultura Familiar Organizada para os mercados interno e externo). O lançamento ocorreu nesta terça-feira (28/10), no Salão Nobre, com a presença do prefeito Rafael Agostini, do vice-prefeito Sigefredo Griso e do secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócios, Jorge Luiz Alcalde.
A Feicomex tem caráter estadual, envolve diversas parcerias e será realizada em Jaú entre os dias 14 e 18 de abril de 2015 no Recinto de Exposições Sebastião Ferraz de Camargo Penteado (Expojaú), no Jardim Padre Augusto Sani, em Jaú. A Feicomex foi desenvolvida com o objetivo de apresentar as cadeias agrícolas FLV (Frutas, Legumes e Verduras) e Café e Grãos (feijão, milho e soja). O lançamento estadual da feira será nesta quinta-feira (30/10), em São Pedro.
A proposta é gerar soluções de negócios, abrir novos horizontes para projetos com inovação, além de promover a agricultura familiar, o cooperativismo, associativismo e produtores familiares. A programação da feira inclui show-room de máquinas e equipamentos, palestras para cooperativas e associações, festival do queijo e vinho, show gourmet e comidas típicas de países. Serão montados 120 estandes em dois galpões numa área de 3.600 metros quadrados.
O secretário de Desenvolvimento de Jaú, Jorge Luiz Alcalde, diz que a Prefeitura está totalmente engajada neste projeto, com o apoio total e irrestrito do prefeito Rafael Agostini, que incentiva e acredita no sucesso desse evento. Ele diz que a feira vai dar subsídios para a Prefeitura criar politicas publicas para o desenvolvimento do setor com base nos anseios dos agricultores. Ele destaca que é a primeira edição da feira e que a tendência é se fixar em Jaú.
O prefeito espera que a feira seja um grande evento e contribua para aproximar produtores familiares e compradores. “Essa feira é uma importante conquista para nossa região. Importante salientar que Jaú é a quarta cidade do Estado no cultivo da cana-de-açúcar e essa feira vem para a gente encontrar um ponto de equilíbrio e novas alternativas de negócios, com novas alternativas de mercado. E também dando a oportunidade para que os produtores possam dialogar com os compradores. Nossa administração tem uma satisfação muito grande em ser parceira nessa iniciativa.” De acordo com o prefeito, a agricultura familiar ganha cada vez mais importância e merece políticas públicas aperfeiçoadas.
A entrevista coletiva contou ainda com o vice-prefeito Sigefredo Griso e representantes das parcerias da Feicomex, como Emílio Soufen, presidente do IBRASS (Instituto Brasileiro de Associativismo); Fernando Alves Nunes, da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral); Márcia Pereira, da D7 Feiras e eventos; Rodrigo Grana, da Cooperativa Agrícola da Zona do Jahu; Denilson Fith, da Associcana; e Luis Fernando Auler, do Sindicato Rural de Jahu.
Capacitação - Um dos objetivos da Feicomex é atuar diretamente na capacitação das associações, cooperativas agrícolas e produtores familiares, através do lançamento de um projeto mais de acordo com os padrões de qualidade e produtividade exigidos na economia atual. Esse modelo impulsionará as cooperativas, associações e produtores familiares, para aproveitar mercados carentes tanto interno quanto externo.
De acordo com Jorge Alcalde, a cidade de Jaú está numa posição geográfica favorável para eventos como esse, por estar no centro do Estado e porque as principais rodovias se cruzam na região, por isso pede a mobilização de todos os agricultores. “A cidade oferece um bom polo de comércio, gastronomia e hotelaria. A feira vai trazer um publico que vai consumir e girar o comércio da cidade, nos hotéis, bares e restaurantes.”
A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócios destaca que as associações e cooperativas que participarão já estão se estruturando e se organizando para o acesso ao mercado, não só para o varejo, mas também para os mercados institucionais. Redes de supermercados também participarão do evento para se aproximar dessas cooperativas.
Diversificação - No entendimento do secretário de Desenvolvimento de Jaú, a Feicomex vem a Jaú num momento oportuno em função das dificuldades que passam os setores de calçado feminino e cana-de-açúcar. “Jaú é a quarta cidade em importância no cultivo de cana do Estado, está tentando achar um ponto de equilíbrio. A feira veio neste momento para aproveitar esta necessidade da região.” Ele completa, dizendo que a “a feira servirá de orientação não só a nossos produtores, mas a todos os municípios do Estado”.
Jorge Alcalde diz que era intenção da Prefeitura de Jahu promover um evento voltado para a agricultura, para o desenvolvimento de novas atividades, novos produtos, novas culturas, de forma a tirar o Município da monocultura (só cana) e dar um novo panorama para a fixação do homem no campo, buscando a sustentabilidade econômica de pequena propriedade. “A Feicomex vai mostrar alternativas de mercado e o acesso a informação geral dos mercados, com as redes de compradores. Com isso os produtores terão alternativas para mudar suas culturas.”
PANORAMA GERAL DA FEIRA
Feicomex - (Feira de Inovação e Negócios da Agricultura Familiar Organizada para os mercados interno e externo)
Data: 14 a 18 de abril de 2015 das 14h às 22h
Local: Recinto de Exposições Sebastião Ferraz de Camargo Penteado – Jardim Padre Augusto Sani - Jaú - São Paulo
A feira tem por objetivo gerar soluções de negócios, abrir novos horizontes para projetos com inovação, além de promover a agricultura familiar, o cooperativismo, associativismo e produtores familiares.
Público Alvo
Compradores nacionais, internacionais, prefeituras e consumidores em geral.
Perfil dos expositores:
Da cadeia de produção ao consumidor final, dividido em cinco áreas na feira:
1) Projetos - da produção a colheita
2) Associações e Cooperativas - prontas para mercado
3) Fornecedores - das cadeias FLV, Café e Grãos
4) Instituições e Governos
5) Equipamentos e Máquinas - incluindo máquinas de processamento
Temas de palestras
Primeiro Encontro Mercadológico de Associações e Cooperativas com o tema "Gestão e Acesso a Mercados"
14 /04 - Cooperativismo e mercado
Tendência do Cooperativismo no Brasil e no Mundo
“Case Aurora”
15/04 – Comercialização
Comercialização de PMP – Rede Walmart
Rastreabilidade Desde a Origem – Rede Pão de Açúcar
16/04 – Mercados Institucionais
Situação e desafios da AF no Brasil – MDA/ MDS
Esclarecimento da Lei AF – FNDE
Case SBC e Santo André
17/04 – Profissionalização e Gestão
Gestão profissionalizada de cooperativas
Contabilidade e plano de contas de cooperativas
18/04 – Certificação Fairtrade
Certificação Fairtrade no Brasil e Mundo
Case Divinolândia e Coagrosol de Itápolis
Parceria Oficial: Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócios da Prefeitura de Jahu e Instituto Brasileiro de Associativismo (Ibrass).
Apoio: CATI-SP (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, Trade Brasil Mix, Câmara de Comércio Brasil Angola no Ceará e Câmara de Comércio Brasil Moçambique.
Organização/Promoção: D7 Eventos e Feiras