Prefeitura de Jahu > Prefeitura faz passeio experimental de turismo com crianças de bairros

Grupo de crianças do Jd. Maria Luiza 4 visita o Museu na sexta-feira; objetivo é promover o turismo interno em outros pontos, como o centro histórico, o cinema, a Igreja Matriz e até o Pouso Alegre

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação, fará um passeio experimental de turismo interno nesta-feira (17/10). Duas turmas de crianças do Jardim Maria Luiza 4 vão visitar o museu e conhecer um pouco da história da cidade. O objetivo é atender moradores dos bairros, levando-os aos pontos turísticos de Jaú, como o centro histórico, a Igreja Matriz, o Cinema Municipal, o bairro Pouso Alegre de Baixo e os centros de compras de calçados.

“Assim como ocorre nos projetos Educação Patrimonial e Boa Vizinhança, o projeto de turismo interno visa ensinar a história e a cultura para estudantes nos pontos turísticos de Jaú”, comenta João Castro, turismólogo da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. O primeiro passeio será no Museu Municipal José Raphael Toscano e contará com auxilio do diretor Julio Polli para guiar os alunos pela história da cidade – uma tuma visitará das 8h às 11h e outra das 13h às 16h.

“Além do aprendizado, vamos focar para que cada estudante se torne um multiplicador da história e do turismo em Jaú.  Pela experiência nossa, a população costuma indicar cidades próximas como locais com atrações turísticas e desconhece os pontos turísticos da própria cidade”, diz João Castro. Segundo ele, é comum o jauense indicar turismo nas vizinhas Barra Bonita e Brotas e se esquecer de falar do que Jaú oferece para ser apreciado.

João Castro explica que o projeto contempla atrativos como o Bairro de Pouso Alegre de Baixo, shoppings de calçado, cinema, museu, Igreja Matriz e centro histórico, além de informações sobre hotéis por meio de visitas e palestras. “A diferença dos outros projetos é que neste vamos trabalhar por bairros. Quando acabarmos de mostrar os atrativos para crianças do Maria Luiza 4, por exemplo, partiremos para outro bairro. Vamos esgotar a informação sobre turismo naquele setor para depois trocar de setor.”

O objetivo da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo é promover passeios mensais. O cronograma de visitação e bairros atendidos serão divulgados em breve.