Turismo inclusivo de Jaú participa de debate acadêmico na Unesp


Turismo inclusivo de Jaú participa de debate acadêmico na Unesp

 Grupo de surdos na Subida da Matriz

 

Vídeo da Prefeitura de Jahu que mostra turismo institucional com o surdo como protagonista ganha repercussão e projeto é aprovado para encontro em Presidente Prudente

 

O projeto de Turismo Inclusivo da Prefeitura de Jahu, criado por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, foi escolhido para participar do 1º Encontro Sobre Educação de Surdos e Formação de TILS do Oeste Paulista. O evento será realizado em Presidente Prudente de sexta-feira a domingo (5 a 7). O projeto de turismo inclusivo com surdos teve início em setembro de 2013 e ganhou projeção quando apareceu na TV Tem por ser um projeto inovador. O segundo passo foi a produção de um vídeo sobre a inclusão do turista na cidade.

Chefe de Turismo da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, João Castro, fala sobre o projeto. “Começamos com um passeio experimental com surdos de Jaú, mas o projeto foi crescendo e resolvemos fazer um vídeo turístico institucional com o surdo como protagonista, incluindo e transformando a realidade de alguns surdos na sociedade”, explica. No vídeo, Fernando Ramazzini, da Associação dos Surdos de Jaú (ASJA) interpreta por meio da língua de sinais as opções turísticas à disposição do surdo – leia reportagem sobre o vídeo no site www.jau.sp.gov.br/noticias_detalhes.php?NOT_ID=2547.

A decisão de inscrever o projeto no Encontro de Educação partiu de João Castro e de Adauto Caramano, diretor da ASJA, que vai apresentar o projeto em Presidente Prudente. “Com muita satisfação recebemos a aprovação.” Para Caramano, “o mais importante em projetos como este é o registro acadêmico e o embasamento teórico servindo de parâmetros para novos projetos. Representar Jaú num encontro como este é uma forma de fomentar não só o turismo da nossa cidade, mas de permitir cada vez mais que as pessoas surdas tenham o direito de serem atendidas em Língua Brasileira de Sinais, em todos os segmentos.”

O turismo inclusivo é realizado todo mês em Jaú, tendo como foco o passeio histórico dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio (Subida da Matriz).

 

Esta é a barra de acessibilidade para navegação no portal.
Além de todo o cuidado na construção de nossos conteúdos, você também pode expandir ainda mais a acessibilidade usando um dos recursos abaixo: