8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura instala galerias e boca de lobo no João Ballan 2 e prepara nova etapa de obras

Projetos estão sendo adaptados para dar início às obras de macrodrenagem no Jardim Sempre Verde, que terá dique de contenção, reservatório de água e muro polder

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Projeto, vai dar início à nova etapa de obras de drenagem urbana e de contenção de enchentes nas regiões nos bairros João Ballan 2 e Sempre Verde. O serviço é complementar aos já executados, que foram a instalação de galerias e a construção de bocas de lobo em ruas com grave problema de enxurradas e inundações. As obras de micro e macrodrenagens na região custam R$ 14 milhões, com recursos obtidos por meio de financiamento da Prefeitura.

O prefeito Rafael Agostini fala da importância das obras já realizadas e das próximas que estão em fase de início e que vão acabar com o problema histórico de inundações naquela região. “São obras importantes no João Ballan 2, onde fizemos instalação de galerias e de boca de lobo. As ruas foram abertas e instalamos tubulação subterrânea para o escoamento de água e bocas de lobo para captação das  águas da chuva que corriam por cima do asfalto”.

Rafael lembra que as obras executadas este ano deveriam ter sido feitas quando os bairros foram criados. “Agora estamos fazendo um trabalho de correção, É obra embaixo da terra, que depois de feita a maioria a população não vê. Somente os moradores daquela região e que sentiam na pele ao longo dos últimos anos os efeitos do asfalto se deteriorando e do alagamento daquele trecho vão perceber a importância dessas obras.”

A Prefeitura informa que está na fase de adaptação dos projetos técnicos e executivos para começar as intervenções de macrodrenagem no Jardim Sempre Verde. Segundo o prefeito, essa nova etapa vai contemplar a construção de diques de contenção para proteger as casas das águas do rio Jaú. Também será construído um reservatório para receber o volume de água que vai ser captado pelas bocas de lobo instaladas no João Ballan 2 e que vão ser instaladas no Sempre Verde. Por meio de bombas, a água do reservatório será transferida gradativamente para o rio Jaú. O reservatório tem capacidade para 6 mil metros cúbicos de água.

O prefeito explica que será construído um muro polder no Córrego Bom Retiro, que corta o Jardim Sempre Verde e deságua no rio Jaú. “São muros que vão fazer, mesmo no período de chuvas, que as casas não sejam atingidas. É semelhante ao existente na Holanda, onde diversas cidades que estão abaixo do nível do mar não sofrem o efeito do alagamento quando a maré está muito alta ou quando está no período de cheia.”

O prefeito ressalta que o trabalho é importante e que reuniões foram realizadas com moradores dos bairros próximos das obras para que todas tenham ciência das melhorias. “Fizemos reunião com a comunidade, explicamos aos moradores como as obras vão acontecer, para pedir a participação e o apoio da comunidade no esclarecimento das pessoas acerca dessas melhorias. Esperamos dar continuidade a essas obras nas próximas semanas para atender os moradores daquela região.”

OUÇA SONORA DO PREFEITO SOBRE  ASSUNTO

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas