8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura leva Trio Virgulino ao Distrito de Potunduva no sábado


Atração faz parte do Festival de Inverno de Jaú, que tem comédia teatral de sucesso na sexta-feira e as bandas Lady Jane no sábado e Griswolds no domingo

 

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, reservou para sábado à noite a principal atração da semana no Festival de Inverno de Jaú. O conceituado grupo de forró Trio Virgulino se apresenta às 20h na Praça da Matriz do Distrito de Potunduva. A atração é gratuita, em praça pública, e contempla os moradores do distrito com um espetáculo de sucesso.

O fim de semana cultural começa na sexta-feira com concerto de violão no Museu, comédia teatral no Teatro, prossegue no sábado com Sábado na Praça, Boa Vizinhança em Bocaina e banda Lady Jane na Estaçao Cultura e completa o domingo com apresentação de violão no asilo, encontro de cantores de música gospel no Teatro e show da banda Griswolds no palco do Cinema. Além disso serão exibidos os filmes “Rio 2” e “300 – A Ascensão do Império”.

Gerente da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Jeferson Miranda, convida a população para as atrações. “Para a sexta-feira, 19h, no Museu Municipal, convidamos todos para o Projeto Intervalão, com o Estevão Devides apresentando música clássica. Ainda na sexta-feira, no teatro, teremos a comédia premiada Tribobó City, às 20h30. Sábado teremos a apresentação do músico Barbosa na tradicional feira de artesanato no Sábado na Praça, a partir das 10h.”

Jeferson Miranda destaca que a noite de sábado será especial, com duas grandes apresentações. A banda Lady Jane vai apresentar seu novo trabalho, o CD Faço Rock por Você, no palco montado na Estação Cultura (estação ferroviária). “E convidamos toda a populçação de Potunduva para acompanhar o Trio Virgulino, o melhor grupo de forró pé de serra, que vem a Jaú dentro do Festival de Inverno. É um presente muito grande para toda a população do distrito”, destaca o gerente de Cultura.

“O domingo começa logo às 11h com o Intevalão no Asilo Sâo Vicente. No Teatro teremos o 6º Louva Jaú, que reúne os cantores gospel da cidade. No Cinema, às 20h, teremos a banda Griswolds e seu novo CD, logo após o documentário Toca Jahu, que será exibido às 18h.”

 

Detalhes de cada atração estão logo abaixo:

 

 

 

 

1º de Agosto - Sexta

 

Cinema Municipal – 14h

 

 

Festival Sessão da Tarde

 

 

Filme: Rio 2

 

Blu (Jesse Eisenberg) vive feliz no Rio de Janeiro ao lado da companheira Jade (Anne Hathaway) e seus três filhotes, Carla (Rachel Crow), Bia (Amandla Stenberg) e Tiago (Pierce Gagnon). Seus donos, Linda (Leslie Mann) e Túlio (Rodrigo Santoro), estão agora na floresta amazônica, fazendo novas pesquisas. Por acaso eles encontram a pena de uma ararinha azul, o que pode significar que Blu e sua família não sejam os últimos da espécie. Após vê-los em uma reportagem na TV, Jade insiste para que eles partam para a Amazônia. Blu inicialmente reluta, mas acaba aceitando a ideia. Assim, toda a família parte em uma viagem pelo interior do Brasil rumo à floresta amazônica sem imaginar que, logo ao chegar, encontrarão um velho inimigo: Nigel (Jemaine Clement).

Dublado - Livre

 

 

Museu Municipal – 19h

 

 

Projeto Intervalão (Estevão Devides)

 

A trajetória do instrumento e características dos compositores e períodos como renascimento, barroco, clássico e romântico mostradas de forma alegre e moderna, dentro de lugares onde a arte raramente faz seus espetáculos.

Nada de palavras complicadas e relatos que beiram a chatice. Nem sinal de músicas tocadas de modo a fazer a plateia dormir. O violonista Estevão Devides sai a campo para levar às escolas, asilos e museus um jeito novo, dinâmico e interessante de conhecer a história da música erudita, seus grandes compositores e célebres períodos como o renascimento, o barroco, o clássico, romântico e o moderno.

As apresentações são abertas a toda comunidade. Ninguém paga nada para assistir a verdadeiros concertos interativos e adaptados ao perfil de um público que só não consome mais música erudita porque não tem oportunidade. Mas que aplaude bastante os espetáculos.

Estevão é jauense e estuda violão clássico desde os primeiros anos de vida. Depois de longos períodos de aprimoramento, inclusive no Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí/SP, com os professores Ricardo Grion e Angela Muner, o músico coleciona aplaudidíssimas apresentações em dezenas de espaços consagrados tais como a rua do Choro, Bar Brahma e Escola de Música de Brasília, onde aprimorou-se com os mestres Eduardo Meirinhos e Fernando de la Rua. Apresentou-se ainda em várias cidades do Estado, em eventos corporativos em Campos do Jordão/SP, Araras/SP, Sesc/SP e em teatros municipais.

Em 2007 gravou, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Jaú, o CD Vários Estilos, no qual interpreta de forma emocionante clássicos dos mestres Noel Rosa, Ernesto Nazareth, Valdir Azevedo, Antonio Lauro e Heitor Villa-Lobos.

Já participou de Encontros Internacionais de Violão e o Festival Leo Brouwer (USP/SP), no Brasil. Realizou master-class com violonistas consagrados como: Berta Rojas (Paraguay); Jorge Caballero (Peru), Gustavo Costa (Brasil) e Duo Assad (Brasil). Atualmente realiza estudos no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí/SP, com o professor Edson Lopes.

O trabalho de aproximar o público em geral da música erudita está sendo executado através do projeto Intervalão, que já obteve o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e com patrocínio da rede Jaú Serve de Supermercados, também através do Governo do Estado de São Paulo (ProAc/ICMS), com o apoio de Mina Cultural, Supermercados Jau Serve, Conservatório de Tatuí e com o patrocínio da Fundação Nestlé, Nigro, Lupo e Jaú Serve Supermercados, através do ProAc/ICMS do Estado de São Paulo com a produção da agência Medianeiro.

O projeto Intervalão tem como objetivo oferecer a oportunidade de um contato maior com o universo da música erudita, da história dos compositores e do surgimento do violão erudito, bem como a apresentação do instrumento e a execução de peças do repertório violonístico.

Na 1° Edição em 2008/2009, foram realizadas 121 apresentações de violão erudito, com o patrocínio dos Supermercados Jauserve e apoio da Lei de Incentivo à Cultura do ministério da Cultura (Lei Rouanet), atingindo um público de 20.000 alunos da rede pública.

Na 2° Edição em 2010/2011, através do Programa de Ação Cultural de São Paulo, foram realizadas 167 apresentações de violão erudito com o patrocínio da Nestlé e dos Supermercados Jaú Serve, atingindo um público de 42.000 alunos da rede pública e particular de ensino.

O projeto que é realizado no interior do Estado de São Paulo, já passou por várias cidades como:  Araraquara, Barra Bonita, Botucatu, Cordeirópolis, Descalvado, Jaú, Leme, Lençóis Paulista, Marília, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Pardo.

Na 3° Edição (2012/2013) foram realizadas 202 apresentações de violão erudito com o Patrocínio das Empresas Lupo, Nigro e Supermercados Jaú Serve, através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, atingindo 30.000 alunos em 14 cidades: Araraquara; Araçatuba; Araras; Avaré; Barra Bonita; Botucatu; Descalvado; Jaú; Pederneiras; Piracicaba; Pirassununga; São Carlos; São Manuel e Ribeirão Preto.

Para a 4° Edição do Projeto em 2014/2015 estão previstas 150 apresentações e a distribuição de 25.000 CDs para os alunos, que contempla as cidades de Jaguariúna, Lindóia, Aguás de Lindóia, Pedreira, Serra Negra, Amparo, Bariri, Lençóis Paulista e Jaú.

 

 

Teatro Municipal – 20h30

 

 

Tribobó City (Grupo Teatral Epifania)

 

A comédia premiada no Mapa Cultural Paulista “Tribobó City”, depois de dois anos volta a ser apresentada em Jaú. O espetáculo que percorreu várias cidades do Estado, em circulação promovida pela ABAÇAI (Organização Social de Cultura), ligada a Secretaria Estadual de Cultura volta a ser apresentada na cidade de Jaú. Em uma oportunidade única, o público jauense poderá conferir este trabalho muito elogiado por todos os lugares que passou.

A história se passa dentro de um típico saloon do velho oeste norte-americano, no século XIX, em que prevalecem as disputas entre mocinhos e bandidos. Na peça há cowboys, dançarinas de cabaré, pistoleiros e muita confusão. Não faltam personagens para retratar um faroeste. A herdeira de uma grande fortuna, Marly Marlene, resolve voltar para sua cidade natal a fim de construir uma estação de trem e uma estrada de ferro para ajudar no progresso da pacata cidade. Mas ela não contava com terríveis vilões que planejam roubar toda a sua riqueza e impedir a chegada do progresso, favorecendo uma empresa local de transporte em charretes.

O prefeito da cidade, aliado à elite da cidade a rapta e a trancafia no quarto do saloon e apenas uma pessoa pode ajudá-la a sair do perigo, Mocinho de Souza e seu fiel escudeiro El Mexicano. A peça promete ainda momentos de emoção na homenagem a Jadir da Costa Junior, ator do grupo que teve a vida interrompida por um acidente no início deste mês.

Tempo de duração: 1 hora. Classificação: Livre

 

 

Cinema Municipal -  20h

 

 

Sessão Pipoca

 

 

Filme: 300 – A Ascensão do Império

 

Após a morte do pai, Xerxes (Rodrigo Santoro) dá início a uma jornada de vingança e ruma em direção à Grécia, com seu exército sendo liderado por Artemisia (Eva Green). Enquanto os 300 espartanos liderados por Leonidas tantam combater o Deus-Rei, os exércitos do resto da Grécia se unem para uma batalha com as tropas de Artemisia no mar. Themistocles (Sullivan Stapleton) é o responsável por liderar os gregos.

Legendado  - 16 anos

 

2 de Agosto - Sábado

 

Cinema Municipal – 14h

 

 

Festival Sessão da Tarde

 

 

Filme: Rio 2

 

 

 

Praça Ettore Suriano – 10h

 

 

Sábado na Praça: Barbosa Jazz

 

Tradicional feira de artesanato (couro, tricô, crochê, madeira, etc.) será realizada durante todo o Festival de Inverno na Praça Ettore Soriano, popularmente conhecida como “Praça das Virgens”. Além da já tradicional feira de artesanato, a música ganha espaço com a apresentação do músico e instrumentista Barbosa, que executará sambas clássicos, jazz, mpb, bossa nova com sua guitarra diferenciada. Evento ocorrerá 9h às 16h.

 

 

Praça da República – 9h

 

 

Boa Vizinhança – Bocaina

 

A Prefeitura de Jahu, através da intersetorialidade entre as secretarias de Educação e Cultura, Esporte e Turismo, desenvolve desde o ano passado o projeto Boa Vizinhança, que proporciona atividades de turismo regional para os alunos da rede pública municipal e a população jauense.

O Boa Vizinhança é um projeto inovador que visa transmitir conhecimento por meio do intercâmbio cultural que ocorre durante o passeio. Nele levamos os jauenses para conhecerem as cidades vizinhas, e os municípios da região também visitam nossa cidade. Desta forma, há uma troca de experiência de cultura e costumes locais. A visita é em Bocaina, um município rico em cultura devido às obras de Benedito Calixto e à topiaria (arte de podar plantas em formas ornamentais) realizada no jardim central da cidade. A repercussão está sendo muito válida nas cidades vizinhas”, reforça o chefe de seção de Turismo da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, João Castro.

O turismo Boa Vizinhança é para interessados em historia e artes. O passeio contará com os conhecimentos históricos de Julio PolliFrederico Galdino e com o turismólogo 

João Castro

 

. O passeio é gratuito. O ônibus sairá na praça do Jardim de Baixo às 9h. A populaçao terá a oportunidade de conhecer a Igreja de Bocaina com as telas do artista Benedicto Calixto, os trabalhos de topiaria e a arte cemiterial. Devido ao número restrito de 40 lugares, será organizado por ordem de chegada.

 

 

 

Cinema Municipal -  20h

 

 

Sessão Pipoca

 

 

Filme: 300 – A Ascensão do Império

 

 

 

 

 

Estação Cultura – 20h

 

 

Lady Jane - Novo CD: Faço Rock por Você

 

Nascida em 1980 na cidade de Jaú, a Banda LADY JANE com, Carlos Francisquini (guitarra e voz), Norberto Vendramini (baixo) Fred (bateria) e Di Camargo (guitarra e voz); apresentou-se em Circuitos Culturais e bares do gênero, tocando um repertório de músicas autorais e covers com versões exclusivas da banda. 

Entre 1980 e 1981a LADY JANE ganhou o festival da voz em Bariri, gravou duas músicas autorais "Aproveite a colher de chá" sucesso nas rádios de Jaú e toda região e também ganhou a etapa de classificação em Bauru no Festival de Música Popular realizado pela Levi´s com a música autoral "Noite e dia". 
Nos anos de 1981 e 1982 a LADY JANE tocou no Festival de Música Cristã na cidade de Jaú, com teatro lotado todas as noites, e na seqüência montou o show "Era Preciso Gritar e Explodir Colorido" somente com músicas autorais , com sucesso de publico e critica em seus shows em todo interior de São Paulo. 
Após essas realizações a LADY JANE deu um tempo , retornando à ativa só em 2004, com os integrantes originais Carlos Francisquini (guitarra e voz) Norberto (baixo), e os novos integrantes, Edinho (bateria) Paulo Boza (guitarra e voz). 

Com um repertório recheado de clássicos do rock e de cara um convite para participar com show de encerramento no Workshop de Joe Mograbi, a LADY JANE voltou a trabalhar e, com músicas autorais no ano de 2006 a LADY JANE lançou seu primeiro cd, com músicas que foram escritas durante o período (1980/2006) que vendeu 1.500 cópias na época do lançamento.

No ano de 2007 a LADY JANE participou do Festival de Música Popular Jauense com a música autoral "Estrada Norte", e na sequência participou com a música "Noite e dia" na coletânea "rock alternativo de São Paulo", música que ficou um ano e meio como a música mais baixada no site busca mp3 e, nesse mesmo período ficou por mais de dois meses em destaque no site de Portugal, Palco Principal. Foi destaque no Programa Frente Uol de Henrique Portugal, tecladista do Skank , com a música "Xenofilia" e também recebeu uma grande resenha na revista Cover Guitarra (2007) . 

Participou ainda do programa Rock na Praia do canal TVB de Campinas gravado na praia da Enseada no Guarujá e do Programa Olho Clinico da TV Local Jaú. Ainda em 2007, Junior Cichini (teclados e voz) passa integrar a LADY JANE, no mesmo a LADY JANE participa da etapa Jaú do festival Grito Rock; e tempos depois Paulo Boza sai da Banda e em seu lugar entra Odair Claro. 

LADY JANE lança o seu 2º Cd "Faço Rock Por Voce" e segue tocando em Sescs, Bares e Projetos Culturais, além de, já por alguns anos, fazer o show de encerramento do Memphis Beatles Festival de Jaú.
Quanto à sonoridade define-se assim; uma mescla de diversão e cultura rock, com influências do tropicalismo e clássicos do rock inglês, numa linguagem que procura traduzir o jeito de pensar, sentir e tocar de nossa gente (jaú), incorporando elementos sonoros dos grandes centros, porém, buscando não perder a identidade e questionamento do que vale ou não a pena. Tanto no cd como no show a proposta é de que é possível divertir-se curtindo ou dançando, com músicas que tenham conteúdos melódicos, harmônicos e poéticos.

Fotos, downloads e vídeos acessem: www.bandaladyjane.com.br 

 

Distrito de Potunduva – 20h

Trio Virgulino

Formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro, (zabumba) o TRIO VIRGULINO faz parte da história do forró. Com 26 anos de carreira, o trio foi o responsável pelo resgate do ritmo tipicamente brasileiro: O forró pé de serra.

Faz em média 20 apresentações por mês, e já conta com participações ilustres de Caetano Veloso, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Dominguinhos e Osvaldinho do Acordeom.

Em 1980 Adelmo deixou a enxada de lado e saiu da cidade de Parnamirim–PE, rumo a São Paulo onde em seguida encontraria Enok Virgulino e seu irmão Jaime. Inicialmente este era o TRIO VIRGULINO, que não acreditava muito que um ritmo tão nordestino pudesse ganhar admiradores na cidade grande.

Quando a situação já parecia sem solução participaram de um programa de calouros na Rádio Clube de Americana, que oferecia uma cesta básica ao ganhador. Na seleção o violeiro que acompanhava todos os calouros não conseguiu acompanhar o tom, rapidamente Enok pegou sua sanfona e acompanhou os calouros. O radialista Geraldo Pinhaneli ficou tão feliz que o TRIO VIRGULINO ganhou a cesta básica e um salário para participar dos programas.

Em apenas três dias ficaram conhecidos na cidade de Americana, conseguindo destaque em todo interior de São Paulo. No final de 1982 Jaime retornou para Pernambuco e foi assim que Roberto, amigo de infância de Enok, passou a integrar o TRIO VIRGULINO.

Aos poucos o sonho foi se tornando realidade, em 1986 gravaram o primeiro trabalho independente "Beijo Moreno" e em 1996 "Trio Virgulino Ao Vivo".

No início dos anos 1990 o grupo recebeu convites para se apresentar em Universidades. O primeiro show foi realizado na Unicamp, o sucesso foi tão grande que receberam convites para se apresentar também na USP e na PUC. A cada dia o público universitário ia se tornando mais fiel, acompanhando todos os shows. Foi assim que nasceu o "Forró Universitário" grande responsável pelo surgimento de bandas como: Falamansa, Bicho de Pé e Rastapé. Na época seus integrantes eram universitários que curtiam os shows do TRIO VIRGULINO. Não é toa que hoje o TRIO VIRGULINO é padrinho destas bandas. Com o reconhecimento do público e das casas especializadas neste segmento o TRIO VIRGULINO gravou mais dois trabalhos: "Forró e Paixão (1998)" e "O Beijo que você me deu (1999)".

Com o estouro o TRIO VIRGULINO pôde levar o melhor da nossa música para a França, EUA, Inglaterra e Espanha, despertando assim a atenção da Gravadora Deck Disck – Abril Music, que os contratou e lançou em Junho de 2001 "Coração Feliz", produzido por João Augusto com participações especiais de Falamansa e Dominguinhos. Retratando de forma clara a alegria e espontaneidade desses três pernambucanos que conquistaram o Brasil.

 

3 de Agosto – Domingo

 

Asilo São Vicente de Paula – 11h

 

 

Projeto Intervalão (Estevão Devides)

 

 

 

Teatro Municipal – 14h

 

 

6º Louva Jaú

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas