Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!
Objetivo é divulgar os passeios para surdos no patrimônio histórico promovidos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, criou um vídeo institucional para promover o turismo inclusivo para surdos realizado na cidade. O material foi elaborado pelo Departamento de Turismo, em parceria com a Associação dos Surdos de Jaú e Região (ASJA) e com a TV Câmara. O objetivo é mostrar o trabalho realizado desde 2013 no Município e atrair turistas surdos para a cidade - www.jau.sp.gov.br/turismo_inclusivo.php
O lançamento vai ocorrer nesta sexta-feira, às 20h, antes da “Sessão Pipoca” no Cinema Municipal, que faz parte da programação do Festival de Inverno. “O vídeo também será exibido durante todo o festival, antes das sessões, com um trailer dos filmes.” O vídeo também está disponível no You Tube no link www.youtube.com/watch?v=ejNhRkfjN4w. Ou faça uma busca com os termos “turismo inclusivo Jaú” para localizar o vídeo.
O próximo passeio Subida da Matriz será neste sábado (19/07), dentro do Festival de Inverno de Jaú. Está agendado um grupo de surdos da cidade de São Carlos, mas a visita é aberta a surdos de Jaú e região e para a população em geral sem essa deficiência. “Convidamos toda a população para conhecer a Igreja Matriz”, diz o chefe de Turismo da Prefeitura de Jaú e idealizador do projeto, João Castro.
João Castro fala sobre a origem do vídeo. “A ideia surgiu devido aos passeios inclusivos com surdos que a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo realiza desde setembro de 2013 na Igreja Matriz. Após várias pesquisas vimos que era uma novidade no País e um modo específico de divulgar o projeto.” O passo seguinte foi arrumar parceiros para produzir o material.
“É o primeiro vídeo institucional do país feito por uma Prefeitura direcionado aos surdos”, destaca João Castro. O material está disponibilizado no site da Prefeitura, da ASJA, em mídias sociais (You Tube, Facebook) e também será encaminhado ao Congresso Nacional de Libras, a ser realizado em novembro na cidade de Florianópolis. O objetivo é que o vídeo chegue a todas as associações de surdos do país.
João Castro conta que o turismo inclusivo com surdos em Jaú teve seu passeio experimental em setembro de 2013. Desde então ocorre com freqüência, envolvendo surdos e não surdos no mesmo passadio – a estimativa é que mais de 40 deficientes auditivos já tenham feito esse passeio.
Peculiaridades - “O vídeo tem algumas peculiaridades, tendo como personagem principal uma pessoa falando em língua de sinais. Os primeiros 15 segundos foram propositalmente deixados sem som para que as pessoas ouvintes tenham a sensação de como é ser surdas. O mais interessante é que não é somente para surdos. Os ouvintes também conhecerão um pouco de Jaú”, explica João Castro.
A música de fundo utilizada no vídeo institucional tem como nome “Bairro do Sapo”, em homenagem ao bairro de Santo Antonio. Foi composta pelo maestro Fábio Lopes, que coordena a Jahu Jazz Band, criada neste ano pela Prefeitura de Jahu. A música foi escolhida, segundo João Castro, para homenagear o bairro e em especial ao surdo Fernando Ramazzini, apresentador do vídeo que nasceu e cresceu no bairro de Santo Antônio. Também homenageia o cinegrafista Carlos Martins, que também mora no mesmo bairro e colaborou com o vídeo.
O VÍDEO ESTÁ DISPONÍVEL NO YOU TUBE NO LINK
www.jau.sp.gov.br/turismo_inclusivo.php
Convite - No vídeo, de 4min08, Fernando Ramazzini faz o seguinte convite para que os surdos conheçam Jaú:
“Estou aqui para convidar você a conhecer a Jaú, cidade com 141 mil habitantes e muito acolhedora. Jaú é conhecida como a capital do calçado feminino, possui dois shoppings só de calçados.
A cidade também é famosa pelo aviador, o comandante João Ribeiro de Barros, que em 1927 atravessou o oceano atlântico em um vôo sem escala, sendo um dos primeiros a realizar este feito. O museu municipal abriga uma sala com acervo do herói.
Jaú tem em sua historia um milagre do primeiro santo brasileiro, o Frei Galvão. É possível visitar o local por meio do turismo náutico ou rodoviário.
O município possui um conjunto arquitetônico com mais de 450 prédios preservados do período do café e um passeio fantástico dentro da Igreja Matriz, em que o turista conhece os sinos e os relógios da igreja, subindo a quase
A noite a vida noturna é muito boa com bares e casas noturnas. Eventos não faltam na cidade.
Um diferencial da cidade é ter o turismo inclusivo com surdos, tendo intérprete em cada passeio.
Venha para Jaú, o lugar certo para você”
Serviço:
Informações sobre passeios:
(14) 3602-4777
www.jau.sp.gov.br ou www.asja.com.br
www.jau.sp.gov.br/turismo_inclusivo.php
www.youtube.com/watch?v=ejNhRkfjN4w