Prefeitura de Jahu > Apoio da Prefeitura ao Projeto Comprador garante receita de R$ 6 milhões em negócios

Receita é proveniente dos 23 fabricantes de calçados que aderiram ao projeto e venderam 300 mil pares de calçados com participação na Jaú Trend Show

OUÇA SONORA DO PREFEITO SOBRE O ASSUNTO

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócio, avalia como altamente positivo o apoio ao Projeto Comprador de Calçados Femininos de Jaú, cujo objetivo é fomentar a área comercial das empresas produtoras da cidade. O investimento no projeto, por meio de repasse ao Sindicalçados, possibilitou atrair lojistas, vender milhares de pares de sapatos e movimentar milhões em negócios na Jaú Trend Show, entre 18 e 20 de maio.

O prefeito Rafael Agostini cita números oficiais do evento para mostrar que o apoio do poder público é fundamental para reestruturar o setor. “O Projeto Comprador é uma parceria entre Prefeitura e Sindicalçados com objetivo de fomentar as vendas dos pequenos e microempresários do setor de calçados de Jaú. A Prefeitura fez convênio com o Sindicalçados, repassando R$ 80 mil, que resultaram na geração de aproximadamente R$ 6 milhões em negócios para 23 empresas vendedoras que aderiram ao projeto e participaram da última edição da Jaú Trend Show. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, graças a esse apoio e essa parceria, a feira conseguiu vender 300 mil pares de sapatos e garantir o emprego de milhares de famílias.”

Por meio do projeto realizado pelo Sindicalçados com apoio da Prefeitura de Jahu, seis lojistas dos Estados da Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe e Mato Grosso do Sul tiveram suas viagens subsidiadas. “Ficamos bastante satisfeito com o resultado. Conforme dados do Sindicalçados, essas empresas compradoras fizeram negócios no valor de R$ 2.390.000,00 com as empresas vendedoras”, comenta o prefeito, referindo-se às compras feitas apenas pelos seis lojistas que receberam o benefício de passagens aéreas e hospedagem. O total de vendas de R$ 6 milhões na Jaú Trend Show inclui as compras dos lojistas subsidiados pelo projeto e pelos demais visitantes.

Os gestores do Projeto Comprador esclarecem que “foram subsidiados somente lojistas de grande porte e de fora do Estado de São Paulo” e que “essa medida serviu para aproximar esses potenciais clientes com as pequenas empresas da cidade que, em condições normais, não seriam atendidas por esses lojistas”.

Rafael Agostini destaca que foi uma primeira experiência envolvendo poder público e entidade de classe. “A Prefeitura está ciente da sua importância e da sua responsabilidade na atuação conjunta com o sindicato para reestruturar o setor. A gente espera que outras parcerias venham pela frente e que a gente possa expandir esse Projeto Comprador para continuar movimentando mais receitas, mais dividendos para nossa economia e, o mais importante, mantendo o emprego do nosso trabalhador, que está passando por dificuldade no setor calçadista.

Pequeno e médio porte -  O secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Jahu, Jorge Luiz Alcalde, também avalia de forma positiva o apoio dado pelo poder público. Segundo ele, todas as 23 empresas de Jaú que expuseram seus produtos na Jaú Trend Show aderiram ao Projeto Comprador. “Entre essas empresas temos de vários portes, mas a maioria é pequena. Teve microempresa que saiu com produção vendida para 40, 60 dias, praticamente dois meses de produção”, destaca o secretário.

Além da garantia de produção e receita financeira, Jorge Alcalde ressalta a preservação de empregos no setor como ponto importante do apoio da Prefeitura ao Projeto Comprador.

Entre as 23 empresas, apenas cinco ou seis podem ser consideradas de porte médio para cima, com 200 a 300 funcionários – e apenas uma de grande porte, com 700 funcionários. As demais, segundo o secretário Jorge Alcalde, empregam no máximo 50 a 60 pessoas.

Apoio inédito - No relatório do Sindicalçados, os 300 mil pares de calçados comercializados e os R$ 6 milhões em negócios realizados na feira foram computados apenas com as empresas participantes do Projeto Comprador, “pois outras empresas do município também receberam a visita dos lojistas durante os dias do evento”. A organização da Jaú Trend Show aponta a presença de 300 empresas compradoras na feira.

A respeito da próxima edição do Projeto Comprador, o secretário Jorge Alcalde diz que cabe à entidade dos calçadistas a realização. “A decisão é do sindicato. A Prefeitura de Jahu apóia”, ressalta, mostrando que o poder público está empenhado em viabilizar iniciativas que fomentem o setor calçadista local. Uma área institucional foi reservada no local da feira (Aero Clube de Jaú) para a divulgação do pólo calçadista local e para recepcionar todos os compradores.

Ele lembra que o projeto do Sindicalçados já existia com o objetivo de incentivar a vinda de compradores à cidade, mas que só em 2014 teve apoio da Prefeitura de Jahu. Foi viabilizado mediante convênio firmado entre o Sindicato da Indústria de Calçados de Jaú e a Prefeitura.

Outra frente de apoio da Prefeitura ao setor é o Projeto Brasil Próximo, que tem parcerias com o governo da Itália e viabilizou trabalho de campo detalhado, de forma a apontar os principais problemas e as ações a serem implementadas pelos empresários e pelo poder público para revigorar a indústria calçadista local.

Projeto  Comprador de Calçados Femininos de Jaú

Data: 18 a 20 de maio de 2014

Local: dependências da Jaú Trend Show (Aero Clube de Jaú)

Empresas participantes: 23 fabricantes/vendedores de calçados