8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Passeio de Arte Cemiterial na sexta-feira 13 atrai cerca de 140 pessoas

Evento é organizado pela Prefeitura de Jahu, por meio do Museu Municipal, e leva público para visitar túmulos que resgatam a história de personagens jauenses

 

VEJA MAIS FOTOS. CLIQUE AQUI

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, realizou na sexta-feira (13/06) mais uma edição do Passeio de Arte Cemiterial, no Cemitério Municipal Ana Rosa de Paula. O evento tem supervisão do pesquisador Júlio Polli, diretor do Museu Municipal José Raphael Toscano. A estimativa é que entre 130 e 140 pessoas participaram o evento na noite de lua cheia na sexta-feira 13.

O passeio é aberto à população e teve saída no Velório Municipal, que ficou lotado de pessoas ansiosas pelo passeio pelas ruas e túmulos do velho cemitério jauense – foi fundado em 1892 (veja detalhes no site www.jau.sp.gov.br/cemiterio/index.php?tipo=historia).

Na visita ao passeio, o historiador conta a história do cemitério atual e dos ex-cemitérios da cidade. Também explica o que é arte cemiterial e depois levo o grupo para túmulos que possuem obras de arte, como o do comerciante italiano Victor Cesarino, que tem estátua representando a saudade esculpida pelo renomado Eugenio Pratti.

O passeio passou ainda por túmulos como de Viviane Tufic Curi (santinha popular), João Ribeiro de Barros (aviador), Edgard Ferraz (ex-prefeito de Jaú), Coriolando Rodrigues de Lima (figura popular de Jaú), Leonor de Almeida Prado (túmulo mais antigo no local) e outros. “O passeio foi surpreendente”, disse Julio Polli, lembrando que a visitação se estendeu até 22h30.

A arte cemiterial refere-se ao estudo e apreciação dos acervos artísticos e históricos desenvolvidos em cemitérios. Os passeios são realizados desde junho de 2010 e abordam as histórias de mitos populares e biografias de nomes renomados de Jaú. Não há data definida para o próximo passeio.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas