8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura reinaugura EMEF Lúcia Sampaio Galvão, no Distrito de Potunduva

A Prefeitura de Jahu reinaugurou na manhã de sábado (24/05) a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) "Lúcia Sampaio Galvão", localizada no Distrito de Potunduva. Além disso, houve o lançamento do programa de educação integral "Mais Educação" na escola e a realização do projeto "Ciranda Cidadã".

 "Nesta oportunidade, anunciamos três ações na EMEF "Lúcia Sampaio Galvão", que são três marcas da nossa administração voltadas ao ensino. Estamos reinaugurando a escola após ampla reforma. Quando assumimos a Prefeitura, tomamos conhecimento que já havia sido pago com dinheiro arrecadado pela Prefeitura por meio do pagamento de impostos efetuado pela população para uma empresa fazer uma obra nessa escola, mas que nunca aconteceu. As instalações da cozinha se encontravam em situação inadequada de higiene, o telhado estava com goteiras e inundava a escola, entre outros problemas estruturais. A escola estava em condições precárias. Existe ação civil pública pedindo ressarcimento dos valores pagos à essa empresa. Devido a essa situação, tivemos que tomar duas medidas: enviar o caso para o Ministério Público e solucionar os problemas da escola. Realizamos contato com o Fundo para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e conseguimos verba para iniciar a obra em 1º de julho de 2013.  Em menos de um ano estamos reinaugurando a escola, e colocamos segurança no período noturno para cuidar e manter a escola funcionando de forma adequada. Isso é respeito com o dinheiro do cidadão, que deve ser administrado com seriedade e transparência", reforçou o prefeito Rafael Agostini.

Ainda conforme o prefeito, outra grande conquista da administração foi a  ampliação do ensino integral para 11 escolas do Município. "No Distrito de Potunduva, 305 crianças já são atendidas em duas escolas com ensino integral. Nessa escola, são 100 alunos, e na EMEF "Vereador Ângelo Ronchesel são 205 alunos atendidos pelo Programa "Mais Educação" e pelo Projeto "Cidade Escola", ambos com ações extracurriculares durante o contraturno escolar. São 305 crianças fora das ruas aprendendo sobre temas que estão tratando dentro de sala de aula através das vivências por meio de atividades e das chamadas aulas passeio. Passo a passo estamos colocando a casa em ordem e avançando para melhorar a qualidade da educação em Jahu. Adversidades sempre vão ocorrer, mas temos que ter coragem para enfrentá-las. Perfeição nunca vai existir, mas não podemos nos esquecer de administrar com seriedade e transparência".  

Na oportunidade, também ocorreu o projeto "Ciranda Cidadã". Integrante do Programa "Cidade Escola", o projeto é uma iniciativa prevista no plano de governo da atual administração. Por meio da ação, foram oferecidas dezenas de atividades e serviços públicos aos pais, alunos e moradores do bairro, aproximando a escola da comunidade e mostrando que o local destina-se tanto à educação formal quanto ao desenvolvimento de práticas cidadãs. "Acreditamos que a educação deve sempre ser voltada para formar antes de qualquer coisa cidadãos. É importante formarmos profissionais, é importante a alfabetização, mas mais importante que tudo é formarmos cidadãos e seres humanos conscientes de seus direitos e deveres. A vida em sociedade depende muito de exercitarmos de forma correta esses direitos e deveres. O projeto "Ciranda Cidadã" abre a escola para que a comunidade exercite seus direitos e está sendo levado a todas as escolas do Município", pontuou Agostini. 

Durante a 11ª edição, foram disponibilizados aos moradores do Distrito de Potunduva ações como aferimento de pressão arterial e testes de glicemia, apresentação da rede de Atendimento Multidisciplinar ao Educando (AME), corte de cabelo e manicure pela equipe da Tide Centro de Formação Profissionalizante, expedição de carteira de trabalho, informações sobre empréstimos de micro empresários pelo Banco Povo, Bolsa Família e Procon, oficina de informática com orientação da escola Prepara Cursos Profissionalizantes, pintura facial com o projeto Cores da Vida, brinquedos montáveis, cama elástica, mostra de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, oficinas educativas com a Secretaria de Meio Ambiente, orientações da equipe do Departamento de Zoonoses, sala de cineminha e roda de contação de histórias. Os presentes puderam assistir a apresentações de canções regionais com o músico Danilo do Acordeon e de dança com os alunos do Mais Educação das EMEF`s "Lúcia Sampaio Galvão" e "Vereador Ângelo Ronchesel".  

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas