Prefeitura de Jahu > Dois poços em construção vão abastecer mais de 20 mil pessoas

A Prefeitura de Jahu está perfurando dois novos poços profundos no Município. Além disso, serão construídos junto a esses poços dois reservatórios de água com capacidade de armazenamento de 1 milhão de metros cúbicos em dois pontos estratégicos da cidade.

Um dos poços está sendo perfurado na Avenida Fernando de Lúcio, ao lado da antiga caixa d’água do SAEMJA. Já o outro poço está sendo escavado no Jardim América.

Segundo o prefeito Rafael Agostini, o poço da Avenida Fernando de Lúcio vai fazer com que haja melhora significativa da falta d’água nos Jardins Maria Luiza, Santa Helena, Sanzovo, Concha de Ouro, Estádio, São Caetano, Chácara Flora, Vila Industrial e Vila Sampaio. O poço do Jardim América vai garantir que os bairros Jardim América, Ameriquinha, Itamaraty, Comerciários, Villagio di Roma, Jardins Alvorada I e II, Chácara Auler, Pires de Campos, Residencial Bernardi, Frei Galvão e Itatiaia não sofram mais com a falta d’água, pois essa região é atendida pela caixa d’água do SAEMJA que fica na Avenida João Franceschi.

Inicialmente, a previsão era de que os poços produzissem aproximadamente 220 metros cúbicos de água por hora, mas o poço que foi perfurado na Avenida Fernando de Lúcio está fornecendo aproximadamente 265 metros cúbicos por hora. “É um volume de água maior do que imaginávamos. Estamos iniciando a construção do reservatório nesse local. Além disso, a obra do poço do Jardim América encontra-se em estágio bastante avançado. É importante dizer que esses dois poços, com aproximadamente 620 metros de profundidade, estão sendo escavados por duas equipes de 20 homens e vão garantir o fim da falta d’água quando estiverem prontos. Pedimos a colaboração da população, pois as obras estão em andamento e inicialmente causam contratempos no dia a dia. Gostaria de solicitar que compreendessem, pois são investimentos que vão resolver um problema histórico de falta d’água em milhares de moradias da cidade. É um investimento sério que está sendo feito e que vai trazer melhorias permanentes para nossa cidade. Há quase 30 anos o Município não recebe essa quantidade de investimentos nas áreas de saneamento e abastecimento de água. Com essas obras, vamos atender uma população estimada em aproximadamente 20 mil pessoas”, enfatiza o prefeito.

“Os dois poços que estão sendo perfurados vão suprir toda a demanda de água que atualmente está insuficiente. O poço localizado na Avenida Fernando de Lúcio vai produzir uma vazão estimada em 265 metros cúbicos por hora e vai abastecer toda a região alta da margem esquerda do rio Jahu, que sofre muito com falta d’água. Além disso, nesse local, será construído um reservatório com capacidade de 1 milhão de litros d’água. Também já estamos adequando o sistema  desse poço com uma bomba e uma adutora para que a água desse novo poço possa suprir a demanda de água quando houver manutenção preventiva no poço do Jardim Nova Jaú. O poço do Jardim América vai atender toda aquela parte alta da cidade, especialmente os bairros Frei Galvão e Itatiaia, que foram concebidos recentemente, que também sofrem com falta d’água”, explica o diretor técnico do SAEMJA, Francisco Carlos Martimiano.