Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu abre ecoponto coberto, inspecionado pela Cetesb e resolve problema histórico do descarte de pneus

Centro de Recolhimento de Pneus Inservíveis funciona ao lado da rodovia e resolve problema de quase 10 anos na cidade

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, resolveu um problema antigo da cidade ao inaugurar ecoponto coberto e devidamente aprovado pela Cetesb. Em funcionamento desde abril de 2014, o Centro de Recolhimento de Pneus Inservíveis funciona em barracão de 600 metros quadrados e é o único local para descarte de pneus em Jaú.

Localizado na Rua Adílio Santos, 1.050, no Jardim Conde do Pinhal, ao lado da rodovia Jaú-Barra Bonita, o ecoponto coberto é a solução adotada pelo prefeito Rafael Agostini para acabar com o depósito irregular de pneus que funcionava por quase uma década no Ceprom.

“Nossa administração resolveu um problema muito sério que existia na cidade e que vinha desde 2005, por duas administrações anteriores, que era a questão do descarte das borracharias da cidade e das oficinas mecânicas. Estamos anunciando um momento histórico para o meio ambiente de Jaú e para a saúde pública: estamos inaugurando o ecoponto coberto de pneus, que passa a funcionar no Jardim Conde do Pinhal, próximo ao acesso à rodovia SP-255. Esse espaço já está funcionando há mais de 40 dias num barracão totalmente coberto e está sendo monitorado de forma permanente”, informa o prefeito Rafael Agostini.

De acordo com o prefeito de Jaú, o Centro de Recolhimento de Pneus Inservíveis é o único ecoponto de pneus entre mais de 100 cidades da região que está devidamente inspecionado pela CETESB e com vistoria de bombeiros. “É com muita satisfação que a gente comunica a cidade que nossa administração resolveu mais esse grave problema que existia na cidade. Agora, as borracharias e as oficinas mecânicas não vão mais levar pneus para descarte no Ceprom. Agora temos um ecoponto ecologicamente correto para isso.”

Ao criar o ecoponto devidamente correto, a Prefeitura de Jaú dá um passo histórico em termos de descarte irregular de pneus. “Estamos implantando uma nova era de gestão de resíduos sólidos na cidade. Somos uma das pouquíssinas cidades do Estado de São Paulo que têm um ecoponto coberto de pneus”, diz Rafael Agostini.

Cadastro - O prefeito explica que os proprietários de borracharias devem ser cadastrados e procurar a Secretaria de Meio Ambiente para consultar a melhor data de entrega de material. “Tem de cadastrar porque queremos evitar que borracharias de outras cidades façam, de forma irresponsável e clandestina o descarte de pneus em qualquer ponto pela cidade. Em Jaú agora só tem um local autorizado para receber pneus de qualquer pessoa jurídica ou física, que é o Centro de Recolhimento de Pneus Inservíveis, que a Prefeitura de Jahu, através da Secretaria de Meio Ambiente, está disponibilizando para resolver essa questão histórica de resíduos sólidos na cidade de Jaú.”

O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Abussamra, diz que o ecoponto de pneus já se estabeleceu e é uma novidade para a cidade. “A gente tem um ecoponto licenciado e dentro das normas da legislação ambiental vigente. Tem funcionado muito bem. As borracharias, oficinas e auto-centers têm levado os pneus até lá. Está sendo um sucesso. Temos percebido que o novo local motivou empresas que trabalham com pneus a fazer o descarte correto.”

De acordo com o secretário, a Prefeitura de Jahu recebe os pneus às quartas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h. “A gente recebe os pneus a empresa Reciclanip recolhe e envia para o descarte correto.” Eduardo Abussamra pede às borracheiros e oficinas que compareçam ao local e façam o cadastro rápido para descartar os pneus. O local é de fácil acesso, na avenida marginal da rodovia Jaú Barra.

Empresas e pessoas interessadas devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3621-6989 ou pelo e-mail semeiajahu@gmail.com.

Serviço:

Centro de Recolhimento de Pneus Inservíveis

Funcionamento: Quarta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h

Rua Adílio Santos, 1050

Jardim Conde do Pinhal

(ao lado da rodovia Jaú-Barra

Informações: 3621-6989 (Meio Ambiente)