Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu realiza “Cidade Limpa” de 14 a 17 de abril

-Secretarias de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana mobilizam 100 homens e 20 caminhões para recolher material inservível descartado pelos moradores

- Material deve ser depositado pelo morador na calçada no dia anterior da coleta no bairro

- Recomendação da Prefeitura é para morador não perder o dia da coleta em seu bairro

- Cronograma de visita aos bairros está no site da Prefeitura (www.jau.sp.gov.br) e será divulgado por rádios, jornais e pela TV Tem, emissora parceira no projeto de limpeza

- Secretarias informam cronograma: Meio Ambiente (3621-6989), Mobilidade Urbana (9 9855-2071)

A Prefeitura de Jahu, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, desenvolve entre os dias 14 e 17 de abril o programa Cidade Limpa, em parceria com a TV Tem de Bauru. Nesses dias os bairros da cidade serão visitados pela força-tarefa encarregada de recolher todo tipo de material inservível descartado pelos moradores. O prefeito Rafael Agostini pede o apoio e a mobilização de todos os cidadãos jauenses para garantir  o sucesso dessa operação de limpeza.

“Estaremos com uma grande equipe e com muitos homens na rua. Estamos organizando um grande mutirão de limpeza, saúde e cidadania em toda a cidade. Vamos começar esse trabalho as 7h30 na próxima segunda-feira no Jardim Padre Augusto Sani. No mesmo dia vamos estender o Cidade Limpa para os  bairros Jardim Nova Jaú, Conde do Pinhal, São José, Santa Helena, Odete, Chácara Flora e Jardim Sanzovo. É importante acompanhar nas emissoras de rádio e na TV Tem o cronograma de coleta e dos dias que os caminhões vão passar no seu bairro”, avisa o prefeito.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Abussamra, recomenda aos moradores para que retirem os materiais de suas casas na véspera da passagem pelo bairro da equipe de coleta. “A recomendação da Prefeitura é que o cidadão retire o lixo do quintal e deixe na calçada na véspera. Nossa equipe vai levar todo tipo de entulho das residências, como pneus, garrafas, latas, móveis velhos, madeira, sofá, pedaços de madeira, resíduos vegetais e outros”.

O prefeito ressalta que esta é a oportunidade para o jauense se livrar de tudo que não precisa mais e que está no quintal atrapalhando ou servindo de criadouro para o mosquito da dengue. “Estamos fazendo um grande mutirão de limpeza para que nossa cidade se torne um ambiente mais saudável para convivência e para a saúde pública”. Ele pede o engajamento da população para que o Cidade Limpa seja um sucesso. “É importante acompanhar o dia em que os caminhões vão passar no seu bairro para que não se coloque o material em dias inadequados ou após o trabalho já ter passado na sua rua.”

Equipe reforçada - A Prefeitura de Jahu contratou empresa para fornecer 100 homens e 10 caminhões a serem utilizados no projeto Cidade Limpa – outros dez caminhões da própria Prefeitura também vão passar pelas ruas da cidade para recolher os materiais descartáveis das calçadas. “Pedimos à população que fique atenta à programação e não perca o dia da coleta em seu bairro”, destaca Eduardo Abussamra.

“Na segunda-feira, dia 14, a equipe vai sair do Ceprom e vai direto para o Jardim Padre Augusto Sani, onde às 7h30 vamos começar a limpar a cidade”, avisa o secretário do Meio Ambiente. Ainda na segunda-feira a coleta será feita nos bairros Jardim Nova Jaú, Conde do Pinhal, São José, Santa Helena, Odete, Chácara Flora e Jardim Sanzovo. “Esses são os bairros de referência, mas vamos passar pelos bairros adjacentes também.”

Cronograma de coleta - De acordo com o secretário do Meio Ambiente, os bairros serão visitados seguindo o cronograma elaborado e que está disponível no site da Prefeitura (www.jau.sp.gov.br), nas Secretarias do Meio Ambiente e Mobilidade Urbana e que serão divulgados diariamente pela imprensa e pela emissora de televisão parceira (TV TEM).

Em alguns bairros a coleta começa logo às 7h30, em outros terá início depois do almoço. A previsão é que os serviços se estendam até por volta das 17h. “Vamos passar nos bairros na sequência do que está sendo divulgado”, informa Eduardo Abussamra. No primeiro dia, por exemplo, o serviço começa pelo Jardim Padre Sani e termina no Jardim Sanzovo.

Rescaldo e BCC - Após a semana denominada Cidade Limpa, a equipe de 100 homens e 20 caminhões vai continuar fazendo a limpeza da cidade. A partir do dia 22 de abril cerca de 30 homens permanece no serviço de coleta de material descartado, fazendo um rescaldo e ainda  passando por bairros não atendidos entre os dias 14 e 17 pelo Cidade Limpa. Ao mesmo tempo, 70 homens vão estar à disposição da Secretaria da Saúde para atuar no bloqueio e combate de criadouros (BCC) do mosquito Aeges Agypti.

“Vamos ter caminhões percorrendo as ruas dos bairros que não estão na lista. E vamos fazer um rescaldo em toda a cidade”, avisa o secretário do Meio Ambiente. “Vai ser uma faxina completa.” O secretário de Saúde, Gilson Scatimburgo, diz que o BCC nos bairros vai ser ampliado com a presença dos 70 homens reforçando o trabalho atual já feito pela equipe da Saúde, pelos atiradores do Tiro de Guerra e pela Sucen.

Todo o material coletado no Cidade Limpa será destinado ao aterro sanitário de Piratininga, local para onde a Prefeitura de Jahu destina diariamente todos o lixo urbano da cidade. “Não vai ficar nada acumulado em Jaú. Já acertamos com a empresa que faz o transbordo do lixo e diariamente ela vai levar tudo o que for recolhido para o aterro”, destaca o secretário. “O morador que tiver dúvida é só ligar na Secretaria do Meio Ambiente”, diz ele, informando o telefone: 3621-6989.

OUÇA SONORA DO PREFEITO RAFAEL AGOSTINI

Cronograma de limpeza nos bairros

(Horário da coleta: 7h30 às 16h30)

Dia 14/4 – Jardim Padre Sani, Jardim Nova Jaú, Conde do Pinhal, São José, Santa Helena, Odete, Chácara Flora e Jardim Sanzovo