Prefeitura de Jahu > Defesa Civil de Jaú apresenta áreas de risco ao IPT

Instituto de Pesquisas Tecnológicas faz mapeamento de locais na cidade onde os riscos de transbordamento do rio Jaú são maiores

A Prefeitura de Jahu, por meio da Coordenadora Municipal da Defesa Civil, recebeu nesta quinta-feira (27/03) dois técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para fazer avaliação das áreas de maior risco de alagamento na cidade. Seis locais foram vistoriados, nos quais os técnicos colheram informações para oficializar o mapeamento das áreas mais criticas de transbordamento do rio Jaú. Os dados vão compor o banco de dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo.

O IPT realiza visitas técnicas nos municípios que possuem Defesa Civil atuante no mapeamento e no levantamento do grau de risco de cada área. Segundo os dois técnicos do IPT, Marcelo Fischi Gramani e Fabrício Araújo Mirandola a Defesa Civil de Jaú já possui o mapeamento interno das áreas vulneráveis às enchentes e isso facilitou o trabalho.

O coordenador municipal de Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, disse que “o mapeamento é realizado todo ano, tendo em vista, que é de suma importância que esse mapeamento seja sempre atualizado para melhor atuação do órgão”. Ele diz que tem trabalhado no intuito de expor o mapa do município no site da CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), compartilhando dados e fomentando a prestação de serviços à população.

Valdir ressalta “as obras de intervenção da Prefeitura Municipal em ações preventivas que têm o objetivo de minimizar danos humanos, como o desassoreamento do rio Jaú do Jardim Sempre Verde até o João Balan 2, e as obras do Lago do Silvério e no Jardim Maria Luiza 4”.

Foram vistoriadas as áreas do Jardim Sempre Verde, Jardim das Paineiras, Centro, Visa São Judas Tadeu e Jardim São José, Jardim Maria Luiza 4. “Esse mapeamento contará com a caracterização da área, caracterização da  drenagem e definição de grau de risco”, explica o coordenador da Defesa Civil de Jaú.