8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Vacinação contra o HPV é questão de saúde pública

 A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre a importância da vacinação contra o HPV em meninas de 11 a 13 anos.

O médico da rede pública de saúde, Dr. Luiz Alfredo Teixeira Júnior, salienta que as meninas devem ser vacinadas nessa idade principalmente pelo fato de ser a idade onde ainda não se iniciou o contágio sexual pelo vírus HPV. “O HPV é o vírus precursor do câncer de colo de útero, ou seja, se existe o contato desse vírus com o colo do útero, a mulher pode desenvolver o câncer em qualquer idade. Essa vacina que está sendo aplicada nas meninas vai impedir essa transmissão. É um vírus imperceptível. Serão aplicadas três doses, gratuitamente: a primeira dose será aplicada no período de 10 de março a 10 de abril nas escolas. A segunda será aplicada daqui 6 meses e a terceira dose daqui 5 anos. É uma vacina que, mesmo em consultórios médicos, é difícil de se aplicar devido ao alto custo. É incompreensível que um pai não queira o bem de sua filha. A vacinação é o ato de maior carinho que os pais terão com elas”, reforça.

Segundo o secretário de Saúde, Gilson Augusto Scatimburgo, a faixa etária contemplada com a vacina tem maior resposta imunológica e maior proteção contra o vírus. “É a primeira vez que o Ministério da Saúde adquire e disponibiliza essas doses para Estados e Municípios. Essa faixa etária foi escolhida para a aplicação da vacina contra o HPV porque nela a produção de anticorpos tem maior eficácia. As vacinas serão aplicadas nas escolas municipais, estaduais e particulares do Município. Solicitamos que as escolas nos enviem as listas das alunas matriculadas por classe, por série e por ano para que possamos organizar a campanha. A equipe da Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde, vai até a escola em dias previamente agendados e faz a aplicação da vacina”, informa.

Ainda conforme Scatimburgo, a vacina é altamente segura, importada e não há contra indicação em sua aplicação.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, para que as meninas de 11 a 13 anos recebam a vacina nas escolas elas devem levar a carteira de vacinação, o RG ou RA, o nome completo do responsável pelo aluno e um termo de autorização. Após esse período da campanha, a vacina será aplicada somente nos postos de saúde.  

Segundo o Ministério da Saúde, ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV. 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas